Organizando as atividades para melhor produtividade

Indico o livro : “O Poder do Hábito” de Charles Duhigg

Ser produtivo é fundamental para obter, melhores resultados naquilo que dedicamos o nosso tempo e energia. Mas como  alcançar tal produtividade? Pois, é muito comum nos autos sabotar, e deixar o que realmente é importante para depois, pensando nisso realizei um estudo para compartilhar com nossos leitores sobre quais ações são necessárias para não perdermos tempo; focando nas prioridades e aprendendo a administrar a nossa rotina de maneira eficaz garantindo os  resultados desejados.

Tomar nota sempre é um bom começo, pois o nosso objetivo não é apenas pensar sobre o assunto e depois esquecer, mas sim construir estratégias para alcançar nossas metas.

Antes de começarmos e sairmos escrevendo pare um pouco e avalie suas prioridades, pense em seus objetivos em seu contexto de vida, nas pessoas envolvidas em seu dia a dia, no momento da alimentação e de descanso. 

Sim, pois a maioria dos planos costuma não sair no campo das ideias, porque não avaliamos todo nosso contexto de vida e das pessoas que fazem parte do nosso dia a dia além das atividades que já estão inseridas em nossa rotina e são exatamente esses detalhes que contribui para desistirmos no meio do caminho.

Ao realizar essa reflexão pense no horário que você acorda, que se alimenta de quem faz sua refeição, nas atividades que depende de você para que a engrenagem da família ou trabalho funcione, tal como limpeza, organização da casa, ir ao banco, levar os filhos na escola entre outros, lembre que o seu planejamento tem que haver com você e não com o rapaz do YouTube, pois a sua realidade difere da realidade dele e de todos os escritores que dão dica sobre organização de tempo, assim sendo você fará algo conforme a sua realidade e alcançará seus objetivos, pois o importante é você conseguir  se organizar e deixar de procrastinar. Depois da avaliação feita verifique se há possibilidade de você eliminar algumas ações, caso seja possível eliminá-las. Uma vez tendo feito essa avaliação vamos começar:

  1. Se alimente -O desjejum é importante para quem deseja estudar ou realizar várias ações durante o dia, isso te trará mais energia.
  2. Realize cada atividade com calma, prestando atenção em sua respiração e em cada uma das atividades que se propôs. O Ato de inspirar e expirar de maneira ritmada e consciente contribuirá para o seu bem-estar equilibrando as funções orgânicas, ajudando a fortalecer o organismo  e combater   a ansiedade e a obesidade
  3. Coloque em primeiro lugar aquilo que é urgente.
  4. Defina as prioridades considerando o grau de importância, quando comecei me organizar melhor procurei colocar em primeiro lugar o que me dava mais prazer, mas fazendo assim sempre corre o risco de você gastar mais tempo realizando o que você gosta.
  5. Não exagere no número de atividades, pois isso pode te gerar desânimo, coloque apenas aquilo fundamental para o seu dia, sem nunca esquecer dos intervalos para descanso. 
  6. Divida as tarefas.
  7. Tenha metas e prazos definidos.
  8. Dê leveza a sua planilha, caso a tenha como uma lista de regras não conseguirá assimilar ao que se propôs, procure vê-la como uma amiga que está lá para te ajudar a se organizar, fazendo assim entenderá que pode ajustá-la sempre que necessário. 
  9.  Faça pausas entre cada tarefa.
  10. Defina as tarefas para toda a semana ou mesmo para todo o mês sempre realizando reajuste conforme a sua necessidade, assim conseguirá tornar cada ação como parte de um hábito.
  11. Permitir nos finais de semana mudar o cronograma, independente se deseja ter melhores resultados, no trabalho de casa, trabalho, estudos ou em administrar o tempo faça com alegria, para algumas atividades que não necessita de estudo procure realizá-las ouvindo música. 

“Para uma grande caminhada só é preciso o primeiro passo”

Indico o livro: “O Poder do Hábito” de Charles Duhigg

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