vamos aprender? 15 atividades que estimulam o desenvolvimento psicomotor na Educação Precoce

Foto por RODNAE Productions em Pexels.com
Foto por Mitch Oram em Pexels.com
Foto por cottonbro em Pexels.com

A educação precoce é uma pequena parte do Ensino Especial e tem como objetivo proporcionar experiências educacionais que contribuam com o desenvolvimento de crianças que necessitam de um atendimento especializado. É oferecido a crianças de 0 a 3 anos e 11 meses, que apresentam atraso no desenvolvimento, ou que apresentem diagnósticos de  deficiências  físicas e cognitivas, que nasceram prematuras ou que apresentam atraso no desenvolvimento. A psicomotricidade tem um grande papel para o desenvolvimento da criança, pois garante as condições necessárias para o seu desenvolvimento e aprendizagem. Sabemos o quanto a psicomotricidade beneficia a evolução da criança e que produz  resultados positivos no decorrer de sua vida.

Algumas  desde de cedo apresentam facilidade para realizar algumas  atividades tal como: se vestir sozinho, calçar os sapatos, pular, correr, realizar movimentos sem perder o equilíbrio, outras precisam ser estimuladas a realizarem tais atividades para que além do desenvolvimento psicomotor ela seja capaz de obter autonomia, conhecer seus limites, construir sua autoestima, obter  segurança em seus movimentos, se relacionar com o meio em que vive e com  aqueles que estão em sua volta.

Selecionamos algumas atividades que visam estimular crianças de 18 a 24  meses  em seu desenvolvimento psicomotor:

  1. Estimule a criança com jogos e atividades diversas em frente ao espelho, ajudando a criança a adquirir conceitos de si mesma, e identificar as partes do corpo.
  2. Brincar de cambalhota com a supervisão de um responsável.
  3. Estimular brincadeiras que envolvam jogos, introduzindo argolas nas mãos e braços, pés e pernas;
  4. Proporcionar à criança objetos que  ela possa tocar e movê-los com o dedo e usar o indicador para juntar objetos ( todas as atividades que pedem objetos e brinquedos pequenos devem ter a supervisão de um adulto);
  5. Estimular a marcha, colocando a criança a subir e descer rampas e escadas, com assistência;
  6. Colocar a criança sentada no chão com as pernas afastadas e rolar a bola, utilizando as duas mãos;
  7. Chutar bola;
  8. Estimular os movimentos amplos, realizando brincadeiras de esconde, pega, pega, apostar corrida, e andar entre obstáculos;
  9. Estimular a criança a brincar de pular, correr, afastar e  puxar;
  10. Levar a criança a arremessar uma bola na postura de pé;
  11. Leve a criança a folhear um livro.
  12. deixar que a criança destampe e tampe vasilhas, pequenos baldes 
  13. Estimule as atividades rotineiras como usar a colher para comer, deixar que ela escova os cabelos;
  14. Proporcione atividades com blocos para a criança brincar com encaixe e construindo torres.
  15. Estimule a criança a amassar papel usar massinha de  modelar; 

Habilidade a serem desenvolvidas:

  • Habilidades psicomotoras, pois por meio delas a criança aprenderá novos movimentos ou aperfeiçoará os que já possui, além da independência e locomoção, desenvolverá a coordenação ampla; a coordenação visomotora e a apreensão.
  • Habilidades cognitivas: dizem respeito ao desenvolvimento da memória, da atenção, da criatividade e expressão;
  • Habilidades sociais: pois contribuirá com a socialização lhe proporcionando condições de interagir com outras crianças por meio de uma atividade; 
  • Habilidades afetivas: Pois contribuirá com a autoestima e desenvolvimento pessoal;
  • Habilidades de se relacionar consigo mesmo: pois passará a reconhecer seus limites, compreender que pode superá-los, se relacionar com outras crianças, aceitação e autonomia. 

Todos os desenvolvimentos são importantes e necessitam ser observados desde cedo, uma vez sendo otimizado  produzirá bons resultados.

Deve-se levar em conta As vivências e experiências que a criança vai assimilar no decorrer do  seu crescimento, os fatores genéticos e o desenvolvimento biológico,  pois elas contribuirá para o progresso do seu desenvolvimento.

Referências Bibliográficas:

Educação Precoce. Disponível em: http://www.educacao.df.gov.br/educacao-precoce/

Conteúdos Curriculares para o programa de educação precoce. GDF – SE – FEDF Departamento de Pedagogia