A Psicomotricidade e a Infância

A psicomotricidade é a ciência que estuda o homem, através do seu corpo em movimento em relação ao seu mundo interno e externo se relacionando com a aprendizagem cognitivas, afetivas e orgânicas.

São vários os conceitos sobre a psicomotricidade podemos entendê-la como a percepção do seu próprio corpo, do espaço, do movimento e de como eles se relacionam. A psicomotricidade visa desenvolver:

Esquema corporal , é o reconhecimento do seu próprio corpo e como ele se relaciona com seu contexto; contribui para uma boa postura, equilíbrio e o reconhecimento do espaço-temporal. A psicomotricidade visa desenvolver e construir de forma organizada o esquema corporal tendo como objetivo estimular o desenvolvimento da criança em todas as fases da vida infantil.

O brincar traz um significado para o desenvolvimento da criança é através das brincadeiras e dos jogos que a criança percebe seu esquema corporal . Utilizando atividades lúdicas se conduz aos movimentos trabalhando assim as habilidades psicomotoras, o emocional , a noção do espaço e o ambiente que a envolve.

Lateralidade: é a dominância lateral que corresponde a dados neurológicos , a lateralidade pode ser alcançada por treinamento e hábitos sociais tendo como influência a escola ou a família . “Segundo (Marta Izabel, maio de 2010) o desenvolvimento da lateralidade é realizado em 4 etapas :

  1. _ Levar a criança a distinguir e perceber que seu corpo tem dois lados.
  2. – Passa a entender que cada braço está em um lado do corpo.
  3. – Diferencia suas extremidades e mais tarde seus órgãos pares. 
  4. – Sabe com precisão os dois lados e qual a dominância deles.

Estruturação espacial: É a percepção de diferentes formas, Círculo, triângulo, retângulo, quadrado. Tamanho ( grande, fino, grosso, médio, curto, estreito largo). Qualidade ( mais que , menos que, cheio, vazio, metade. Termos espaciais ( frente, trás, direita, esquerda, em cima, em baixo, ao lado). “Segundo o portal da educação ( É fundamental que o esquema corporal esteja sedimentado, pois, a partir do conhecimento de si mesmo, aprende-se o espaço onde se vive.).

Estruturação temporal: envolve a análise, processamento e armazenamento de informações, ou seja, acuidade auditiva, memória visual e auditiva.

Controle das diversas coordenações: Coordenações motoras é a capacidade de usar de forma mais eficiente os músculos  esqueléticos o qual proporciona um resultado global mais eficaz, prática e económica.

A coordenação motora ou praxia global – é o  conjunto de funções unidas para a apresentação de atividades globais e mais ampla que se dá por meio de uma atuação harmônica e económica do sistema nervoso central, dos músculos nervos e sentidos, na execução de um movimento. Segundo a revista Digital do Centro de Estudos de Educação 2014 Coordenação Oculomanual são movimentos manuais agregados a visão.

Coordenação Oculomanual são movimentos manuais agregados a visão. Coordenação Óculo Pedal é a coordenação dos pés associados à visão. Dismetria é quando não se consegue realizar atividades que exijam a funções visuo espacial e visosinestisica frente a uma determinada distância  com o objetivo de alcançar um alvo.

Dissociação é a capacidade de locomover diferentes partes do corpo de formas diferenciadas para realizar determinadas atividades. A praxia fina é considerada como a capacidade de controlar os pequenos músculos para a execução de atividades refinadas como corte, escrita, encaixe colagem dentre outras.

Equilíbrio é a capacidade de manter-se sobre uma barra reduzida de sustentação do corpo utilizando uma combinação adequada de ações musculares parado ou em movimento.

Controle de Respiração: A respiração é feita em dois momentos inspiração e expiração é o controle dessas duas funções que contribui para construir o controle emocional do indivíduo pois necessitará de calma, concentração e pausas , para aliviar o stress, a dor, o medo e adquirir o autocontrole.

Tônus muscular é o estado de tensão elástica que apresenta o músculo em repouso e lhe permite iniciar a contração rapidamente após o impulso  dos centros nervosos.

