Porque trabalhar emoção e valores na educação infantil?

Foto por Thgusstavo Santana em Pexels.com
Foto por Anna Shvets em Pexels.com
Foto por Meruyert Gonullu em Pexels.com

Em um mundo tão conturbado em que vivemos onde as intolerâncias predominam, e os discursos de ódio se vê  de forma tão aberta nas redes sociais, é fundamental avaliar como estamos ensinando nossas crianças a administrar suas emoções e como estão sendo construídos os valores que servirão para nortear o  comportamento de cada uma delas,

Sem dúvida nenhuma construir  valores na infância  tornará o nosso mundo melhor.

Além desta preocupação é  imprescindível ensinar os pequenos a lidar com as emoções desde cedo,  pois elas contribuirão para a formação do “eu” e em como lidar com seus conflitos, angústias, dúvidas, incertezas, frustrações, confrontos, sucessos e insucessos, além de as  tornarem pessoas melhores, sabendo lidar consigo e com o outro.

Aprender lidar com as emoções contribui em como eu vou lidar com o que sinto.

Emoções implica em como administrar o que se  sente.

Valores implica em como administrar o seu comportamento independente de como se sente.

A relação entre os sentimentos e os valores é que os sentimentos são decorrente dos valores. Portanto é fundamental trabalhar esses dois temas na educação infantil.

Mas o que são valores?

Segundo  Max Scheler, sobre a objetividade dos valores e seu processo de apreensão de caráter emocional. Através da percepção emocional afetiva pura se dá o acesso ao mundo dos valores éticos que estão fundados no conhecimento do bem e moldam a conduta do homem.

Nesta página veja 14 atividades para trabalhar Valores na educação infantil.https://ensinareeducar.com.br/2020/06/20/construindo-valores-na-educacao-infantil/

Podemos citar nesta abordagem 

As Competências Gerais da BNCC entre elas: 

Competência nº 8 Autoconhecimento e autocuidado

Diz respeito de saber reconhecer seus pontos fortes e fracos sabendo lidar com suas emoções e mantendo a saúde física e mental.

Para desenvolver  com os alunos: reconhecimentos de emoções e sentimentos, autoconfiança, autoestima, e cuidados com a saúde e desenvolvimento físicos.

Competência nº 9 Empatia e Cooperação – Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito do outro e direi humanos, com acolhimento e valorização da diversidade, sem preconceito de qualquer natureza.

Sugerimos algumas atividades para trabalhar as emoções, com crianças :

  • Leituras de livros  nesta categoria procure livros que falem sobre os sentimentos.
  • Apresentação de Teatro de Fantoches tendo como temática relacionamento e respeito. 
  • Brincadeiras de grupo Dê preferência para brincadeiras onde se necessita em que cada um depende da ação do outro para conclusão da atividade
  • Desenhar Oriente a fazerem desenhos com o personagem expressando algum sentimento e peça para eles descrever o porquê de tal sentimento.
  • Desenvolva a empatia promovendo ações que os leve a emprestar, respeitar, contribuir, ajudar um colega.
  • Repórter por um dia peça para eles fazer uma reportagem com um adulto ( pai, mãe, tio, avó…) elabore as perguntas e peça para eles fazer a reportagem com este adulto e peça para eles apresentarem ou comentarem o que aprenderam. Obs: Isso os levará  a contextualizar o tema de forma prática com as pessoas que fazem parte dos seu contexto familiar
  • Álbum das Emoções Construa um álbum junto com o grupo  a partir de fotos de revistas ou livros. peça para cada um deles trazerem fotos de revistas ou livros. Peça um determinado número de fotos, sendo que cada imagem deve  apresentar uma pessoa expressando emoção, como choro, alegria, entusiasmo , preocupação, dor entre outros.   peça para recortarem, você deve norteá-los sugerindo. 1º que criem uma historia a partir de cada imagem, 2º Verifique se eles são capazes de identificar em cada imagem o que o personagem está sentindo através da expressão .

Atividades para trabalhar na faixa etária a partir do sexto ano:

EmoçõesValoresAtitude

Ódio 

Tolerância
Estou com raiva, mas procuro me controlar e tolerar  uma situação ou alguém.

Desapreço

Respeito
Não gosto de alguém (independente do motivo) mas respeito quanto pessoa.

Ressentimento

Amor
Sou ofendido, mas não devolvo  o insulto. 

Inveja

Empatia
Desejo alcançar o sucesso tal como fulano mais consigo me alegrar com as suas conquistas.

Raiva

Solidariedade
Consigo ter uma atitude de solidariedade, pois consigo entender a situação do outro ainda quando se trata de alguém de quem não gosto.
Medo 
Consideração
Tenho medo de não alcançar bons resultados por isso 
AmorAmizadeContribuo para o crescimento e o bem estar do outro.
AlegriaJustiçaMe alegro com o bem estar do outro

Qual a importância da emoção para o processo de ensino e aprendizagem?

Emoção, significa ação de se movimentar. Através da emoção nos sentimos motivados, alegres e estimulados.

Para que a aprendizagem ocorra é necessário que ela traga estimulo, alegria e significado na vida do aprendente. realizar uma performance que provoque no aluno emoção, significado e interesse o levará a estar motivado para estudar um determinado assunto e assimilar o conteúdo.

Henri Wallon (1879-1962), responsável por investigar a emoção geneticamente, diz que ela é a primeira manifestação de necessidade afetiva do bebê e o elo dele com o meio, tanto biológico como social. Isto é, quando a pessoa nasce, ela é só emoção. … A comunicação não é o único papel da emoção.

Para Wallon, o homem é resultados das influencias sociais e fisiológicas, sendo os dois aspectos orgânicos e sociais.

um comentário

  • Não conseguir controlar as emoções tem um agravante a mais. O descontrole financeiro. Muitas vezes depositamos nas compras nossas ansiedades, medos, frustações…. Usamos o ato de sair para comprar como uma terapia….

    Curtir