John Dewey

Nascido em 20 de outubro de 1859 em Burlington Vermont. Na infância teve o apoio de sua mãe em seus estudos, graduou-se na Universidade de Vermont, teve como interesse de estudos a psicologia, filosofia e pedagogia; participou do liberalismo britânico que hoje é chamado de liberalismo social e sua filosofia dá importância para o desenvolvimento individual e a auto realização.
Foi fundador da escola filosófica do pragmatismo. É representante do movimento de educação progressiva, defendia que o ensino realizado em sala de aula é eficaz quando associado a prática dos alunos, tornando possível a união da teoria e prática e que a aprendizagem ocorre a longo prazo e na troca de experiências. Tinha como objetivo a educação no sentido integral da criança.
Dewey dava importância a capacidade de pensar dos alunos e em fornecer oportunidade para realizar suas próprias descobertas e resolução de problemas. Para ele o pensamento não existe isolado da ação.
Suas ideias motivaram o movimento de educação no Brasil na década de 1930, as quais são valorizadas até hoje.
Ele defendia que cabe ao professor estimular e promover um ambiente favorável à aprendizagem.
John Dewey morreu em 1952 aos 92 anos, deixando um legado de muitas contribuições para a educação. Na teoria da escola nova o autor apresentou uma proposta onde o modelo de ensino e aprendizado deve ser focado no aluno e que seu conhecimento prévio deve ser valorizado.
Dewey pertence a tendência liberal renovadora progressiva, onde o papel da escola é adequar as necessidades individuais ao meio social. Os conteúdos são estabelecidos a partir das experiências vividas pelos alunos frente as situações problemas, e o método é a solução de problemas.
O professor é auxiliador no desenvolvimento livre da criança e a aprendizagem é baseada na motivação e estimulação do problema.
Frases de John Dewey:
“Cada pensador coloca alguma parcela de um mundo aparentemente estável em perigo, e ninguém pode totalmente prever o que vai emergir em seu lugar.”
“Os homens nunca usaram totalmente os poderes que possuem para promover o bem, porque esperam que algum poder externo faça o trabalho pelo qual são responsáveis.”
“Aprender? Certamente mas, primeiro, viver e aprender pela vida, na vida.”
“Aprendemos quando compartilhamos experiências.”
Referências Bibliográficas :
- John Dewey Teoria e Prática de Ensino. Dísponivel em: https://andragogiabrasil.com.br/john-dewey/
- John Dewey O pensador que pôs a prática em foco. Dísponivel em: https://novaescola.org.br/conteudo/1711/john-dewey-o-pensador-que-pos-a-pratica-em-foco
- Wikipédia. A Enciclopédia Livre. John Dewey. Dísponivel em : https://pt.wikipedia.org/wiki/John_Dewey#Filosofia_da_Educa%C3%A7%C3%A3o.
- Frases de John Dewey. Disponível em: https://www.frasesfamosas.com.br/frases-de/john-dewey/