13 Estratégias Para Estimular Os Alunos
Na procura de alcançar melhores resultados em sala de aula, realizei pesquisas e compartilhei perspectivas, reflexões e experiências com outros profissionais, tendo como objetivo estimular os alunos a estudar e aprender melhor.
Através dessas reflexões foi possível identificar estratégias que podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem.
A capacidade do cérebro de se adaptar a novos estímulos e criar rotas alternativas de aprendizagem é chamado de neuroplasticidade. Por isso é fundamental procurarmos estimular o cérebro do nosso aprendente. Pensando nisso se deu a realização dessa abordagem.
1º Crie um ambiente favorável para a aprendizagem
Um ambiente favorável está além da estrutura física, ele favorece o processo de ensino e aprendizagem através da confiança e respeito, portanto realize atividades em grupo para que o aluno aprenda a interagir, respeitar a opinião dos colegas e trabalhar em equipe. O professor deve realizar uma abordagem de aproximação, sem a presença de ameaças, pois ninguém consegue aprender se o que o motiva é o medo. Troque de ambiente se possível , proponha atividades na quadra, na horta da escola ou em uma área verde. Realize passeios sempre com objetivos definidos e com atividades que visem um aprendizado.
A prática do professor nunca pode ser aleatória, sempre deve ser levado em consideração o disciplina e a faixa etária da turma. Seja sempre mediador de todo processo pois o objetivo não é apenas tirar da rotina mais construir uma relação de respeito e simpatia; assim o aluno terá mais confiança para dialogar e tirar dúvidas.
2ºConstrua uma relação de proximidade, onde o aluno possa se sentir seguro para interagir. Como?
Evite críticas e comparações pois cada aluno é único. Verifique as dificuldades de cada um, se observar a necessidade de conversar com algum aluno converse sem o expor de preferência em particular. Dê um reforço positivo, elogie seja verdadeiro, quando necessário faça que ele entenda que algumas ações trazem consequências ruins, mas sempre procurando mostrar que a vida requer reflexões para a tomada de atitude para que ele não tome a sua fala como sinal de ameaça, assim o ajudará a repensar suas ações.
Observe quais são as dificuldades que os alunos possuem para a entrega de trabalhos, verifique se o comando das tarefas ficaram claros caso não tenham compreendido os oriente quanto a outras formas de pesquisas através de sites, artigos e livros
3ºProponha atividades fora da sala de aula.
Programe atividades para serem realizadas na comunidade onde vivem, com o objetivo de interagir com outros profissionais, sempre norteando o processo, para que eles percebam a importância dos outros profissionais e como suas atividades contribuem para o mercado de trabalho.
É importante levá-los a realizar esses projetos em grupo para que os mais tímidos sejam estimulados e aprendam com os mais desinibidos.
4 º Interaja de forma responsiva.
A interação responsiva é aquela em que o professor dá espaço para o aluno de forma flexível. Observe o que mais estimula o aluno, pois cada um deles são distintos com relação ao que gostam. Planeje sua aula de maneira que haja espaço para a participação do seu aluno.
5 º Evite a forma tradicional de criar suas aulas e realize uma relação próxima entre você e o aluno.
Realize atividades onde a classe tenha oportunidade de interagir e expor opiniões. Valorize o conhecimento prévio de cada um. Distribua funções, delegue responsabilidades. Faça eles sentirem que fazem parte do processo.
6 º Promova a curiosidade
Provoque interesse, curiosidade e desafios proponha metas e se possível ofereça recompensas pode ser um ponto um chocolate ou algo que você observa que é interesse deles.
7º Forneça Novos Recursos
Todos nós gostamos de novidades e os alunos não são diferentes, promova atividades, tarefas utilizando recursos diferentes. Também é possível levar os próprios alunos a confeccionar algo em sala, peçam a eles que tragam uma nova proposta de algo que eles viram na internet ou em jornais.
8º Dê reforço positivo em cada participação dos alunos
Elogie, acredite no potencial de cada um, não discrimine, leve cada um a participar compreendendo que cada um têm uma forma diferente de trazer sua contribuição.
9º Contextualizar sua prática escolar
Faça uma abordagem relacionando os conteúdos com o contexto pessoal dos alunos e da comunidade que estão inseridos.
É importante partir de problemas reais para ensinar determinados conteúdos. Isso os ajudará a compreender a teoria além de estimular e promover a reflexão.
10º Não compare os alunos
Comparar definitivamente não é estimulante, pois cada um é distinto, saber valorizar o potencial de cada um isso sim estimula.
Às vezes os próprios alunos possuem dificuldades em identificar suas potencialidades, tenha um olhar sensível e identifique o ponto forte de cada um, elogie, acredite e os leve a acreditarem em si mesmo.
11º Valorize Mais o Esforço Que Os Resultados
É natural em todos nós perceber que há quem cante melhor, fala melhor, escreve melhor ou faça tantas outras coisas que os leva a destacar e isso também é algo claro na vida dos alunos. São exatamente essas situações que podem contribuir de maneira positiva ou negativa quanto a formação pessoal de cada um, portanto valorize mais o esforço do que os resultados.
Por mais que você seja focado ame seus alunos traga recursos e metodologias novas sempre haverá aqueles que apresentam melhor resultados, como nosso objetivo é alcançar a todos valorize o esforço de cada um os levando a entender que nesse time todos são importantes.
12º Proponha Tarefas Alcançáveis
Propor atividades com muita problemática é algo que traz preguiça desencorajamento e desânimo, promova algo que seja alcançável. Em caso de uma nova turma procure conhecê-la antes de propor metas se aproxime dos alunos leia relatórios sobre cada um deles converse com profissionais que já trabalharam com a nova turma.
13º Elimine as Distrações
Eliminar as distrações é fundamental, encoraje a não usar o celular em sala de aula além de outros materiais que podem contribuir para perda do foco.
Reflexão
Independente das metodologias e recursos aplicados, sempre haverá alunos com dificuldades e resistências, mas o nosso papel é nunca desistir e fazê-los perceber que você está ali para estimular e contribuir .