Darcy Ribeiro

Darcy Ribeiro, nascido em 26 de outubro de 1922, em Montes Claros, Minas Gerais, foi casado com a Etnóloga e antropóloga Berta Gleizer.
Darcy, foi antropólogo, sociólogo, educador, escritor e político. Sim, houve muitas atribuições a um só homem, ele mesmo se comparou como tendo diversas faces.
Graduou-se em Ciências Sociais, com habilitação em antropologia pela escola de sociologia e política de São Paulo.
Foi diretor de Estudos Sociais, no Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais, do Ministério da Educação (MEC).
Filiou-se ao Partido democrático Trabalhista. (PDT)
Foi referência pelo trabalho e serviço dedicado à proteção ao índio, ( Atual Fundação Nacional do Índio – Funai).
Se tornou Ministro da Educação, durante o regime parlamentarista do governo do presidente João Goulart e chefe da Casa Civil.
Foi obrigado a se exilar no período da Ditadura Militar Brasileira, e viveu por alguns anos no Uruguai. Durante o Governo de Leonel Brizola no Rio de Janeiro, Darcy foi vice-governador e idealizou o Centro Integrado de Ensino Público ( CIEP). Foi responsável pela criação e projeto cultural do Memorial da América Latina, centro cultural, político e de lazer.
Se tornou senador no Rio de Janeiro em 1991, até sua morte em 1997.
Junto a Anísio Teixeira idealizou a criação da Universidade de Brasília e foi o primeiro reitor desta instituição.
Ribeiro, conquistou diversos doutorados Honoris, sendo eles pela Universidade de Sorbonne, Universidade de Copenhague, Universidade do Uruguai, Universidade da Venezuela e Universidade de Brasília.
Com a publicação da constituição de 1988, houve a necessidade de se refletir e fazer mudanças quanto à educação, sendo necessário elaborar novas considerações que orientasse a educação nacional. Darcy Ribeiro, foi o redator do texto atual aprovado pelo congresso
Em 8 de outubro de 1992, foi nomeado membro da Academia Brasileira de Letras e ocupou a cadeira de número 11.
A história deste personagem é rica em projetos, ações sociais e estudos que foram essenciais para promover uma nova reforma na educação do Brasil, a defesa das causas indígenas e contribuição política.
Enfim, podemos falar sobre toda sua colaboração em diferentes áreas de atuação, além do legado em obras, projetos, literatura e seu exemplo de personalidade que tornava possível participar de diversos contextos e perspectivas político-ideológicas e ser capaz de assumir diferentes posturas.
Todavia, escrever sobre ele é mais do que construir um texto ou enumerar diversas atribuições é ter a oportunidade de aprender, crescer e obter uma visão ampla sobre tudo que nos cerca, nos fazendo refletir sobre a necessidade de contribuir de forma significativa sendo capaz de promover mudanças na sociedade.
Enciclopédia Livre. Wikipedia Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Darcy_Ribeiro
Darcy Ribeiro. Coleção Educadores. 2010 MEC. Cândido Alberto Gomes , Editora Massangana. Fundação Joaquim Nabuco. Disponível em: https://drive.google.com/drive/my-drive.
Foto retirada da GOOGLE e licenças comercias.
Você precisa fazer login para comentar.