8 Estratégias Para Realizar Bons Resumos

  1. Seja objetivo a dar ênfase ao que é realmente importante, pois na hora do resumo você deve saber identificar as informações mais relevantes . Destacar todo o texto por exemplo, não irá ajudar em nada, pois assim você terá dificuldade em discernir o que  realmente é importante, lembre-se não se trata de uma cópia é um resumo, portanto grife somente o que realmente é significativo.
  2. Organize as ideias, procure perceber o que está sendo dito, qual é a mensagem do texto? Como você explicaria aquele assunto para alguém? Caso seja um resumo que você pode realizar em casa tente explicá-lo em voz alta, isso o ajudará a organizar mentalmente todas as informações.
  3. Escreva com suas palavras, não dê ênfase a palavras que achou bonitas ou a frases que considera inteligentes, diga da sua maneira e coloque sua personalidade em sua escrita. Inicie com o que é básico e depois passe para aquilo que é específico.
  4. Torne o seu texto fácil de ser entendido. Facilitar a linguagem contribuirá para o entendimento do seu leitor; claro que dependendo da natureza do texto em questão, você pode colocar referências autorais, mais no que depender da sua abordagem facilite o entendimento eliminando palavras e frases desnecessárias.
  5. Verifique as informações para conferir se a estrutura do texto segue de forma coesa. Observação: Lembre-se que a coesão se refere às conexões feitas ao longo do texto, à sequência, a ordem e ligação harmônica  entre as frases e parágrafos, essa ligação é feita através das ferramentas linguísticas tal como artigos, advérbio, pronomes, conjunções e preposições.
  6. Certifique-se que seu texto está coerente. Em virtude da pressa ou nervosismo pode ocorrer de você lançar ideias  e não se dar conta que o seu discurso não faz sentido. o texto pode até estar coeso e ainda assim não fazer sentido. Lembre-se a coerência é o que dá sentido ao texto. 
  7. Não se deixe viciar pelo corretor ortográfico, caso seja necessário utilizá-lo procure observar os erros que cometeu e as correções que foram feitas, assim guardará mais as informações. Observação: Ele não será disponível no dia da prova!
  8. Leia  o texto por mais de uma vez, isso ajudará a entender melhor a ideia principal . 

E quando não houver tempo?

É verdade nem sempre o tempo fornecido é favorável.

Assim sendo, como fazer um resumo, um texto ou uma redação quando o tempo é reduzido?

A grande realidade é que não existe fórmulas mágicas para realizar bons resumos, artigos, textos e redação é necessário prática. Portanto se você quer ter bons resultados pratique, leia mais, construa textos e faça resumos diariamente, coloque isso como uma meta de vida, tenha disciplina. A prática traz a perfeição.

Vamos sintetizar?

Percebe? Resumo é você dizer com poucas palavras as idéias principais!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.