Transtorno Específico de Aprendizagem

A aprendizagem é algo estudado desde o século passado em busca de identificar como ela ocorre e quais são seus processos , muitos autores desenvolveram pesquisas, observações e criaram teorias, podemos citar: Skinner, Jean Piaget, Rogers. Ivan Pavlov entre outros e todos marcaram a história da educação deixando seu legado.
De acordo com o DSM V, o transtorno específico de aprendizagem é um transtorno de neurodesenvolvimento, com uma origem biológicas que é a base das anormalidades do nível cognitivo e são associadas com questões comportamentais.
Entre as característica podemos citar:
- Manifesta-se durante a escolarização normal ;
- Falta de produtividade na escuta, na fala, na leitura, escrita e habilidades na matemática.
- Pode ocorrer nos primeiros anos escolares;
- Apresenta dificuldades na aquisição das habilidades para leitura, escrita e matemática;
- São persistentes e crônicas mesmo depois da intervenção.
- Em adultos déficit persistentes no letramento e na enumeração que se iniciam na infância e na adolescência, promovendo dificuldade na vida acadêmica e profissional;
- Dificuldade para ortografar;
- Dificuldade de raciocínio;
- O desempenho das atividades acadêmicas estão abaixo da média para a idade;
- Apresenta dificuldades de concentração;
É necessário uma investigação precoce visando melhorias que evitem prejuízos futuros; caso contrário pode ocasionar prejuízos a longo prazo afetando vida acadêmica, evasão escolar, problemas psicológicos, problemas de baixa autoestima, problemas de saúde mental, desemprego e realização pessoal.
Os distúrbios e os transtornos são de motivos internos. Em todos os casos requer o acompanhamento especializado, porém os distúrbios e transtornos independem do desejo do indivíduo, sendo necessário a intervenção especializada para que este alcance seus objetivos.
Como Intervir ?
- Acompanhamento com psicopedagogo – Este profissional vai orientar nos estudos em como se apropriar dos conteúdos escolares, treiná-lo para desenvolver o raciocínio; além de realizar uma escuta sensível identificando outras dificuldades e também a maneira como o aluno aprende.
- Acompanhamento com fonoaudiólogo – Em caso de crianças com problemas na linguagem.
- Acompanhamento com Terapia Ocupacional – Proporcionando melhorias nas atividades motoras de uma criança que têm problemas de escrita.
- Acompanhamento médico – Seu médico pode indicar medicamentos que traga melhorias para a concentração e a aprendizagem do indivíduo.
Referências Bibliográfica:
Transtorno de Aprendizagem – Da Identificação à Intervenção. Jack M. Flecher, G. Reid Lyons, Lymn S. Fuchs, Marcia A. Barnes. Editora ARTNEA 2009
Veja também:
Transtorno e Déficit de Atenção/ Hiperatividadehttps://ensinareeducar.com.br/transtorno-e-deficit-de-atencao-hiperatividade/
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