Ane Mae Tavares Bastos Barbosa

Nascida no Rio de Janeiro, no dia 17 de julho de 1936, é uma educadora pioneira em Arte Educação, pela sistematização da proposta triangular.

Foi graduada em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco em 1960. Formada em Arte-educação. Foi diretora do Museu da Arte Contemporânea, na Universidade de São Paulo.

Através da sua criatividade e sensibilidade para a arte, visualizou de forma transformadora, o processo de ensinar e aprender. Aluna de Paulo Freire, desenvolveu um método de ensinar por meio da arte, conhecido como Abordagem Triangular, que consiste em três pilares: conhecer a história, o próprio fazer artístico, e saber apreciar uma obra de arte.

Para Ane Mae, aprender com a arte consiste na aprendizagem de forma integral, além de contribuir para o desenvolvimento de outras áreas do conhecimento.

Tendo em vista que os estudantes precisam mobilizar, diversas habilidades, como capacidade de interpretação, criatividade, imaginação e os aspectos afetivos e emocionais, além da própria inteligência racional e das habilidades motoras.

A autora é professora titular da Universidade de São Paulo, autora de vários livros, ganhadora do Prêmio Internacional Sir Herbert Read (1999) e coleciona diversos títulos em sua carreira.

Referências Bibliográficas:

Barbosa, Ane Mae Tavares Bastos. Wikipédia. Enciclopédia Livre. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ana_Mae_Barbosa

Arte, educação e cultura. Ane Mae Barbosa. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.do?select_action=&co_autor=32531

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.