A geometria e a Educação Infantil

A geometria está presente em nossa vida o tempo todo, constantemente fazemos relações com os conceitos aprendidos e a observação que fazemos da natureza, nos formatos das cidades, obras de artes e em tudo que se encontra à nossa  volta. Mas isso não vem de agora, na verdade a geometria surgiu de forma muito natural, também através da observação da natureza, e da elaboração  dos conceitos que foram construídos a partir das  relações feitas.

Seu estudo começou na antiguidade, nas civilizações Egípcias e Babilônicas, em meio às descobertas realizadas se deram conta que o mundo é constituído de padrões e sequências, de acordo com Eves (1997) a primeira noção acerca da geometria  constituída foi a noção de distância.

A palavra geometria tem origem grega e sua tradução é “medir a terra”. A geometria é parte da matemática que estuda o espaço e as formas. Tendo como expressão:

Geometria Analítica, estudo das figuras por intermédio da álgebra.

Geometria Plana, estudo das superfícies planas.

Geometrias Descritivas, estudo das figuras do espaço através das suas projeções ortogonais por dois planos perpendiculares, um horizontal e outro vertical. 

Geometria do Espaço, geometria que corresponde à nossa representação intuitiva do espaço e que comporta três dimensões.

Figuras Geométricas

Ainda segundo Eves, foi na antiguidade tendo como motivação a necessidade de delimitar terras, deu-se a origem da geometria caracterizada pelo traçado de desenhos  formas, fórmulas, cálculos de medidas de comprimento da área, volume e etc., logo foi desenvolvido a noção de figuras geométricas como, retângulos, quadrados e triângulos. No decorrer do tempo se deu a noção de outras figuras sendo utilizadas na construção de muros e moradias.

Os matemáticos que realizaram  os estudos relacionados a geometria são chamados de geômetras.

No decorrer de muitos séculos a geometria foi considerada fundamental para a compreensão do raciocínio lógico, noção espacial e contribuição para o desenvolvimento do raciocínio.

Em nossa atualidade o estudo deste conteúdo não têm sido explorado de forma relevante pelos nossos educadores . De acordo com Alarcon (1978) o estudo da geometria nas escolas não têm passado de uma compreensão básica sobre o assunto, apresentando assim motivo de imensa preocupação para a autora, tendo em vista a importância deste conteúdo para o ensino da matemática, tal como é ressaltado no PCN para Matemática. 

Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (BRASIL, 2001) afirmam a importância do trabalho com conceitos geométricos no Ensino Fundamental, especialmente nos anos iniciais, pois através dele a criança desenvolve o pensamento de forma a compreender o mundo em que vive, descrevendo-o e representando-o de maneira organizada. 

Sem dúvida nenhuma a educação infantil é  o melhor momento para inserir esses conceitos e ensinar as relações que há na geometria com tudo que está à nossa volta.

fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos do ponto de vista do conhecimento e estabelecer o maior número possível de relações entre eles, utilizando para isso o conhecimento matemático (aritmético, geométrico, métrico, algébrico, estatístico, combinatório, probabilístico); selecionar, organizar e produzir informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las criticamente (BRASIL, 1998, p 13)

Formas Geométricas

As formas geométricas estão presentes em diversos lugares em nossa volta, tanto plano e espaciais, no design das casas, lojas, nos produtos que compramos no mercado, e também nos objetos que utilizamos para trabalhar na educação infantil. As formas geométricas são o formato daquilo que observamos.

Vamos conhecer algumas ?

Brinquedos Geométricos

É fato que para trabalhar na educação infantil é fundamental o uso do lúdico para inserir diversos conceitos e apresentar novas propostas, com a geometria não é diferente, vejamos alguns brinquedos para as atividades em sala de aula.

Benefícios dos Brinquedos Pedagógicos em formato geométricos:

A utilização dos blocos favorece diversas aprendizagens, tal como o entendimento de formas, cores, tamanhos estimula a criatividade.

A construção com blocos favorece os aspectos do desenvolvimento infantil:

  • Desenvolvimento da concentração e atenção;
  • Desenvolvimento dos movimentos amplos e finos;
  • Desenvolvimento da coordenação viso motora;
  • Desenvolvimento da noção de equilíbrio, proporção e simetria;
  • Desenvolvimento do sentimento de realização, que tanto reforça a autoimagem;
  • Exploração de tamanhos, formas e espaços;
  • Reconhecimentos de semelhanças e diferenças;

Uma caixa cheia de tampas de plástico é um brinquedo que promove descobertas e muita diversão as crianças. Podendo ser utilizada para trabalhar as cores, formatos, quantidade, a fazer cálculos, empilhar, trabalhar equilíbrio, dominó por cores, jogo de memoria e escravos de jogos

Referências Bibliográficas :

https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/importancia-ensino-geometria.htm