
Henri Wallon E o processo de desenvolvimento infantil
Henri Wallon e o processo de desenvolvimento infantil
É o ato ou efeito de aprender algo, é o processo onde competências e habilidades são adquiridos ou aperfeiçoados. São vários os fatores que podem trazer contribuição: o emocional, o ambiente, metodologias específicas, abordagens e experiências vividas. O professor é mediador nesse processo colocando-se entre o aluno e a aprendizagem, facilitando o entendimento, utilizando novas linguagens, encontrando novos caminhos para proporcionar ao seu aprendem-te o conhecimento necessário.
A abordagem cognitivista diferencia a aprendizagem mecânica da aprendizagem significativa.
Dentro do cognitivismo podemos citar : Jean Piaget, que na procura do conhecimento humano criou a teoria psicogenética, essa teoria se trata do modelo explicativo que estabelece as relações existente entre a mente e (a psique humana) e a origem (a gênese) dos processos evolutivos que se desenvolvem no indivíduo. Vygotsky, entre tantas contribuições desse teórico é possível mencionar a teoria do desenvolvimento proximal, onde esta é a distância entre o conhecimento adquirido por si só e o conhecimento adquirido com a ajuda de outros elementos ou grupo social. Ausubel, traz a importância da aprendizagem compreendida e interiorizada, trazendo assim significado.
A aprendizagem mecânica se dá por uma aquisição de uma informação mas não de um conhecimento; todavia a aprendizagem significativa não exclui a mecânica pois há conhecimentos que são arbitrários, mas deve-se ser considerada a tomada inicial para reflexão, análise e aprofundamento no conhecimento. Bruner destaca o processo da descoberta, através da exploração de alternativas. Ela se dá quando o professor apresenta diversas ferramentas e motiva os alunos para realizar suas próprias descobertas, Gardner traz uma reflexão sobre a teoria das inteligências, elevando em consideração a genética, pois acredita que algumas pessoas já nascem com certas inteligências.
Na teoria comportamentalista podemos citar: Pavlov, que menciona a teoria dos reflexos adicionados, Watson diz que o ambiente em que vivemos é determinante para a ocorrência da aprendizagem. Skinner faz uma relação da aprendizagem com o condicionamento respondente e operante .
Na teoria Humanista, ensina que o ser humano possui em si uma força de autorrealização, que conduz o indivíduo ao desenvolvimento criativo e saudável. Temos como representante: Maslow este apresenta uma reflexão sobre as nossas ações que segundo ele são motivadas pelas satisfação de nossas necessidades. Wallon procurou ver o indivíduo de forma completa levando em consideração a afetividade, a cognição e motores, seus estudos sobre a totalidade do ser afetivo, social e intelectual denominou a psicogênese e Rogers ele compara o papel do professor com a de um terapeuta mostrando que o trabalho do professor é facilitar o aprendizado.
São muitas as contribuições que cada teórico trouxe sobre a educação mais entre elas vamos explorar mais um pouco de Jean Piaget, conhecido como o pai da pedagogia moderna, cuja influência na psicologia, parte da consideração de que esta se realiza por meio do desenvolvimento mental, através da linguagem, das brincadeiras e da compreensão. Segundo Piaget o desenvolvimento cognitivo, que é a base da aprendizagem, se dá por assimilação e acomodação.
Desequilíbrio → Assimilação → Acomodação → Equilíbrio
A assimilação é o processo de adaptação do indivíduo onde ele incorpora os novos conhecimentos as estruturas cognitivas que já possui. (1977), a assimilação é tomada como a capacidade do sujeito incorporar um novo objeto ou ideia a um esquema, ou seja, às estruturas já construídas ou já consolidadas pela criança.
O conhecimento é um processo, que se dá por assimilação e acomodação, que são ferramentas onde na assimilação o sujeito incorpora uma nova ideia a um conhecimentos já existente na acomodação o pensamento se modifica a partir do novo conhecimento o que leva a um equilíbrio entre os dois processos, a assimilação que traduz estabilidade a acomodação que traduz novidade e mudança.
Para que mesmo esses apontamentos?
Para o entendimento que realizar uma aprendizagem significativa é fundamental, na sala de aula, no seu consultório, no seu ambiente de ensino, pois é ela que vai trazer transformação na vida do seu aprendem-te o levando a ter uma participação ativa. Mais vamos prosseguir, lembrando que sempre vale apena rever os conceitos que norteiam esse processo .
Motivação
A motivação é algo fundamental para o processo de aprendizagem. O estudo da motivação considera três tipos de variáveis.
A motivação é o que mobiliza o sujeito para a ação a partir da relação estabelecida entre ambiente, a necessidade e o objeto de satisfação.
Ela também está inserida em todas esfera de nossa vida, trabalho, lazer e escola. Nossa preocupação quanto ao ensino implica em criar condições tais que o aluno sinta-se estimulado a aprender.
Como estimular meu aluno?
“O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas”. (Jean Piaget)
O presente trabalho visa trazer uma reflexão sobre a prática escolar e o processo de ensino e aprendizagem, procurando entender o aluno, suas dificuldades, suas potencialidades, conseguir visualizar possíveis transtornos e construir caminhos para promover o aprendizado. É necessário que os educadores estejam compromissados em procurar estimular seus alunos facilitando a construção de saberes.
Sendo assim promover uma aprendizagem significativa, procurando considerar todo contexto do aluno sabendo valorizar suas experiências e respeitando a individualidade de cada um é fundamental.
São muitas as teorias mais cabe ao educador fazer a ponte entre a teoria e a prática .
Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.
Insights e Reflexões sobre Bem Estar. Bem Estar Mental, Espiritual, Físico e Social.
Site do escritor A.A.Vítor.
COM O POVO ONDE O POVO ESTÁ!!!
Pastora, pedagoga, coach e personal organizer.
Em um único espaço, múltiplas palavras...
O blog
Reflexões de uma mente inquieta
Pensamentos, frases, citações, literatura e música...
Reflexões sobre a Bíblia, mensagens, frases e versículos Bíblicos.
A Educação como uma Ajuda à Vida
A palavra pregada como ela é
Estudos Teológicos, Matérias sobre Liderança, Gestão, Psicologia e Atualidades
Vamos falar de saúde, beleza e bem-estar de maneira simples e descomplicada. Aqui você encontra conteúdo interessante para se deliciar e interagir.
Um site de notícias de Campinas e região
Sucesso está a uma decisão de distância.
Qual o maior bem que você pode fazer?
A mensagem certa na hora certa. Leia em LêAqui as melhores informações, reflexões, orações e ensinamentos sobre espiritismo para aprimorar seu autoconhecimento, melhorar sua autoestima, comportamento e atrair alegria, prosperidade e relacionamentos.