Reforço escolar é necessario?

A aprendizagem é algo totalmente distinto, cada um de nós temos formas diferentes de aprender e assimilar o conteúdo, devido a isto é muito comum a necessidade de se ter reforço escolar, pois em meio às dificuldades de aprendizagem o reforço escolar possibilita um olhar apurado sobre as dificuldades do aluno. Ao realizar o reforço é necessário identificar de que maneira o aluno aprende, e quais são as dificuldades que não foram possíveis superar em sala de aula e a partir daí realizar uma aula onde seja capaz levá-lo a fixar o conteúdo entendo e memorizando. 

O reforço escolar deve ser realizado de forma conjunta com aquilo que é estudado na escola, deve-se portanto verificar quais conteúdos o aluno têm tido dificuldades, quais metodologias estão sendo utilizadas em sala de aula e se possível conversar com o professor do aluno para entender melhor suas inquietações e dificuldades e a partir daí utilizar  uma metodologia e linguagem que venha de acordo com a necessidade do aprendente.

O reforço pode ser um divisor de águas que possibilita uma metodologia e  abordagem diferenciada no processo de ensino e aprendizagem.

Neste período de pandemia se aumenta a necessidade de um reforço escolar pois, por vezes o atendimento online não consegue tirar todas dúvidas.

O reforço escolar têm sido usado como um recurso para potencializar a aprendizagem dos alunos a preparação deste profissional também têm sido imprescindível, está preparação se dá através de cursos que o ajude a identificar prováveis causas e dificuldades dos alunos.

Existem pais que preferem que seus filhos tenham acompanhamento escolar a partir da infância, principalmente quando já existe um quadro de presença de síndromes neurológicas e de aprendizagem, para melhor contribuir com a assimilação da leitura, escrita e cálculos. Pode ocorrer que haja a necessidade do acompanhamento do psicopedagogo, todavia aprofundar seus conhecimentos contribuirá para ajudar a e identificar as dificuldades, saber utilizar uma metodogia diferenciada e contribuir com o sucesso na vida escola do aluno.

Portanto reforço escolar não é apenas necessário é agregador no processo de ensino e aprendizagem e contribui não apenas para o sucesso escolar mais também pessoal e profissional.

2 Comentários

  • Pena a maioria dos progenitores com responsabilidades parentais não estar minimamente alinhado ou com conhecimento dos programas escolares, numa total demissão da sua função primária de educadores… Tenho pena desta geração de progenitores em que a função de educar o futuro vem em último lugar… São duas gerações perdidas.

    Curtir