jEAN-OVIDE DECROLY pARA ELE A ESCOLA DEVE SER CENTRADA NO ALUNO, PREPARANDO PARA VIVER EM SOCIEDADE

Nasceu em 1871, em Renaix, na Bélgica, seu pai era industrial e sua mãe foi professora de música. Estudou na Universidade de Gand. Iniciou sua vida acadêmica no curso de Ciências biológicas, manifestando grande interesse pelas investigações laboratoriais e posteriormente formou-se em Medicina em 1896.

Foi médico neuropsiquiatra, psicólogo e professor da cidade de Bruxelas

Embora indisciplinado na infância por não concordar com o autoritarismo em sala de aula e por vezes se comportar de forma rebelde, se tornou um pioneiro  no ensino onde  não há autoritarismo e a pressão da religião. Tinha como  ideia  globalizar e romper com a rigidez dos métodos escolares. Visualizava uma escola centrada no aluno e não no professor. Seu fundamento era que o aluno podia conduzir o próprio aprendizado e aprender a aprender, tendo como objetivo  educar as crianças para a vida através da vida, segundo Decroly o propósito fundamental da educação era aprender a viver com sucesso.

Para Decroly a criança necessita de :

  • Compreender a si mesma, suas necessidades, desejos e sonhos.
  • Conhecer seus órgãos e quais são as suas funções.
  • Identificar suas necessidades e ter autonomia para executá-las. 
  • Conhecer seus  hábitos  e como eles a defendem e a ajudam. 
  • Conhecer seus membros, suas habilidades motoras e quais são suas funções.
  • Compreender seus sentidos.
  • Entender porque sente fome, sede e frio.

Além do autoconhecimento, conhecer a natureza que a cerca, o ser humano, suas necessidades e como  administrar suas necessidades.

Decroly construiu a ideia dos centros de “interesses”. Os centros de interesses é uma metodologia de ensino onde se enfatiza as condições sociais, psicológicas e  fisiológicas do desenvolvimento infantil, para ele existem seis centros de interesses, os quais  devem ser decididos de acordo com as necessidades da criança e da sua integridade. Toda sua vida escolar deve ser voltadas para os centros:

  • A criança e a família.
  • A criança e a escola.
  • A criança e o mundo animal.
  • A criança e o mundo vegetal.
  • A criança e o mundo geográfico.
  • A criança e o universo.

Cada centro de interesse segue três etapas de aprendizagem: observação direta das coisas, associação das coisas observadas e a forma da criança se expressar os seus pensamentos por meio da linguagem, do desenho, das figuras e suas atividades  manuais.

Decroly, é um representante da tendência liberal Renovada Progressiva, onde o papel da escola é de adequar as necessidades individuais ao meio social, os conteúdos devem ser estabelecidos a partir das experiências vividas pelos alunos frene às situações problemas. o método deve se dá por meio de experiências e pesquisas de soluções de problemas. A relação do professor com o aluno ocorre dentro da visão onde o professor é auxiliador no desenvolvimento livre da criança, e a aprendizagem é baseada na motivação e na estimulação de problemas.

Frases de JEAN-OVIDE DECROLY

Convém que o trabalho das crianças não seja uma simples cópia; é necessário que seja realmente a expressão de seu pensamento

A criança tem espírito de observação; basta não matá-lo

– https://kdfrases.com/autor/ovide-decroly

„O meio natural é o verdadeiro material intuitivo capaz de estimular forças escondidas da criança“

Referências Bibliografias:

Ovide Decroly Disponível em: https://escolaeducação.com.br

Ovide Decroly O primeiro a Saber tratar o Saber de forma ùnica Disponível em: 

https://novaescola.org.br/conteudo/7227/ovide-decroly

A escola ideal Disponível em:                

http://pedagogia.tripod.com/infantil/declory1.htm

wikipédia enciclopédia livre – Jean-Ovide Decroly Disponível em:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jean-Ovide_Decroly

Frases e citações disponível em: – https://kdfrases.com/autor/ovide-decroly

Frases e citações disponível em:

https://citacoes.in/autores/ovide-decroly/