Introduzindo o Alfabeto na educação infantil

Foto por CDC em Pexels.com

A educação infantil está cheia de descobertas,  e todos os detalhes chamam a atenção dos pequenos, formas, cores, brinquedos e as variedades de ferramentas que se utilizam para desenvolver a aprendizagem  

A alfabetização se encontra entre as descobertas mais fantásticas da criança, pois ela torna possível  a expressão dos pensamentos, desejos e fantasias através da leitura e da escrita.

“Ao longo do tempo o conceito de alfabetização mudou para responder às necessidades da sociedade, muitos métodos e processos de alfabetização foram criados, modificados e adaptados tentando aperfeiçoar ao máximo o processo de ensino da escrita e leitura. Enquanto necessidade a alfabetização é um ponto indiscutível, porém, a utilização do método e da cartilha no processo é um tema que gera polêmica por parte dos professores alfabetizadores (CESCA, 2004).

O alfabeto é um conjunto de letras de um sistema de escrita, com elas formamos palavras composta de fonemas e grafias, também é conhecido como abecedário. Sua origem é Grega ( alphabetum), existem vários tipos de alfabeto; cada civilização construiu uma forma de linguagem.

Alfabeto Latino

O nosso alfabeto é o alfabeto latino e possui 26 letras. É dividido por consoantes B, C, D ,F ,G ,H ,J, L, M, N, P, Q, R, S, T, V, X, Z. e vogais: A, E, I, O, U. Também foi introduzido letras de origem estrangeiras: K, W, Y.

A ferramenta inicial para trabalhar o alfabeto na educação infantil é realizando a apresentação do alfabeto ou abecedário de forma lúdica, entre as diversas formas pode-se apresentar alfabeto coloridos, para pintar, móvel, para que eles construa palavras e frases em sala de aula, isso leva a criança a inserir o novo conhecimento e fazer relações.

  • Alfabeto Coloridos
  • Alfabetos para colorir
  • Alfabeto para trabalhar em sala de aula
  • Alfabeto para Colocar no Caderno
  • Alfabeto Móvel para imprimir

CLIQUE AQUI E FAÇA O DOWNLOAD DE TODOS OS ALFABETOS MENCIONADOS

https://ensinareeducar.com.br/2021/05/19/dicas-de-como-trabalhar-com-o-alfabeto-na-educacao-infantil/

A partir do momento que houve a introdução e assimilação é hora de levá-la a treinar a escrita das letras, essa nova fase também promove grandes descobertas, pois a partir daí ela começara a compreender a construção da escrita e da leitura