Linguagem e Consciência

DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM

A linguagem pode ser algo que nos parece simples e comum, mas a muito tempo é um tema debatido por pesquisadores, psicólogos e estudiosos. Segundo a enciclopédia Livre o estudo sobre o tema é algo que a séculos se tem estudado, mas ainda não foi chegado a um consenso sobre a definitiva origem ou idade da linguagem humana. Mas felizmente houve estudiosos que trouxe sua contribuição para entendermos melhor questões relacionados à linguagem.
Sendo ela a condição essencial para a criança se comunicar, se fazer entender e interagir com as pessoas.
É logo muito cedo que a criança têm acesso a ela e passa a se relacionar com o meio que ela vive.

Segundo os estudos mais antigos o desenvolvimento da linguagem procurou descrever a fala de varias crianças, sendo elas de várias idades; depois de muitos estudos realizados eles passaram a descrever, explicar seu desenvolvimento e o porque ele ocorre.

DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM

Segundo Benjamin S. Bloom, J. McVicker hunt, Jean Piaget, Jerome Bruner e outros psicólogos, afirmam que a experiência inicial da criança ainda bebê é a chave de seu desenvolvimento intelectual.

Conforme Jean Piaget, desde os primeiros anos de vida a criança deve ser estimulada, através de estimulação visual, auditiva e tátil, deve-se fornecer uma variedade de objetos possibilitando seu movimento. A construção de suas primeiras habilidades são fundamentais, pois levará a ela a conhecer o ambiente a qual vive, suas potencialidades, suas limitações e aprender a interagir, utilizando sons, expressões e o choro.

Para Hunt, o “ingrediente básico no desenvolvimento intelectual é a variedade de estímulos, segundo ele uma restrição sensorial muito severa pode retardar mentalmente um bebê. Segundo Jean Piaget é fundamental a estimulação nos primeiros anos de vida.

AS FASES DO ESTUDO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM

  1. DESCRITIVA – Esse estudo era realizado a partir da observação de estudiosos, os quais procuravam observar e descrever suas investigações. Procuravam narrar a tendência que cada criança apresentava de acordo com sua faixa etária, procurando estabelecer números de palavras e padrões seguidos. Todavia estes estudos não contribuíram para uma compreensão dos mecanismos de aquisição da linguagem. Depois da década de 60 houve uma evolução, os estudos foram realizados visualizando diversas perspectivas. Compararam diversas linguagens, observaram crianças sendo elas algumas com algum tipo de deficiência e outras não. No decorrer dos anos vários autores descreveram a evolução da linguagem. Jean Piaget, em sua observação do desenvolvimento infantil, notou que a criança passa lentamente da linguagem egocêntrica (período em que ela fala a si própria, sem preocupação de comunicar-se) para a linguagem socializada ( período em que a criança fala para comunicar o que pensa ou o que vai fazer). Para Piaget o desenvolvimento da linguagem
  2. EXPLICATIVA – Essa fase é realizada a partir de duas teorias :
    1. * Teoria Behaviorismo – O Behaviorismo estuda as interações entre o individuo e o ambiente , entre as ações dos indivíduo ( suas respostas) e o ambiente (os estímulos)Para os psicólogos behavioristas o objeto do estudo é o comportamento e o método do estudo é a observação. portanto o processo de aquisição da linguagem consiste em uma aprendizagem realizada a partir da imitação.
    2. * Teoria Psicolinguística É o estudo das conexões entre a linguagem e a mente e começou a se destacar como disciplina autônoma nos anos de 1950, ela analisa todos os processos que diz respeito a comunicação humana, mediante o uso da linguagem, seja escrita, oral, gestual, símbolos, sons etc

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA

A aquisição da linguagem, é algo complexo e para que ela ocorra é necessário que algumas habilidades sejam desenvolvidas, entre elas a consciência fonológica. Segundo Morais (2012), a consciência fonológica é um conjunto de habilidades que caracterizam os segmentos sonoros das palavras.

A consciência fonológica têm um papel determinante sobre a aprendizagem, pois a partir do momento em que a criança conhece o alfabeto ela começa a fazer correspondência entre as letras e os sons e a perceber as regras. É muito importante que as crianças sejam estimuladas desde muito cedo, para que no período da alfabetização suas dificuldades sejam minimizadas.

No inicio da alfabetização nos anos iniciais, é necessário que seja trabalhado a consciência fonológica de forma lúdica, para que haja facilidade da criança perceber as unidades sonoras de forma consciente, pois é necessário a construção de uma estrutura da língua falada para que posteriormente possa compreender a escrita.

A consciência fonológica têm seu enfoque na unidade do som, não requer aprendizagem prévia do alfabeto, constrói ligações entre o som e a fala, é sequencial, palavras, rimas e sons individuais. Pode ser desenvolvida utilizando, rimas, separar palavras em sílabas, identificar palavras com o mesmo som inicial, identificar palavras ou sílabas com o mesmo som final, contar os sons que fazem parte das palavras.

Portanto a linguagem está relacionada com a construção do pensamento, por isso é importante construir nas crianças habilidades para fazer questionamentos e encontrar respostas. A linguagem é um meio para nos comunicar, resolver problemas, organizar os pensamentos, ajuda no desenvolvimento mental, estimula as funções cerebrais, contribui para a autonomia e a autoestima. E a consciência fonológica, contribui para o domínio da leitura e da escrita.

Referências Bibliográficas:

Inteiramente adaptado a nossa realidade e língua, trata-se de um recurso indispensável para colocar em prática, com propriedade e certeza de êxito, essa nova forma, bem-sucedida no exterior, de ensino da leitura e escrita para crianças pequenas.
O que é a consciência fonológica? Quais habilidades fazem parte dessa capacidade humana de refletir sobre as palavras e suas partes? No caso do português, quais são as habilidades de consciência fonêmica que realmente importam para uma criança se apropriar da escrita alfabética?

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