13 Brinquedos e suas Contribuição para o Desenvolvimento

Brincar é uma forma maravilhosa de aprender, por isso o lúdico é tão valorizado para a aprendizagem infantil é com ele que trabalhamos a curiosidade, a estimulação, o desenvolvimento, a atenção, concentração, socialização entre outros aspectos. O brincar contribui para o desenvolvimento do raciocínio e as relações sociais.

Pensando na importância dessas atividades, selecionamos 13 brinquedos para contribuir com as atividades que você pode utilizar visando o entretenimento, prazer, alegria e aprendizagem: 

  1. Blocos de construção – Pode parecer simples mais esse brinquedo tão tradicional contribui de diversas maneiras.  O uso de blocos favorece de diversas aspectos para o desenvolvimento infantil podemos citar:
  • Desenvolvimento de atenção e concentração;
  • Desenvolvimento de movimentos amplos e finos;
  • Desenvolvimento da coordenação viso-motora;
  • Desenvolvimento de noção de equilíbrio, proporção e simetria;
  • Desenvolvimento do pensamento abstrato;
  • Reconhecimento de semelhanças e diferenças; 

2. Quebra-Cabeça – Favorece a capacidade de concentração, noção espacial, percepção visual, aumento de conhecimento sobre diversos assuntos, superação de dificuldades, criatividade, resolução de problemas além de estimular o cérebro.

3. Jogo de memória – Favorece o desenvolvimento do raciocínio rápido, da noção espacial, trabalha a memória de longo e curto prazo e estimula cérebro.

4. Jogos de encaixe – Favorece o desenvolvimento da coordenação motora fina,o raciocínio lógico, coordenação viso-motora, discriminação de forma e cor, e a atenção e  concentração dos pequenos.

5. Casa de bonecas – Trabalha os vínculos afetivos, a construção de organização, empatia, pensamento, jogo simbólico, estimula a criatividade, a socialização, expressa seus sentimentos e possíveis traumas e inseguranças.

6. Boliche – Favorece a coordenação motora ampla, coordenação viso-motora, controle de força muscular, posição no espaço e relações espaciais, concentração e trabalho em grupo.

7. Fantoche – Favorece a dramatização, Linguagem oral, socialização, criatividade e empatia.

8. Pirâmides de argolas – Favorece a coordenação motora manual, noção de tamanho e ordenação.

9. Bola – Trabalha a coordenação dos movimentos amplos, destreza, agilidade, interação, estimula a participação, a coordenação motora e a força muscular.

10. Encaixe de pinos – trabalha a concentração, a atenção, discriminação do tamanho, ordenação de tamanho, percepção da escala crescente e decrescente  e contagem.

11. Jogo de Dama – Contribui para atenção, concentração, estimula a observação, criatividade e memória.

12. Xadrez –  Estimula a atenção e concentração da criança, desperta o valor do respeito em relação ao outro, estimula a memória e a discriminação.

13. Pode-se acrescentar caixa de brinquedos diversos ou bacia com diversidades como tampinhas, de garrafas ( observando sempre o tamanho das tampinhas e outras possibilidade para que não ocorra que a criança não coloque na boca. Esta última sugestão é ótima para os pequenos que ainda engatinham pois contribui para novas descobertas, os levando a encaixar, derrubar, tirar e colocar os pequenos objetos de dentro da caixa.

Para Vygostsky ( 1984), a brincadeira não é apenas uma dinâmica interna da criança, mas uma atividade dotada de um significado social que necessita de aprendizagem.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.