Depressão na infância

É muito comum não se levar em conta que na infância pode ocorre angústias, sentimento de frustração e a depressão. Sendo que em geral os sintomas que aparecem na infância é diferente quando o mesmo ocorre com os adultos; as causas também estão relacionadas a diferentes fatores, embora muitos estudiosos acreditem que não há um fator especifico, através de estudos e pesquisas é possível identificar que pode estar relacionado a fatores biológicos, psicológico, social e ambiental.

Dentro dos aspectos biológicos correspondem ao fator da hereditariedade. Os aspectos psicológicos geralmente se relacionam a traumas ocorridos na infância como negligência, violência doméstica, Bullying, separação dos pais, morte de pessoa próxima entre outras situações. No aspecto social e ambiental, estudos revelam que um lar desestruturado ou má condição de vida podem desenvolver um quadro depressivo.

É necessário sensibilidade e atenção para identificar sinais que indicam o início de um quadro depressivo. Sendo eles: Insônia, Inquietude, agressividade, nervosismo sem motivo aparente, isolamento, ausência do desejo de realizar atividades que outrora era agradável, sentimento de culpa, baixa autoestima, medo, ansiedade, sentimento de rejeição , dificuldade na aprendizagem, pensamentos negativos, falta de empatia entre outros.

A partir do momento que houver mudanças de comportamento de forma significativa acompanhadas de alguns dos sintomas deve-se procurar acompanhamento adequado com profissional da área.

Segundo o psiquiatra Fernando Fernandes depressão e transtorno bipolar são doenças que pode ocorrer tanto no adulto quanto na infância, e que são recorrentes em 0.3% a 0,9% em pré-escolares, 2% na idade escolar e 5% em adolescentes. Hospitalizados Crianças: 20 % e adolescentes: 40%.

Cada quadro de depressão deve ser acompanhado individualmente levando em consideração as caracterizas de cada quadro.

A criança deverá ser observada pois em geral ela não sabe discernir o que é angustia e depressão. É necessário sensibilidade para identificar as possíveis mudanças de forma precoce para se realizar o devido acompanhamento.

Referência Bibliográfica:

Os comentários estão encerrados.

Site desenvolvido com WordPress.com.

Acima ↑

Enzo Salvador

Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará

POESIA às Claras

Tão claro quanto eu!

O poeta e os outros poemas

Alberto Cuddel e os outros

Juliana Dourado - Psicopedagoga

Ajudando crianças e adolescentes a melhorarem sua aprendizagem

Blog da loja Quero pra Mim

🌱☀️🦁 Aqui que a aventura começa! Dicas de atividades educativas para a criança descobrir o mundo com independência e liberdade! Flashcards, material Montessori, brinquedos, atividades e jogos.

Mil Homens

literatura | escrita | arte digital

Caminhada Feliz, vida Plena!

Tudo começa na Mente!

LOVmOV - Wellness 360

Insights e Reflexões sobre Bem Estar. Bem Estar Mental, Espiritual, Físico e Social.

A.A.Vítor Autor

Site do escritor A.A.Vítor.

Mahas Desenvolvimento Humano

Coaching para pioneiros da vida

VALE INDEPENDENTE - O seu jornal digital

COM O POVO ONDE O POVO ESTÁ!!!

Sol Antônia

Em um único espaço, múltiplas palavras...

BLOG DO RONALDO

Reflexões de uma mente inquieta

Pensamentos.me/VEM comigo!

Pensamentos, frases, citações, literatura e música...

Lar Montessori

A Educação como uma Ajuda à Vida

%d blogueiros gostam disto: