O que é arte?

Diversos estudos tentam definir o que é  arte; todavia construir um conceito que contemple todas   as diversas visões é algo complexo,  tendo em vista que há  diversas formas de entendimento sobre o assunto. 

Para D’arcy Hayman,  (1975, pág. 19). A arte deve ser definida como uma experiência,  que deve ser compartilhada, sendo a forma como o ser humano demonstra seus ideais, emoções e toda sua criatividade. 

Podemos dizer também que a  arte é a forma que o ser humano utiliza para expressar seus sentimentos, fantasias, histórias e cultura, utilizando cores, imagens, expressões e formas.

Funções da arte:

Para Aristóteles a arte é uma cópia da realidade. Este ponto de vista foi duramente criticado por várias correntes artísticas, as quais veem arte como algo movido de uma forma própria de cada indivíduo, baseada em sua individualidade, criatividade, sensibilidade, visão da vida e percepção de tudo o que o cerca. 

  • Função Pragmática ou  Utilitária – Diz  respeito ao uso da  arte quando utilizada para se alcançar um fim,  sendo ele religioso, pedagógico, social ou  político.
  • Função Naturalista – Neste caso a arte é avaliada pela sua clareza, ao demonstrar a sua intenção  pelo assunto, ficando óbvia a sua intenção para  o observador. Neste caso a arte é vista como forma de expressão.
  • Função formalista. A partir do século XX a função formalista predominou nas funções artísticas. A função formalista atribui maior qualidade à forma como a obra é representada, seu significado e aos motivos estéticos. Esta função tem como base o sustento da obra por si mesmo.
  • Função Interativa. É uma  forma de arte que leva o observador a interagir com a obra, esta arte envolve o espectador de tal forma que torna a sua participação ativa e além da esfera psicológica. 

A arte consiste em fazer os outros sentirem o que nós sentimos, em nos libertar deles mesmos, propondo-lhes a nossa personalidade para especial libertação.

Fernando pessoa.