Qual a função do coordenador pedagógico?

escola

O bom funcionamento de uma escola  corresponde a execução de toda uma engrenagem  funcionando em pleno vapor com todos os seus participantes desenvolvendo o seu papel. É necessário organização, envolvimento, clareza e que todos tenham o mesmo interesse em comum, pois tal unidade trará melhores resultados, além de contribuir com o desenvolvimento de cada integrante.

Mas você sabe quais são as funções que cada um da equipe pedagógica desenvolve?

 “Entendendo as funções do mundo educacional”

1.1 Hoje traremos o entendimento sobre :

Qual a função do coordenador pedagógico?

  • Nortear a prática do projeto político pedagógico da instituição, levando todos a terem um bom entendimento e envolvimento para que todas as metas sejam alcançadas.
  • Acompanhar o rendimento dos alunos, verificando causas e prováveis soluções sempre levando em consideração o parecer de toda equipe pedagógica , além de pesquisar os melhores recursos e metodologias que podem ser utilizadas.
  • Acompanhar a atuação dos professores verificando suas dificuldades, procurando formas de contribuir com o seu sucesso no ambiente escolar, fornecendo dicas de como melhorar sua atuação em sala de aula através de recursos e metodologias, todavia sempre respeitando a autonomia do professor.
  • Articular a comunicação para que todos estejam em comum acordo procurando uma abordagem onde todos se sintam ouvidos e valorizados.
  • Criar pontes entre a equipe pedagógica e as famílias tendo como objetivo a participação de todos no processo de desenvolvimento dos alunos.
  • Realizar propostas alternativas para melhorar o processo de ensino e aprendizagem.
  • Mediar conflitos entre o quadro de funcionários da escola.
  • Procurar ser ponte entre a escola e a família levando a instituição a ser um local harmonioso para o diálogo.
New school year

 Conforme Guerreiro (2011, p 01) o coordenador é hoje o elo a unir projeto pedagógico da escola, conteúdo programático e as pessoas envolvidas no projeto: professores, gestores, pais e alunos.

Rangel (2008) também conceitua a coordenação, quando diz que “coordenação implica criar e estimular oportunidade de organização comum e de integração do trabalho em todas as suas etapas”.

  1. Olha, ainda mais em tempos de quarentena, digo-te que duas simples atitudes funcionam bem para que eu possa espantar esta…

Percebe-se que para a prática do coordenador pedagógico é necessário o contínuo  estudo e pesquisa para lidar com as situações que ocorrem no ambiente escolar, sendo sempre necessário se manter   atualizado quanto às políticas e orientações educacionais, buscando o apoio do corpo docente que também deverá se manter atualizado quanto às mudanças.