Educação Integral

Foto por Arthur Krijgsman em Pexels.com

Se entende como  educação integral como o processo de educação que não se limita aos muros da escola, antes possibilita a aprendizagem através de diversos ambientes, sendo eles:  culturais, políticos, familiares e na comunidade onde se vive. 

A Educação Integral visa possibilitar o desenvolvimento do indivíduo em todas as áreas: intelectual, física, emocional, podendo assim formar um  indivíduo crítico sendo capaz de se auto analisar, se corrigir e ter autonomia.

Segundo a BNCC, a educação integral tem como propósito, a formação e o desenvolvimento global dos estudantes, compreendendo a complexidade e a não linearidade desse desenvolvimento, rompendo com visões reducionistas, que privilegiam ou a dimensão intelectual ( cognição) ou a dimensão afetiva. ( BNCC, 2017, p.14.  

De acordo com a BNCC, para o desenvolvimento integral da criança é necessário três elementos que estruturam as normas educacionais, sendo eles : visão do estudante, desenvolvimento pleno e integração curricular.

VISÃO DO ESTUDANTE

Segundo a BNCC, é necessário que o Estado Brasileiro promova  uma educação integral voltada ao acolhimento, recolhimento e desenvolvimento pleno de todos os estudantes. ( BNCC, 2017 pág. 5).

DESENVOLVIMENTO PLENO

De acordo com a BNCC, a educação básica deve abranger competências que tornem possível o desenvolvimento pleno dos alunos, levando em consideração sua individualidade e  suas dificuldades. Este documento sinaliza os desafios da sociedade e a necessidade de promover uma educação  criativa, participativa sendo capaz de ir em busca de novidades quanto a metodologias e práticas educacionais construindo em si  novos saberes, executando uma ação educativa com discernimento e compreensão quanto às diversidades e as diferenças.

INTEGRAÇÃO CURRICULAR

A BNCC propõe que seja realizada uma educação integral onde seja capaz de se fazer relação entre o conteúdo e a vida, gerando assim uma aprendizagem significativa. (BNCC, 2017 pág. 15)

Ações na Educação Integral

Além da observação quanto ao currículo e as normas da BNCC, creio que as ações no ambiente educacional, implica em realizar uma busca constante pelo aperfeiçoamento e conhecimento em como promover o diferencial na vida de cada estudante, ser aberto para reparos quanto a sua prática em sala de aula e estar em busca de diversas formas que contribuam para o processo de ensino e aprendizagem a fim de entender a individualidade e dificuldades de cada estudante e de como cada um aprende.

Lei também: https://ensinareeducar.com.br/o-bncc-e-a-infancia/

Referência Bibliográficas:

Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação20

https://drive.google.com/drive/search?q=BNCC

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.