Brincadeiras que contribui para o entendimento do esquema corporal:

  • Imagem corporal – Material: Um Espelho grande, som e cds.  Coloque um espelho grande na sala e peça aos alunos um de cada vez a abrir os braços e mencionar o nome de cada um de seus membros,  utilize músicas que mencione os membros de corpo, além de tornar mais divertido as crianças terão mais facilidade de memorizar os nomes das partes Ex: músicas : Sacudir o Esqueleto, GUGUDADA – As Partes do Corpo (animação infantil)
  • Consciência Corporal – Material:  Papelão, ou papel cartão . Faça um boneco no formato de um homem onde possa ser retirado seus membros ( sendo eles de encaixe e peça que elas o montem. Caso haja um número considerável de crianças é possível fazer mais de um boneco colocá-lo no chão, dividir os alunos em grupos e pedir que montem o boneco. ( O importante aqui não é a disputa ou quem faz mais rápido é levá-los a reconhecer o corpo humano). Nessas duas brincadeiras você estará trabalhando a imagem corporal , a socialização e a compreensão de saber esperar.
  • Equilíbrio – Material: Giz de Cera ou um Barbante. Faça uma linha reta com giz de cera ou um barbante e peça que os alunos andem sobre ela, sem pisar fora da linha. 
  • Interação Social – Material: 5 caixas de Papelão tamanho médio: várias bolas de tamanho médio e leves a quantidade de bolas vai depender do número de crianças. Se possível faça essa atividade no pátio ou em local apropriado coloque 5 caixas de papelão de tamanho médio  em um espaço de um metro ou um e meio longe uma da outra onde duas fiquem do lado esquerdo e as outras duas do lado direito e a outra a frente é necessário que haja espaço para as crianças se movimentarem . Forneça bolas e peça que as coloque na primeira caixa a direita  a segunda bola na segunda caixa a esquerda, a ultima bola na caixa a frente, e daí por diante, você pode alternar ou pedir que façam em dupla. Pode-se fazer introduzindo uma música, colocando ritmo, ou de alguma forma estimular os movimentos . Você estará trabalhando a dominância e a lateralidade que corresponde a dados neurológicos, ou seja trabalhar o hemisfério cerebral, permitindo a criança a realização de atividades complexas,  sua noção de espaço a coordenação motora, a concentração, contribui para a formação do controle emocional, o senso de organização, alguns músculos se contraem enquanto outros se relaxam e isso se dá pela experiência sensório-motoras.
  • Consciência de Espaço e tempo entre outras coisas – Material: Pratos de festas de acordo com a quantidade de crianças, lápis de cor ou canetas. Essa você pode realizar em sala de aula: leve pratos de festa distribua para cada um dos alunos e peça que furem o pratinho com um lápis de cor e depois passe o barbante em cada furo. Nessa atividade você estará trabalhando a coordenação motora ou praxia global que é o conjunto de funções unidas para a representação de atividades globais, coordenação oculomanual são movimentos agregados a visão o qual requer noção de distância e precisão, a concentração a dismetria  é quando não se consegue executar atividades que exijam a função viso espacial e viso cinestésica 
  • Línguagem e Interação Social – Material: 12 pares de potinhos de Danoninho coloridos, tampinhas, clips, botões,durex , para rechear os potinhos, fio plástico, 2 varetas de 30 cm cada. Una os potinhos com durex  colocando antes alguns objetos dentro que provoquem ruídos ao serem movimentados. Deixe-os na posição horizontal amarre neles aponta de um pedaço de fio plástico ( mais ou menos 60 cm). Amarre as duas varetas cruzadas pelo meio e nelas prender, em diversos lugares, a outra ponta do fio que segura os potinhos. Deixar que os potinhos fiquem suspensos em alturas diferentes.  Pendurar perto da criança para que ela observe seu movimento e escute o som que produz ao ser tocada por uma pessoa. Essa atividade é ótima para trabalhar com os pequenos. Nela você realiza a estimulação visual e auditiva, a localização do olhar. a intencionalidade do movimento.

Referências Bibliográficas:

  • O que é psicomotricidade? Disponível em httpas://www.youtube.com/watch
  • Brincando e Aprendendo com a psicomotricidade
    Revista Digital do Centro de Estudos em Educação volume único ano 2014 Licenciado sob uma licença creative commons

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.