Qual a função do orientador educacional ?


No contexto escolar todos os profissionais de educação, têm uma função distinta, para que assim a escola desenvolva um trabalho efetivo, contudo a ação de cada personagem deve ser realizada em unidade, pois somente terá êxito sendo realizada com parceria.

Hoje estudaremos:

Qual a função do orientador educacional ?

Segundo Pimenta(1988), a orientação educacional teve origem, em aproximadamente 1930, nos EUA. No Brasil teve seu inicio em torno de 1940, e tinha como um dos objetivos contribuir com o adolescente em sua escolha profissional.

Villon (1994) diz que o trabalho do orientador educacional deve ser o de propiciar a aproximação entre a escola e a comunidade.

Na escola ele faz parte da equipe de gestão é  mediador, contribui com a formação dos estudantes, ajuda toda equipe a compreender o comportamento dos alunos e procura construir vínculos entre escola e a família. Colabora com as atividades que são realizadas na instituição escolar, proporcionando uma relação amigável tendo como objetivo realizar um trabalho junto a escola, na organização, na realização da proposta pedagógica , além de dar voz ao aluno, permitindo espaço para que esta voz seja ouvida.

A orientação, hoje, está mobilizada com outros fatores que não apenas e unicamente cuidar e ajudar os ‘alunos com problemas’. Há, portanto, necessidade de nos inserirmos em uma nova abordagem de Orientação, voltada para
a ‘construção’ de um cidadão que esteja mais comprometido com seu tempo
e sua gente. Desloca-se, significativamente, o ‘onde chegar’, neste momento
da Orientação Educacional, em termos do trabalho com os alunos. Pretende se trabalhar com o aluno no desenvolvimento do seu processo de cidadania,
trabalhando a subjetividade e a intersubjetividade, obtidas através do diálogo
nas relações estabelecidas. (GRINSPUN, 1994, p. 13)

O trabalho do Orientador Educacional deve ser realizado em parceria com o diretor e o coordenador escolar. Contribuindo para a realização e execução do PPP; produzindo pesquisas, realizando questionários a fim de se realizar a reformulação anual deste documento.

Sua formação é em Pedagogia com especialização em gestão escolar, todavia procura realizar vários outros cursos de educação continuada em geral oferecido pela Secretaria de Educação (EAPE).

O Orientador Educacional têm apreço em realizar seu trabalho tendo como base a ética, a moral, o desejo de contribuir com o desenvolvimento acadêmico e pessoal do aluno, o bem comum da equipe pedagógica e a da comunidade , além de se mostrar dedicado em fazer cumprir o PPP, e as politicas educacionais. Artigo 206 da constituição Federal.

Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

      I –  igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

      II –  liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber;

      III –  pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;

      IV –  gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;

      V –  valorização dos profissionais do ensino, garantidos, na forma da lei, planos de carreira para o magistério público, com piso salarial profissional e ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos;

      VI –  gestão democrática do ensino público, na forma da lei;

      VII –  garantia de padrão de qualidade.

Referências Bibliográficas

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.