Projeto politico pedagogico – traçando metas e alcançando resultados

Projeto Político Pedagógico

É um documento que é elaborado por todas as escolas, segundo orienta a lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional ( LDB) em seus artigos 12,13,14, onde deixa claro a importância de uma proposta pedagógica para as escolas de educação básica. Apesar da sua importância e relevância para nortear as ações realizadas na escola, muitos ainda têm dúvida em como construí- lo. 

O projeto político pedagógico ou simplesmente projeto pedagógico é  um documento fundamental nas instituições educacionais, pois ele têm o objetivo de guiar as ações pedagógicas da instituição levando em consideração o contexto social que a escola está inserido e a comunidade que será atendida, além de um planejamento para se alcançar um ensino de qualidade. Deve ser elaborado coletivamente;  tendo como elaboradores todos que fazem parte da equipe pedagógica, pais e alunos.

Para entendermos melhor a que se refere este documento podemos analisar da seguinte maneira:

Projeto: corresponde às propostas  e ações que serão realizadas dentro de um espaço de tempo em que deve ocorrer todo processo.

Político: porque a escola é um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, capazes de dar sua contribuição para a sociedade de forma individual ou coletiva, possibilitando  mudanças significativas na  sociedade. 

Pedagógico: Porque estrutura as ações que contemplam o processo de ensino e aprendizagem.

O Projeto busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso, todo Projeto Pedagógico da escola é também, um Projeto Político por estar intimamente articulado ao compromisso Sociopolítico com os interesses reais e coletivos da população majoritária. É político no sentido de compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade (…). Na dimensão pedagógica reside a possibilidade da efetivação da intencionalidade da escola, que é a formação do cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico e criativo. Pedagógico, no sentido de definir as ações educativas e as características necessárias às escolas de cumprirem seus propósitos e sua intencionalidade. Político-Pedagógica, têm assim uma significação indissociável (…). Deve considerar o Projeto Político Pedagógico como um processo permanente de reflexão e discussão dos problemas da escola, na busca de alternativas viáveis à efetivação de sua intencionalidade (VEIGA, 2005, p.13)

O  PPP deve ser amplo, completo e maleável, devendo conter:

  • Missão
  • Vínculo com a família
  • Clientela
  • Recursos
  • Diretrizes pedagógicas
  • Proposta de ação

O PPP é mais que um documento é a identidade da instituição educativa, por isso o professor deve vestir essa camisa com propriedade.

Segundo Veiga (1998, p. 16-19) a autonomia pedagógica é baseada no projeto pedagógico da escola pela liberdade de propor modalidades de ensino e pesquisa ligadas à identidade, à função social, à clientela, à organização curricular, à avaliação, aos resultados.

Segundo a autora cabe a todos os envolvidos(  quem organiza,  quem  constrói a estrutura e  quem a coloca em prática), o comprometimento e o empenho  para a execução de todos os objetivos deste documento.

É essencial para todos que fazem parte da equipe pedagógica, além de alunos e pais estarem envolvidos neste processo.

Sabemos que a escola vive uma realidade onde se busca vencer vários desafios, tal como: as condições e recursos necessários para se construir o processo educativo, investir e motivar a classe docente para o  exercício da função, manter uma comunicação efetiva em toda equipe pedagógica, lidar com os conflitos existentes entre os alunos, professores e a família.

O projeto pedagógico visa trazer contribuição para sanar  todos esses desafios que ocorre dentro do ambiente escolar; levantando a análise de um  planejamento que estruture a escola, tanto quanto ao espaço físico, os recursos disponíveis para a comunidade escolar,  as estratégias que serão utilizadas para o alcance das metas, as propostas e metodologias que serão realizadas durante o ano letivo, o estudo da comunidade que a escola está inserida, os projetos que serão realizados para construção de vínculo com a comunidade além de outros aspectos.

Este documento não pode ser concebido por mera formalidade é imprescindível o cumprimento de tudo que foi colocado em sua construção tal como também o  feedback diário a fim de verificar o cumprimento de sua pratica e se as metas sugeridas foram alcançadas.