Nasceu em 1871, em Renaix, na Bélgica, seu pai era industrial e sua mãe foi professora de música. Estudou na Universidade de Gand. Iniciou sua vida acadêmica no curso de Ciências biológicas, manifestando grande interesse pelas investigações laboratoriais e posteriormente formou-se em Medicina em 1896.
Foi médico neuropsiquiatra, psicólogo e professor da cidade de Bruxelas
Embora indisciplinado na infância por não concordar com o autoritarismo em sala de aula e por vezes se comportar de forma rebelde, se tornou um pioneiro no ensino onde não há autoritarismo e a pressão da religião. Tinha como ideia globalizar e romper com a rigidez dos métodos escolares. Visualizava uma escola centrada no aluno e não no professor. Seu fundamento era que o aluno podia conduzir o próprio aprendizado e aprender a aprender, tendo como objetivo educar as crianças para a vida através da vida, segundo Decroly o propósito fundamental da educação era aprender a viver com sucesso.
Para Decroly a criança necessita de :
- Compreender a si mesma, suas necessidades, desejos e sonhos.
- Conhecer seus órgãos e quais são as suas funções.
- Identificar suas necessidades e ter autonomia para executá-las.
- Conhecer seus hábitos e como eles a defendem e a ajudam.
- Conhecer seus membros, suas habilidades motoras e quais são suas funções.
- Compreender seus sentidos.
- Entender porque sente fome, sede e frio.
Além do autoconhecimento, conhecer a natureza que a cerca, o ser humano, suas necessidades e como administrar suas necessidades.
Decroly construiu a ideia dos centros de “interesses”. Os centros de interesses é uma metodologia de ensino onde se enfatiza as condições sociais, psicológicas e fisiológicas do desenvolvimento infantil, para ele existem seis centros de interesses, os quais devem ser decididos de acordo com as necessidades da criança e da sua integridade. Toda sua vida escolar deve ser voltadas para os centros:
- A criança e a família.
- A criança e a escola.
- A criança e o mundo animal.
- A criança e o mundo vegetal.
- A criança e o mundo geográfico.
- A criança e o universo.
Cada centro de interesse segue três etapas de aprendizagem: observação direta das coisas, associação das coisas observadas e a forma da criança se expressar os seus pensamentos por meio da linguagem, do desenho, das figuras e suas atividades manuais.
Decroly, é um representante da tendência liberal Renovada Progressiva, onde o papel da escola é de adequar as necessidades individuais ao meio social, os conteúdos devem ser estabelecidos a partir das experiências vividas pelos alunos frene às situações problemas. o método deve se dá por meio de experiências e pesquisas de soluções de problemas. A relação do professor com o aluno ocorre dentro da visão onde o professor é auxiliador no desenvolvimento livre da criança, e a aprendizagem é baseada na motivação e na estimulação de problemas.
Frases de JEAN-OVIDE DECROLY
„O meio natural é o verdadeiro material intuitivo capaz de estimular forças escondidas da criança“
Referências Bibliografias:
Ovide Decroly Disponível em: https://escolaeducação.com.br
Ovide Decroly O primeiro a Saber tratar o Saber de forma ùnica Disponível em:
https://novaescola.org.br/conteudo/7227/ovide-decroly
A escola ideal Disponível em:
http://pedagogia.tripod.com/infantil/declory1.htm
Wikipédia enciclopédia livre – Jean-Ovide Decroly Disponível em:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Jean-Ovide_Decroly
Frases e citações disponível em: – https://kdfrases.com/autor/ovide-decroly
Frases e citações disponível em:
[…] Dicas de como trabalhar com o alfabeto na educação infantil e alfabetos disponiveis […]
[…] Acesse e obtenha seu planejador diário para sua melhor organização […]
Não conseguir controlar as emoções tem um agravante a mais. O descontrole financeiro. Muitas vezes depositamos nas compras nossas ansiedades,…
Pena a maioria dos progenitores com responsabilidades parentais não estar minimamente alinhado ou com conhecimento dos programas escolares, numa total…
Olha, ainda mais em tempos de quarentena, digo-te que duas simples atitudes funcionam bem para que eu possa espantar esta…