


A educação precoce é uma pequena parte do Ensino Especial e tem como objetivo proporcionar experiências educacionais que contribuam com o desenvolvimento de crianças que necessitam de um atendimento especializado. É oferecido a crianças de 0 a 3 anos e 11 meses, que apresentam atraso no desenvolvimento, ou que apresentem diagnósticos de deficiências físicas e cognitivas, que nasceram prematuras ou que apresentam atraso no desenvolvimento. A psicomotricidade tem um grande papel para o desenvolvimento da criança, pois garante as condições necessárias para o seu desenvolvimento e aprendizagem. Sabemos o quanto a psicomotricidade beneficia a evolução da criança e que produz resultados positivos no decorrer de sua vida.
Algumas desde de cedo apresentam facilidade para realizar algumas atividades tal como: se vestir sozinho, calçar os sapatos, pular, correr, realizar movimentos sem perder o equilíbrio, outras precisam ser estimuladas a realizarem tais atividades para que além do desenvolvimento psicomotor ela seja capaz de obter autonomia, conhecer seus limites, construir sua autoestima, obter segurança em seus movimentos, se relacionar com o meio em que vive e com aqueles que estão em sua volta.
Selecionamos algumas atividades que visam estimular crianças de 18 a 24 meses em seu desenvolvimento psicomotor:
- Estimule a criança com jogos e atividades diversas em frente ao espelho, ajudando a criança a adquirir conceitos de si mesma, e identificar as partes do corpo.
- Brincar de cambalhota com a supervisão de um responsável.
- Estimular brincadeiras que envolvam jogos, introduzindo argolas nas mãos e braços, pés e pernas;
- Proporcionar à criança objetos que ela possa tocar e movê-los com o dedo e usar o indicador para juntar objetos ( todas as atividades que pedem objetos e brinquedos pequenos devem ter a supervisão de um adulto);
- Estimular a marcha, colocando a criança a subir e descer rampas e escadas, com assistência;
- Colocar a criança sentada no chão com as pernas afastadas e rolar a bola, utilizando as duas mãos;
- Chutar bola;
- Estimular os movimentos amplos, realizando brincadeiras de esconde, pega, pega, apostar corrida, e andar entre obstáculos;
- Estimular a criança a brincar de pular, correr, afastar e puxar;
- Levar a criança a arremessar uma bola na postura de pé;
- Leve a criança a folhear um livro.
- deixar que a criança destampe e tampe vasilhas, pequenos baldes
- Estimule as atividades rotineiras como usar a colher para comer, deixar que ela escova os cabelos;
- Proporcione atividades com blocos para a criança brincar com encaixe e construindo torres.
- Estimule a criança a amassar papel usar massinha de modelar;
Habilidade a serem desenvolvidas:
- Habilidades psicomotoras, pois por meio delas a criança aprenderá novos movimentos ou aperfeiçoará os que já possui, além da independência e locomoção, desenvolverá a coordenação ampla; a coordenação visomotora e a apreensão.
- Habilidades cognitivas: dizem respeito ao desenvolvimento da memória, da atenção, da criatividade e expressão;
- Habilidades sociais: pois contribuirá com a socialização lhe proporcionando condições de interagir com outras crianças por meio de uma atividade;
- Habilidades afetivas: Pois contribuirá com a autoestima e desenvolvimento pessoal;
- Habilidades de se relacionar consigo mesmo: pois passará a reconhecer seus limites, compreender que pode superá-los, se relacionar com outras crianças, aceitação e autonomia.
Todos os desenvolvimentos são importantes e necessitam ser observados desde cedo, uma vez sendo otimizado produzirá bons resultados.
Deve-se levar em conta As vivências e experiências que a criança vai assimilar no decorrer do seu crescimento, os fatores genéticos e o desenvolvimento biológico, pois elas contribuirá para o progresso do seu desenvolvimento.
Referências Bibliográficas:
Educação Precoce. Disponível em: http://www.educacao.df.gov.br/educacao-precoce/
Conteúdos Curriculares para o programa de educação precoce. GDF – SE – FEDF Departamento de Pedagogia
[…] Dicas de como trabalhar com o alfabeto na educação infantil e alfabetos disponiveis […]
[…] Acesse e obtenha seu planejador diário para sua melhor organização […]
Não conseguir controlar as emoções tem um agravante a mais. O descontrole financeiro. Muitas vezes depositamos nas compras nossas ansiedades,…
Pena a maioria dos progenitores com responsabilidades parentais não estar minimamente alinhado ou com conhecimento dos programas escolares, numa total…
Olha, ainda mais em tempos de quarentena, digo-te que duas simples atitudes funcionam bem para que eu possa espantar esta…