Compreendendo os Sentidos

São cinco os sentidos humanos e esses passam informação para o nosso cérebro.
Através dos sentidos temos a percepção de tudo o que nos cerca, cada experiência nos permite novas sensações.
- Olfato – A cavidade nasal é responsável pelo olfato, experiência essa que nos permite a sentir os odores, pois tudo que têm cheiro solta pequenas partículas permitindo identificar quando um odor é mais agradável e menos agradável.
- Paladar – Este sentido permite que identifiquemos os diferentes sabores dos alimentos. Estruturas chamadas de papilas gustativas permite identificar os diferentes sabores e as diferentes temperaturas dos alimentos.
- Audição – O ouvido é responsável pela audição, e permite se perceber as ondas sonoras.
- Tato – Esse sentido possibilita a percepção das texturas, da presença da dor, da temperatura e da pressão. Pode-se identificar não apenas pelo contato das mãos mas de todo o corpo o qual manda informações para o cérebro sempre que tocado. O cérebro por sua vez identifica quais as reações que ocorrem a partir do toque ( prazer, alegria, insatisfação, sofrimento entre outros).
- Visão – São através dos olhos que conseguimos enxergar. A partir do momento que eles visualizam algo mandam mensagem para o cérebro, onde este realiza o reconhecimento.
COMO ESTIMULAR OS SENTIDOS DOS BEBÊS

O Olfato mantém relação ao paladar quando associamos e relação de gosto, pois as papilas gustativas da língua identifica os sabores, e os nervos localizados no nariz identificam os odores.
Paladar
- Permita que ele experimente texturas diferentes, onde ele seja livre para realizar a mastigação.
- Torne possível a criança pegue nas frutas e o deixe comer ainda que faça um pouco de bagunça , pois isso também faz parte da descoberta, perceberá que além de desfrutar da fruta utilizará para coçar as gengivas.
- Permita que ele experimente texturas diferentes, onde ele seja livre para realizar a mastigação.
- No caso dos pequeninos estimula a succão.
- Respeite o tempo próprio para a criança se alimentar.
- Embora haja uma discussão a respeito da chupeta, a ofereça para estimular a ação dos músculos bucolinguais.
- Mamar no peito é um ótimo estímulo e deve fazer parte do processo de senvolvimento da criança, pois além de estimular o paladar contribui para o desenvolvimento afetivo, fortalece o vínculo entre a mãe e o bebê. Segundo o Pediatra Marcos Renato, especialista em amamentação e editor do http://www.aleitamento.com A criança que amamenta desenvolve melhor o rosto, a boca, a mordida e principalmente o sistema respiratório.

Olfato
- Diversifique alimentos que contribua para a criança sentir os aromas.
- Faça passeios ao ar livre, ensine a criança a apreciar os odores das flores, das águas correntes, de todas as possibilidades que você possa extrair da natureza.
- Coloque cheirinhos na hora do banho.
- Dependendo da faixa etária, coloque em vários potinhos pequenos substâncias com vários odores e estimule a criança a sentir os odores e identificar as diferenças ( café, canela, chocolate, erva doce, cravo entre outros).

Audição
- Permita que a criança tenha acesso a diversos ritmos de músicas.
- Compre brinquedos que permita a criança a desenvover seu lado criativo e músical. ( chocalhos, tambores)
- Coloque em quatro recipientes do mesmo tamanho e da mesma cor, se possível que não seja transparente( arroz, macarrão dos pequenos, feijão, pedrinhas pequenas ou que a sua criatividade mandar) tampe de maneira que não tenha como ele abrir e coloque ao alcance da criança, leve-o a mexer, balançar de maneira que ele identifique sons diferenciados, cante, e conte histórias. Falar com a criança estimula a audição e o cognitivo
- Segundo a revista Crescer estudo publicado no Journal of Psychological Science, dos Estados Unidos, mostrou que bebês que convivem com pais que conversam diretamente com eles desenvolvem mais rapidamente a habilidade de se comunicar.

Tato
- Como já foi dito logo acima o tato não é só sentido pelas mãos , mais em todo o corpo, o bebê se estimula com os abraços dos pais, o toque na hora do banho, massageá-lo após o banho usando um creme apropriado, todas essas ações além de estimular a criança, ajuda a desenvolver o seu lado sócio afetivo, fortalece os vínculos e acalma o bebê. Tocar estimula o cérebro e fornece a ele as informações acerca de suas reações. O toque contribui para o bebê a desenvolver a linguagem corporal. Para a estimulação utilize um tapete de texturas e deixe-o explorar Coloque-o deitado de bruço na cama com diversos brinquedos que não o prejudique ao levar a boca, mas que possibilite ele sentir a textura de cada objeto ( o que é mais mole o que é duro, o que áspero, flexível e assim por diante) possibilita novas descobertas, mas sempre com a sua supervisão.

Visão
- Para a estimulação da visão em bebês utilize brinquedos coloridos, com estampas, formas diferentes, almofadas com cores em contraste (preto, branco).
- Utilize brinquedos que fique acima do berço.
- Utilize dados macios de diferentes formas e cores, assim além de estimular a visão, irá contribuir para ele distinguir formatos diferentes.
- A estimulação visa através de atividades lúdicas, ensinar o cérebro a ver e potencializar a visão da criança.
Tais experiência sensoriais permite acionar em nosso cérebro experiências que são estimulada a partir dos sentidos.
Referências Bibliográficas:
- Imagens retiradas o google, marcadas para a reutilização.
- A Importância do Aleitamento Materno. Disponivél em: http://www.aleitamento.com/amamentacao/conteudo.asp?cod=1822
- Conversar com os bebês ajuda no Desenvolvimento da fala. Disponivél em: https://revistacrescer.globo.com/Bebes/Desenvolvimento/noticia/2013/11/conversar-com-os-bebes-ajuda-no-desenvolvimento-da-fala.html