Linguagem, tipos de linguagem, variações da fala, gramática

É a capacidade de expressar ideias, pensamentos, sentimentos e opiniões. 

A linguagem está ligada ao processo de comunicação, sendo usada  para manter relação, trocar informações, tomar decisões, ampliar o conhecimento e elaborar alternativas.

O homem se comunica por signos; sinais criados para expressar seus pensamentos e suas emoções. ele criou o desenho, a música, a dança, os quais são signos não verbais e criou a palavra que é um signo verbal ou linguístico.

Tendo feito os signos, o homem criou os códigos; conjunto de signos com regras próprias. Os signos não verbais formam códigos não verbais. de todos os códigos, o mais utilizado pelo homem é a língua.

Língua– é uma forma de linguagem, utilizada por uma comunidade, e envolve dois elementos fundamentais; um código linguístico comum a todos e a utilização deste código pelos indivíduos. O código recebe o nome de língua. E a utilização da língua o nome de fala.

Tipos de Linguagem

Linguagem verbal– É expressa de forma verbalizada, por meio da escrita e da fala.

Linguagem Não verbal – É aquela que não possui palavras, mas apresenta recursos visuais, tais como; 

Linguagem mista ou híbrida – É o uso da linguagem verbal e não verbal, de forma paralela.

Variações da Fala

As várias situações em que ocorro o ato de comunicação, tal como o lugar e o momento que surge a fala, o grau de intimidade entre os interlocutores e o propósito de cada indivíduos, são os elementos não linguísticos que interferem na fala. Essas interferências, são responsáveis pelas suas variações. Pode-se destacar, dois registros:

  • Registro formal – É a linguagem elaborada a partir das regras da gramática normativa.
  • Registro informal – É uma linguagem espontânea, sem preocupação com as regras da gramatica normativa.

Gramática

É o que se reconhece como norma culta e estuda a palavra sobre três aspectos: tônico, morfológico, e sintático.

  • Fonologia e fonética– Têm como objetivo estudar a estrutura sonora das palavras e a representação gráfica dos sons. A fonologia estuda o fonema das palavras. A fonética estuda os sons das palavras.
  • Morfologia – A Morfologia é o estudo a respeito da estruturaformação e classificação das palavras. Estudar Morfologia significa estudar, isoladamente, as classes das palavras;
  • Sintaxe – Consiste no estudo das relações que são estabelecida entre os termos de uma oração e entre as orações de um texto.

Leia também: