O Brincar Para a Criança

Brincar é fundamental para o desenvolvimento da criança é com o brincar que ela se desenvolve. Ela tem em meio a brincadeira a oportunidade de realizar suas descobertas, fazer relação com vida e construir habilidades. Brincar é fundamental para a saúde física, emocional e intelectual. É na brincadeira que a criança se socializa, aprende a respeitar a vez do outro, a respeitar o seu próprio espaço e compreende suas limitações e suas possibilidades de superação.
O brincar contribui para o entendimento da criança em se adaptar a novas situações , a prática de atividades física, o desenvolvimento pessoal, contribui para a construção da linguagem e da autoestima . no brincar que a criança aprende conceitos de disciplina.
Na escola a brincadeira direcionada é uma ferramenta, onde se constrói o entendimento de normas, oportunidades, regras, desafios, companheirismo, amizade e tolerância.
O brincar ajuda a estimulação sensorial e favorece o desenvolvimento neurológico. Durante a brincadeira é possível trabalhar os cinco sentidos, com jogos e atividades para cada idade. A estimulação sensorial contribui para a inteligência e a criatividade. Isso ocorre porque o cérebro têm a oportunidade de acionar diferentes canais para a entrada do conhecimento.
A presença dos pais é fundamental nesta construção. Você já parou para pensar como em nossos dias os pais não têm tido tempo para brincar com os filhos? São muitas as prioridades, mas a má administração dessas prioridades costumam trazer prejuízos, quando os filhos não estão no topo delas. Quando a criança observa que a vida escolar , seus sonhos e as atividades que gostam de realizar é importante para seus pais ela se sentir segura, amada , valorizada. Segundo Mônica Off (2015) A ciência antroposófica ensina que a vida humana se divide em ciclos de sete anos. No primeiro setênio (0-7 anos) a criança está aberta para o mundo e aprende mais do que em qualquer outra época da vida. O andar, falar e pensar são as grandes conquistas do ser humano na primeira infância. Durante este período, o ambiente familiar é fundamental, pois este novo ser precisa sentir-se amado, aceito, protegido, para que possa construir a confiança na vida e no mundo.
O brinquedo também traz sua contribuição neste processo. Pois o brinquedo é um convite a brincar, facilita e enriquece a brincadeira, proporciona desafios, promove experiências, faz a criança construir relações com sua vida pessoal e contribui para criatividade. Ajuda a trabalhar a concentração, a atenção, contribui para o desenvolvimento da linguagem e o entendimento de troca além de ensina a viver
Quem ensina aprende ao ensinar. E quem aprende, ensina ao aprender”
“Paulo Freire
“Educar é crescer. E crescer é viver. Educação e, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra” Anísio Teixeira

Bibliografia:

 

Imagens Cedidas por :


Siga meu Blog

Receba o novo conteúdo entregue diretamente na sua caixa de entrada

O marketing afiliados está no seu melhor momento. Se você está buscando uma forma de como ganhar dinheiro com a internet o marketing afiliados é sem dúvida o negócio mais indicado para quem está começando. Para você fazer marketing de afiliados da maneira certa é preciso antes de tudo 
A coletânea de artigos que incorpora o livro mostra como o brincar surge ao longo da história da humanidade relacionado à criança e à educação.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.