Celestin Freinet Educador francês

Nasceu em 15 de outubro de 1896, no sul da França, foi pedagogo e uma grande referência em sua época, suas propostas permanece relevante em nossa atualidade.
Seu período escolar não foi agradável e influenciou em seus métodos de ensino e seu desejo de reforma;
Freinet é um representante da escola nova, se colocava contrário a educação tradicional onde o professor é detentor de todo o conhecimento, acreditava que a educação devia ser ativa em torno do aluno.
Criou um projeto de escola popular e democrática. Sua pedagogia levou a envolver os alunos de forma integral, tornando-os indivíduos autônomos, sociáveis, responsáveis e capazes de deter conhecimento da sua cultura e do seu aprendizado.
A teoria de Freinet têm como base a educação, o trabalho, a cooperação, a prática das teorias estudadas a estimulação da criatividade do aprendente a liberdade de expressão dos alunos, a resolução de situações problemas, valorização do lúdico e a troca de experiências com outras escolas. Ele propôs uma mudança da escola pois a considerava teórica e com aspectos fora da realidade.
Célestin Freinet, foi uma grande referência na pedagogia e faleceu em 8 de outubro de 1966.
Frases de Célestin Freinet
„Se não encontrarmos respostas adequadas a todas as questões sobre educação, continuaremos a forjar almas de escravos em nossos filhos.“
” A democracia de amanhã se prepara na democracia da escola”
“É preciso ter esperança otimista na vida “
” A criança é da mesma natureza do adulto”
“Ser maior não significa necessariamente estar acima dos outros”
Referência Bibliográfica:
Célestin Freinet Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9lestin_Freinet
Você precisa fazer login para comentar.