Dia internacional da não Violência

Esta data foi criada em homenagem ao pacifista Mahatma Gandhi, tendo como objetivo estimular a paz e o direito da pessoa humana.

Mahatma Gandhi, foi advogado, nacionalista anticolonialista e especialista em ética política indiano, nasceu em 1869, na cidade de Porbandar, na Índia Ocidental hoje estado do Gujarat. Líder pacifista lutou pela independência da Índia, inspirou movimentos pelos direitos civis e para a não violência.

Após estudar direito na Inglaterra,  foi trabalhar na África do Sul como advogado, lá deu-se início a ações de protesto sem violência contra o racismo, tendo como base a resistência pacífica sem a cooperação das autoridades.

Conquistou melhorias para a comunidade indiana na África do Sul, depois retornou ao seu país de origem na Índia e lutou pela independência e graças ao seu empenho a Índia conquistou sua independência em 1947.

A violência ocorre em todas as esferas da sociedade, provocando, dor, traumas e mazelas na sociedade.  Gandhi foi um exemplo de luta pelos ideais sem o uso de violência, sua luta tinha como princípio o amor, a verdade, a não cooperação e a não violência, tendo como ações de luta a conscientização, o diálogo, as manifestações públicas e os movimentos que geram reflexão.

Gandhi foi assassinato no dia 30 de janeiro de 1948, mas deixou um legado de luta contra a violência, sem discriminação, sem intolerância, sem desrespeito, sem provocação, sem humilhação, sem intimidação, tendo como base o respeito aos direitos humanos.

Frases de Gandhi

Um não dito com convicção é melhor e mais importante que um sim dito meramente para agradar, ou, pior ainda, para evitar complicações.

Gandhi

Assim como uma gota de veneno compromete um balde inteiro, também a mentira, por menor que seja, estraga toda a nossa vida.

Gandhi

O fraco jamais perdoa: o perdão é uma das características do forte

Gandhi

A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita.

Gandhi

Aprendi através da experiência amarga a suprema lição: controlar minha ira e torná-la como o calor que é convertido em energia. Nossa ira controlada pode ser convertida numa força capaz de mover o mundo.

Gandhi

Referências Bibliográficas:

  • A Enciclopédia Livre Mohandas Karamchand Gandhi Disponível em:https://pt.wikipedia.org/wiki/Mahatma_Gandhi
  • Pensador. As 13 frases mais memoráveis de Gandhi que vão marcar a sua vida. Disponível emhttps://www.pensador.com/frases_mais_memoraveis_de_gandhi/: