Meio Ambiente e 9 dicas em como estimular a preservação ainda na infância.

A natureza é sem dúvida algo incrível, capaz de introduzir paz, calma e alegria, mas para que tudo isso permaneça como está é necessário que todos nós estejamos comprometidos em mantê-la assim.

E para que a natureza permaneça preservada é  indispensável que haja uma ação de educar a população a conservar e preservar a natureza. Educar a sociedade a preservar o meio ambiente implica em cultivar em toda sociedade a consciência do dever de mudanças de atitude.  Apesar de já existir um grande número de pessoas que são adeptas desta  reflexão é necessário que haja um comprometimento de todos, levando cada um a dar a devida importância para a preservação na natureza.

Tendo em vista que a preocupação da educação ambiental é fazer com que todos tenham a compreensão quanto aos conceitos do que é o meio ambiente, sustentabilidade e qual deve ser nossa contribuição, iremos dar algumas definições e destacar 9 formas de ensinar ainda na infância em como construir uma consciência quanto a conservação e preservação na natureza, através de algumas ações.

Conceitos

Segundo o artigo 3º nº 6.938 de 31 de agosto de 1981

Art 3º – Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:I – meio ambiente, o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas;

O que é sustentabilidade ambiental?

Está ligada a ideia de usar algo sem que esta ação, esgote a capacidade de ser consumida por outras pessoas. Devido a isto precisamos fazer uso dos recursos naturais, sem que isto esgote e faça falta para próximas gerações

Segundo a Constituição Federal de 1988

Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.

9 DICAS EM COMO ESTIMULAR A PRESERVAÇÃO AINDA NA INFÂNCIA.

  1. Estimule as crianças a utilizarem  água de forma racional, tanto quanto for utilizar para realizar uma brincadeira, tomar banho, fechar a torneira quando estiver escovando os dentes, utilizar de forma adequada a água do chuveiro sem que passe tempo além do necessário, entre outras questões. Observação: sempre utilize uma linguagem amigável, se possível explique que cada ação deve ser feita com consciência que devemos construir um mundo melhor e evite brigas e gritos, pois a ideia é construir um entendimento e não uma obrigatoriedade.
  2. Leve-os a separar produtos recicláveis. Explique sobre a importância da reciclagem e quais os produtos que podem ser reciclados. Proporcione essa atividade  em sala de aula ou mesmo em casa em que eles possam ter acesso a produtos que podem ser reutilizável .
  3. Leve-os a separarem o lixo por categoria, sendo:
  • Os orgânicos : Sobra de alimentos, cascas de frutas e legumes.
  • Os Secos : Papéis, restos de jornais e revistas que não têm utilidade, cartolina.
  • Vidro: Copos, garrafas, pratos, espelhos, cristais e etc. 
  • Metais: Prego, tampas, parafusos, panelas velhas e sem uso.
  • Plásticos: Sacolas, garrafas pets, vasilhas, etc.

Explique quantos problemas são causados pelo lixo e de como eles contribuem para poluir o planeta e por conta disso devemos ajudar a preservar os recursos naturais e  contribuir com a reciclagem.

Foto por Suzy Hazelwood em Pexels.com

4. Estimule as crianças a observar a quantidade de lixo produzida em casa e conversar com os pais sobre não deixar acumular o lixo. E de acordo com a idade realizar o recolhimento do lixo junto com os pais. Oriente a não jogar lixo nas ruas, assim evita a poluição e doenças, se necessário coloque o lixo em uma sacola e leve para casa ou para a lixeira mais próxima.

5. Mostre imagens, noticiários e revistas  que os leve a perceber os danos que ocorrem quando não se cuida do meio ambiente.

6. Ensine-os a estimular sua família a andar a pé, evitando assim a liberação de poluentes pelos automotores.

7. Não comprar animais silvestre. Quem compra animais silvestres sem a autorização do Ibama pode ser multado ou até mesmo preso.

8. Evite a utilização de sacolas plásticas e produtos descartáveis. Esses produtos contribuem para o aumento da poluição e do lixo. Planeja uma atividade em que seja possível leva-los a construir uma embalagem alternativa.

9. Incentive eles a querer influenciar outras pessoas para que todos se conscientizem da necessidade da preservação e mudanças de atitudes.

Proteger o meio ambiente é responsabilidade de todos

Referências Bibliográficas: