A Importância do Lúdico na Aprendizagem

A ideia aqui não é apenas passar conceitos ou explorar um assunto que por muitas vezes foi falado, é apenas de trazer uma reflexão de como o lúdico pode beneficiar o processo de aprendizagem. Quero trazer a você a atenção acerca de sua importância, e de como pode ser utilizado.

O QUE É O LÚDICO?

A palavra lúdico é um adjetivo, que está relacionado ao lazer, forma de diversão, e promoção de prazer.

Aquela simples brincadeira de esconder e aparecer com um paninho , traz estímulos diferentes no cérebro da criança. A interação que gera sorrisos, alegrias, diversão contribuem para o bem estar desde quando crianças. Os estudos científicos comprovam que a sensação de prazer e estimulo contribui para o desenvolvimento.

A presença da mãe ou do responsavél, fornecendo a atenção, o passeio, as brincadeiras na hora do banho, as conversas, o dar importãncia aos desenhos realizados pelas criança, contribui para o desenvolvimento da alto estima . A sensação de ser amado e cuidado proporciona um adulto mais seguro.

AS ATIVIDADES LÚDICAS

As atividades lúdicas contribui através das brincadeiras e diversos objetos (brinquedos) a aprendizagem. Em meio a algumas atividades é capaz de se construir aspectos significativos para sua vida intelectual e pessoal.

Através de leituras, teatro, canções, brincadeiras e jogos em grupo, é possível trabalhar a comunicação, a linguagem corporal e os aspectos sociais que permite a interação e a participação de maneira ativa; concientizando que ela pode ter autonomia para a tomada de decisão.

É muito comum ver os adultos decidirem o que é melhor para a criança, o que elas mais gostam e quais atividades que preferem realizar. O momento da brincadeira é uma otima oportunidade para levar a criança a se conhecer e desenvolver suas habilidades, gostos e vontades. A criança pode ser norteada quanto as escolhas, mais nunca induzidas a tomarem decisões forçadas, elas devem serem estimuladas a identificar o que gostam e expor seus sentimentos.

Todas as atividades realizadas no ambiente escolar deve ter um objetivo a ser alcançado.

“… o professor entra como mediador entre a criança e o objeto de conhecimento, propociando espaços e situações de aprendizagem, que envolva todas as capacidades, como afetivas, cognitivas e emocionais, sociais e etc, explorando os diferentes campos de experiências humanas.(UBALDO 2009).

O LÚDICO E A MÚSICA

O Lúdico contribui para o desenvolvimento desde de ainda bebê, e continua na educação infântil .

A Música leva a criança a se desenvolver, socializar-se, construir a linguagem, estimula o cognitivo , trabalha a psicomotricidade , construir sua noção de espaço, movimento, ritmo e engajamento.

A música contribui para o desenvolvimento intectual, e proporciona o desenvolvimento de criatividade, concentração e isso sem dúvida se reflete em seu rendimento escolar.

Muitas são as pesquisas que afirma que a música traz uma influência para o desenvolvimento da criança , algumas delas declara, que ainda no útero materno, elas reagem a estímulos sonoros e têm um papel fundamental no desenvolvimento neurológico infantil.

É um recurso pedagógico, o qual pode ser utilizado em sala de aula com o objetivo de desenvolver a cognição, auxiliar na memória, conhecimento musical, aumento da percepção corporal e dá coordenação motora. desenvolvimento da fala e do vocabulário , alfabetizar, ensinar matemática, ensinar valores, e noção de ritmo.

O importante é assegurar as brincadeiras nas atividades de aprendizagem na infância.

Referência Bibliográfica:

Atribuição de foto:

<a href=”https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/pessoas”>Pessoas foto criado por freepik – br.freepik.com</a>