Planejamento escolar como fazer?

Ter um bom resultado no processo de ensino e aprendizagem é o sonho de todo professor e das instituições educacionais, mas o que ocorre é que as coisas não são tão fáceis como se imagina, mesmo tendo normas já definidas pela BNCC, pois todo sucesso em sala de aula depende de muita dedicação e estudo.
Antes de qualquer procedimento para a construção do plano de aula deve-se pensar nas dificuldades de seus alunos, para isso será fundamental conhecer a turma e ter identificado possíveis dificuldades e a maneira como cada um aprende. Caso seja a sua primeira vez com a turma sua aula deverá ser mais descontraída, neste caso fica a dica de ser dada a oportunidade de participação dos alunos se ter uma interação mais dinâmica pode-se realizar uma atividade em que você identifique o conhecimento já existente em cada um.
Vamos partir da ideia que você já conheceu sua turma e observou suas dificuldades; o primeiro elemento que sem dúvida contribuirá para seu sucesso é a organização, não apenas dos recursos que serão utilizados mais do tempo que é disponível para a realização da aula pois sem essa organização pode ocorrer que você não tenha o tempo necessário para explorar todo o assunto ou mesmo não usar todos os recursos que você produziu como: conteúdo de texto, livros, dinâmicas, tempo para a participação dos alunos, ( além de brinquedos, material concreto, lápis de cor, giz de cera e etc.), ou mesmo colocar um vídeo para os alunos.
Viu como o planejamento é fundamental?
Bora começar?
- Deve conhecer muito bem as normas do BNCC – Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica e Campus de Experiências, você deve conhecer as competências exigidas para cada área da educação básica, composta pela educação infantil e ensino fundamental e médio.
- Adequar ao PCNs – Parâmetros Curriculares Nacional.
- Um tema definido e uma abordagem sobre o assunto.
- O objetivo de se trabalhar o assunto e o que se pretende alcançar.
- Etapas bem definidas, levando-se em consideração o tempo a ser utilizado.
- A metodologia e os recursos que serão usados.
- O formato de avaliação ( diagnóstica, avaliativa, somativa, comparativa ).
- Seja flexível quanto ao planejamento, pois sempre poderá ocorrer improvisos.
- Tenha as referências do local onde você retirou todo o conteúdo.
Todas as dicas contribuirão para melhor eficácia, porém você também poderá obter planejamentos feitos, mas sempre o moldando segundo as normas, seus objetivos e dificuldades de seus alunos, pois mais que tenha sido feito por outra pessoa, seu trabalho deve ter a ver com você em uma linguagem que você compreenda.