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Aprendizagem

É o ato ou efeito de aprender algo, é o processo onde competências e habilidades são adquiridos ou aperfeiçoados. São vários os fatores que podem trazer contribuição: o  emocional, o ambiente, metodologias específicas, abordagens e experiências vividas. O professor é mediador nesse processo colocando-se entre o aluno e a aprendizagem, facilitando o entendimento,  utilizando novas linguagens, encontrando novos caminhos para proporcionar ao seu aprendem-te o conhecimento necessário.

A abordagem cognitivista diferencia a aprendizagem mecânica da aprendizagem significativa.

  • Aprendizagem mecânica – refere-se  à aprendizagem de novas informações com pouca ou nenhuma associação com conceitos já existentes na estrutura cognitiva.
  • Aprendizagem significativa – processa-se quando um novo conteúdo ( ideias ou informações ) relaciona-se com conceitos relevantes, claros e disponíveis na estrutura cognitiva, sendo assim assimilado por ela.

Dentro do cognitivismo podemos citar : Jean Piaget, que na procura do conhecimento humano criou a teoria psicogenética, essa teoria se trata do modelo explicativo que estabelece as relações existente entre a mente e (a psique humana) e a origem (a gênese) dos processos evolutivos que se desenvolvem no indivíduo. Vygotsky, entre tantas contribuições desse teórico é possível mencionar a teoria do desenvolvimento proximal, onde esta é a distância entre o conhecimento adquirido por si só e o conhecimento adquirido com a ajuda de outros elementos ou grupo social. Ausubel, traz a importância da aprendizagem compreendida e interiorizada, trazendo assim significado.

A aprendizagem mecânica se dá por uma aquisição de uma informação mas não de um conhecimento; todavia a aprendizagem significativa não exclui a mecânica pois há conhecimentos que são arbitrários, mas deve-se ser considerada a tomada inicial para reflexão, análise e aprofundamento no conhecimento. Bruner destaca o processo da descoberta, através da exploração de alternativas. Ela se dá quando o professor apresenta diversas ferramentas e  motiva os alunos para realizar suas próprias descobertas, Gardner traz uma reflexão sobre a teoria das inteligências, elevando em consideração a genética, pois acredita que algumas pessoas já nascem com certas inteligências.

Na teoria  comportamentalista podemos citar: Pavlov, que menciona a teoria dos reflexos adicionados, Watson diz que o ambiente em que vivemos é determinante para a ocorrência da aprendizagem. Skinner faz uma relação da aprendizagem com o condicionamento respondente e operante .

Na teoria Humanista, ensina que o ser humano possui em si uma força de autorrealização, que conduz o indivíduo ao desenvolvimento criativo e saudável. Temos como representante: Maslow este apresenta uma reflexão sobre as nossas ações que segundo ele são motivadas pelas satisfação de nossas necessidades. Wallon procurou ver o indivíduo de forma completa levando em consideração a afetividade, a cognição e motores, seus estudos sobre a totalidade do ser afetivo, social e intelectual denominou a psicogênese   e Rogers ele compara o papel do professor com a de um terapeuta mostrando que o trabalho do professor é facilitar o aprendizado. 

São muitas as  contribuições que cada teórico trouxe sobre a educação mais entre elas vamos explorar mais um pouco de Jean Piaget, conhecido como o pai da pedagogia moderna, cuja influência na psicologia, parte  da consideração de que esta se realiza por meio do desenvolvimento mental, através da linguagem, das brincadeiras e da compreensão. Segundo Piaget o desenvolvimento cognitivo, que é a base da aprendizagem, se dá por assimilação e acomodação.

  Desequilíbrio  →  Assimilação  →  Acomodação  → Equilíbrio

     Esquema Antigo            Adaptação                              Novo Esquema

A assimilação é o processo de adaptação do   indivíduo onde ele incorpora os novos conhecimentos as estruturas cognitivas que já possui. (1977), a assimilação é tomada como a capacidade do sujeito incorporar um novo objeto ou ideia a um esquema, ou seja, às estruturas já construídas ou já consolidadas pela criança.

O conhecimento é um processo, que se dá por assimilação e acomodação, que são ferramentas onde na assimilação o sujeito incorpora uma nova ideia a um conhecimentos já existente na acomodação o pensamento se modifica a partir do novo conhecimento o que leva a um equilíbrio entre os dois processos, a assimilação que traduz estabilidade a acomodação que traduz novidade e mudança.

Para que mesmo esses apontamentos?

Para o entendimento que realizar uma aprendizagem significativa é fundamental, na sala de aula, no seu consultório, no seu ambiente de ensino, pois é ela que vai trazer transformação na vida do seu aprendem-te o levando a ter uma participação ativa. Mais vamos prosseguir, lembrando que sempre vale apena rever os conceitos que  norteiam esse processo .

Motivação

A motivação é algo fundamental para o processo de aprendizagem. O estudo da motivação considera  três tipos de variáveis. 

  1. O ambiente
  2. As forças internas do indivíduo como: necessidade, desejo, vontade, interesse, impulso e instinto.
  3. O objeto  que atrai o indivíduo por ser a fonte de satisfação da força interna que o mobiliza.

A motivação é o que mobiliza o sujeito  para a ação a partir da relação estabelecida entre ambiente, a necessidade e o objeto de satisfação.

Ela também está inserida em todas esfera de  nossa vida, trabalho, lazer e escola. Nossa preocupação quanto ao ensino implica em criar condições tais que o aluno sinta-se estimulado  a aprender.

Como estimular meu aluno?

  • Segundo Bruner o aluno deve ser desafiado, para que deseje saber, a  forma de criar este interesse é dar a ele a possibilidade de descobrir.
  • Desenvolver nos alunos uma atitude que garanta o desejo mais duradouro de saber e querer aprender sempre.
  • Utilizar uma linguagem acessível de fácil compreensão. 
  • As tarefas sugeridas devem ter um grau adequado de complexidade Tarefas  difíceis geram fracasso e fáceis, que não desafiam, levam à perda do interesse.

“O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas”. (Jean Piaget)

O presente trabalho visa trazer uma reflexão sobre a prática escolar e o processo de ensino e aprendizagem,  procurando entender o aluno, suas dificuldades, suas potencialidades, conseguir visualizar possíveis transtornos e construir caminhos para promover o aprendizado. É necessário que os educadores estejam compromissados em procurar estimular seus alunos facilitando a construção de saberes.

Sendo assim promover uma aprendizagem significativa, procurando considerar todo contexto do aluno sabendo valorizar suas experiências e respeitando a individualidade de cada um é fundamental.

São muitas as teorias mais cabe ao educador fazer a ponte entre a teoria e a prática .

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