A Importância do Lúdico na Aprendizagem

Foto por Marta Wave em Pexels.com
Foto por cottonbro em Pexels.com
Foto por cottonbro em Pexels.com

Atividade lúdica é todo e qualquer movimento que tem como objetivo produzir prazer aquando de sua execução, ou seja, divertir  o praticante. As atividades lúdicas abrangem “os jogos infantis, a recreação, as competições, as representações litúrgicas e teatrais, e os jogos de azar”

  • São brincadeiras ou brinquedos utilizado de forma espontânea.
  • São atividades que visam o prazer mais que o competir.
  • Pode ser feito de forma direcionada para alcançar objetivos.
  • Se torna possível a descoberta e a criatividade.

A ideia aqui não é apenas passar conceitos ou explorar um assunto que por muitas vezes foi falado, é apenas de trazer uma reflexão de como o lúdico pode beneficiar o processo de aprendizagem. Quero trazer a você a atenção acerca de sua importância, e de como pode ser utilizado.

O QUE É O LÚDICO?

A palavra lúdico é um adjetivo, que está relacionado ao lazer, forma de diversão, e promoção de prazer.

Aquela simples brincadeira de esconder e aparecer com um paninho , traz estímulos diferentes no cérebro da criança. A interação que gera sorrisos, alegrias e diversão contribuem para o bem estar desde a infância. Os estudos científicos comprovam que a sensação de prazer e estimulo contribui para o desenvolvimento.

A presença da mãe ou do responsável, fornecendo a atenção, o passeio, as brincadeiras na hora do banho, as conversas, o dar importância aos desenhos realizados pelas criança, colabora para o a construção da autoestima . A sensação de aceitação de ser amado e cuidado possibilita que um individuo se torne um adulto mais seguro.

Atividades Lúdicas

Atividade lúdica é todo e qualquer movimento que tem como objetivo produzir prazer aquando de sua execução, ou seja, divertir o praticante. As atividades lúdicas abrangem “os jogos infantis, a recreação, as competições, as representações litúrgicas e teatrais, e os jogos de azar”

Através de brincadeiras e diversos objetos se proporciona diversos tipos de aprendizagem. Em meio a algumas atividades é possível construir aspectos significativos para sua vida intelectual e pessoal.

Através de leituras, teatro, canções, brincadeiras e jogos em grupo, é possível trabalhar a comunicação, a linguagem corporal e os aspectos sociais que permite a interação e a participação de maneira ativa; conscientizando que ela pode ter autonomia para a tomada de decisão.

É muito comum ver os adultos decidirem o que é melhor para a criança, o que elas mais gostam e quais atividades que preferem realizar. O momento da brincadeira é uma ótima oportunidade para levar a criança a se conhecer e desenvolver suas habilidades, gostos e vontades. A criança pode ser norteada quanto as escolhas, mais nunca induzidas a tomarem decisões forçadas, elas devem serem estimuladas a identificar o que gostam e expor seus sentimentos.

Todas as atividades realizadas no ambiente escolar deve ter um objetivo a ser alcançado.

“… o professor entra como mediador entre a criança e o objeto de conhecimento, propociando espaços e situações de aprendizagem, que envolva todas as capacidades, como afetivas, cognitivas e emocionais, sociais e etc., explorando os diferentes campos de experiências humanas.(UBALDO 2009).

O LÚDICO E A MÚSICA

O Lúdico contribui para o desenvolvimento desde de ainda bebê, e continua na educação infantil .

A Música leva a criança a se desenvolver, socializar-se, construir a linguagem, estimula o cognitivo, trabalha a psicomotricidade , construir sua noção de espaço, movimento, ritmo e engajamento.

A música contribui para o desenvolvimento intelectual, e proporciona o desenvolvimento de criatividade, concentração e isso sem dúvida se reflete em seu rendimento escolar.

Muitas são as pesquisas que afirma que a música traz uma influência para o desenvolvimento da criança , algumas delas declara, que ainda no útero materno, elas reagem a estímulos sonoros e têm um papel fundamental no desenvolvimento neurológico infantil.

É um recurso pedagógico, o qual pode ser utilizado em sala de aula com o objetivo de desenvolver a cognição, auxiliar na memória, conhecimento musical, aumento da percepção corporal e dá coordenação motora. desenvolvimento da fala e do vocabulário , alfabetizar, ensinar matemática, ensinar valores, e noção de ritmo.

As brincadeiras nas atividades de aprendizagem devem ser realizadas de forma prazerosa. infância.

Referência Bibliográfica:

 
A Enciclopédia Livre disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Atividade_l%C3%BAdica