Libâneo e os Pilares para a Educação

José Carlos Libâneo – Nascido em Angatuba, estado de São Paulo, em 1945. É educador e escritor; graduou-se em Filosofia em 1966, realizou seu mestrado em Filosofia da Educação (1984) e Doutorado em Filosofia e História da Educação (1990).

Libâneo é o criador do termo Pedagogia Crítico social dos conteúdos, seus pensamentos estão relacionados à teoria da educação, didática, formação de professores, ensino e aprendizagem, organização e gestão da escola. 

Ele propõe quatro pilares básicos para a educação de hoje, sendo  que eles dependem um do outro para a sua realização:  o primeiro é preparar o aluno para o processo produtivo e viver na sociedade atual, investindo na formação geral, isto é, no domínio dos instrumentos básicos,  conhecimentos, valores, conceitos, habilidades, atitudes que proporcione uma visão ampla das coisas,  capacidade de tomar decisões e fazer análises, sendo capaz de interpretar informações e trabalhar em equipes.   

Em segundo lugar, auxiliar  os alunos a exercitar o pensar autônomo de forma crítica e criativa, para que possam desenvolver capacidade de aprender, de desenvolver seus próprios meios de pensar, questionar e procurar soluções.

O terceiro é a formação para a cidadania de forma crítica e participativa, onde as escolas criem espaços de participação para os alunos dentro e fora da sala de aula de forma organizada, de forma que eles tenham como praticar atitudes relacionadas à democracia, iniciativa, liderança e responsabilidades.

O quarto é a formação ética. É urgente a necessidade que os professores, coordenadores e diretores entendam que a formação moral   é uma necessidade fundamental da escola atual, e que eles precisam investir em aprimorar seus conhecimentos, na capacitação efetiva e na formação do sujeito político socialmente responsável.

Para Libâneo há escola tem três objetivos:

. contribuir com o desenvolvimento do aluno para as práticas sociais e formar o indivíduo para ter uma visão crítica.

Preparação para ser um cidadão capaz de ter uma visão crítica e participativa.

. Formação ética.

Na visão do autor (1996) a escola é fundamental na formação do cidadão. Os principais objetivos para a educação básica são : preparação para o  mundo do trabalho, formação para a cidadania crítica, preparação para viver em sociedade e formação ética. 

Libâneo, vê o ensino como o principal meio e fator da educação. O trabalho docente é a efetivação da tarefa de ensinar e dele se ocupa a didática.  

Referências Bibliográficas:

José Carlos Libâneo Disponível em: scola-ensino-aprendizagem.blogspot.com/p/jose-carlos-libaneo.html

Organização do Trabalho Pedagógico – Pensadores da Educação – Libâneo

http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=338

Concepções de escola ensino e aprendizagem Disponível em :

Organização do Trabalho Pedagógico – Pensadores da Educação – Libâneo

http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=338

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.