Supervisor escolar, o que ele faZ?


Hoje iremos entender qual a função do supervisor escolar.
Embora o termo supervisor dê uma ideia de supervisão, o que por muitas vezes se remete a controle, em nossa atualidade o supervisor tem um papel político, pedagógico e de liderança escolar.
Faz parte da equipe de professores e tem como finalidade, auxiliar na coordenação, contribuindo com a realização das atividades e o cumprimento do currículo, proporcionando metodologias e recursos que colaborem para o processo de ensino e aprendizagem enriquecendo a prática pedagógica.
O supervisor escolar, contribui com toda equipe, sendo capaz de liderar, inovar, contribuir, direcionar, sugerir, fortalecer os vínculos e fazer cumprir o PPP.
Essa função também tem como característica, dar assistência ao professor para que ocorra o processo de ensino de maneira eficaz, com uma ação didática e curricular.
Segundo Silva Junior e Rangel (1997) a ação do supervisor escolar é concedida de forma clara a respeito :

Da escola como instituição social, estabelecida em uma sociedade capitalista.
Do sentido que têm a educação e o ensino.
Da relevância que o sistema de educação concede, ao supervisor como agente de educação.
Dá consciência que o profissional de supervisão escolar têm a respeito de si mesmo, como agente de ensino e da educação.
Dá sua habilidade em transformar situações e lidar com conflitos no âmbito escolar.
Vasconcelos (2002) define o supervisor como o articulador do Projeto Político-Pedagógico da instituição no campo pedagógico, estabelecendo contatos entre os campos administrativos e comunitários.
Segundo Ferreira (2001)
A “especialização desespecializada” levou a que esses profissionais, “perdidos” na busca de sua identidade e “sérios” no trato dos problemas educacionais, fossem desconsiderados e desrespeitados. Os supervisores passaram a ser chamados de “pessoal de apoio”, “personagens escolares”, “parceiros” e tantas outras nomenclaturas que desqualificam na intenção de identificar algo que não está bem identificado, não traduzindo o relevante trabalho da supervisão (FERREIRA, 2001, p. 91,
Fica claro a importância deste profissional para o desenvolvimento do trabalho que ocorre dentro de uma escola e de como é relevante a sua contribuição para toda equipe escolar.
Referências Bibliográficas :
- Medeiros, M.F. Nove olhares sobre a supervisão. Campinas, S.P. Papiros, 1997.
- Práxis Educacional. Artigo, Silvia Adriana da Silva Soares, Gilberto Ferreira da Silva. Disponível em: file:///C:/Users/TORRE/Downloads/915-Texto%20do%20artigo-1530-1
Você precisa fazer login para comentar.