FRIEDRICH FROEBEL PAI DO JARDIM DE INFÂNCIA E DO BRINQUEDO PEDAGÓGICO

File:Frederick-Froebel-Bardeen.jpeg - Wikimedia Commons

Pedagogo Alemão, nascido em Oberweissbach, no ano de  1782, filho de pastor luterano Johann Jakob Froebel e de Jakobine Eleanore Hoffmann, teve sua infância marcada pela ausência da mãe que morreu quando ele tinha nove meses. Foi professor assistente de Pestalozzi na Suíça estudou filosofia, manifestou interesse pela arquitetura. Em 1837 criou o primeiro jardim de infância. Sua base religiosa foi inspiração para  suas teorias, tal como:

  • O aluno deve ser tratado com a consideração devida, pois ele representa filho de Deus;
  • O educador deve respeitar o aluno em toda sua integridade;
  • O professor deve ser o norteador da aprendizagem,  procurando facilitar o processo.
  • O professor deve ter o conhecimento do desenvolvimento humano em todas as suas etapas e estar habilitado para ajudar o aluno no processo do seu desenvolvimento.

Friedrich Froebel, considerou o início da infância como o princípio da formação do indivíduo, ele acreditava que as crianças são como sementes que precisam ser cultivadas. Foi criador do jardim de infância e suas técnicas até hoje são muito utilizada na educação infantil. Para ele através da brincadeira é possível promover o aprendizado, pois a criança se expressa através das atividades de percepção sensorial,  linguagem e do brinquedo.

Segundo Dewey (1959b, p.62 apud KISHIMOTO, 2007, p. 42): 

O reconhecimento, por parte de Froebel, da importância das aptidões inatas das crianças, sua carinhosa atenção para com elas e seu influxo para induzir os outros a estudá-las representam talvez a contribuição individual mais eficaz, na moderna teoria educacional, para o reconhecimento amplo da ideia do desenvolvimento.

Friebel, valorizou o uso do brinquedo, da atividade lúdica e a importância da família nas relações. Suas atividades eram planejadas com antecipação visando o melhor aproveitamento do tempo, procurando promover experiências capaz de levar os alunos  a desenvolver seu lado criativo,  acreditava que através da brincadeira é possível ensinar, aprender e mostrar o mundo para a criança; para ele o brincar potencializa a aprendizagem  e o desenvolvimento. Ele entende que o grande desafio da educação implica em levar o indivíduo a conhecer a si mesmo, viver em harmonia com a natureza e em união com Deus; é o que ele chamou de educação integral.

O objetivo da atividade infantil realizada no jardim de infância era tornar possível a realização de brincadeiras criativas, visando levar a criança a fazer suas próprias descobertas. 

Acreditava na ideia contemporânea do “aprender a aprender”, que para ele, a educação se desenvolve espontaneamente, pois quanto mais ativa é a mente da criança, mais ela é receptiva a novos conhecimentos. 

Ele desenvolveu brinquedos de fácil manipulação, mas com valor pedagógico, ele criava os brinquedos e dava para a criança e a partir das suas observações ele percebia que a criança realizava  ligações do mundo interno e externo.

É considerado o pai do brinquedo pedagógico. Em sua obra Pedagogia dos jardim-de-infância (1917), Froebel apresenta seus brinquedos criados para auxiliar a brincadeira infantil sem ferir seu desenvolvimento.

Seu propósito residia em guiar, orientar e cultivar nas
crianças sua tendências divinas, sua essência humana
através do jogo, das ocupações e das atividades livres,
tal como Deus faz com as plantas da natureza (ARCE,
2002, p.67)

File:Friedrich Fröbel- Construction kit- 1782-1852- SINA Facsimil-dhub.jpg  - Wikimedia Commons
Ele percebeu que o jogo só funciona se as regras são bem definidas e entendidas e que a presença do adulto na brincadeira é relevante quando este procura estimular ajudar e estimular.

Assim como a linguagem é a primeira forma de expressão social, o brinquedo é uma forma de auto-expressão. Dessa forma a teoria froebeliana determinou, segundo Almeida (1987), o jogo como fator decisivo para a educação infantil.

Principais teorias de Friedrich Froebel para a educação:

  • A educação deve ocorrer dentro de processo natural na evolução da criança.
  • O objetivo de ensinar não é colocar algo já elaborado dentro da criança,mais leva-la a realizar suas próprias descobertas.
  • O desenvolvimento deve ocorrer de forma espontânea.
  • Na educação infantil o brinquedo é fundamental.
  • O currículo das escolas devem ser formalizados tendo o interesse no desenvolvimento da criança.

Seus preceitos pedagógicos são formados na ideia de liberdade, e na consciência da necessidade de trabalhar e a produzir.

Frases de Friederich Froebel:

 A educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana, com todos os seus poderes funcionando com harmonia e completa, em relação à natureza e à sociedade. Além do mais, era o mesmo processo pelo qual a humanidade, como um todo, se elevando do plano animal e continuaria a se desenvolver até sua condição atual. Implica tanto a evolução individual quanto a universal.  – Friedrich Froebel

“A criança não deve ser iniciada em nenhum novo assunto enquanto não estiver madura para ele”,

Por meio da educação, a criança vai se reconhecer como membro vivo do todo. (Friedrich Froebel)

A brincadeira é uma atividade espiritual mais pura do homem neste estágio e, ao mesmo tempo, típica da vida humana enquanto um todo-da vida natural interna no homem e de todas as coisas. Ela dá alegria, liberdade, contentamento, descanso externo e interno, paz com o mundo… A criança que brinca sempre, com determinação auto-ativa, perseverança, esquecendo sua fadiga física, pode certamente torna-se um homem determinado, capaz de autosacrifício para a promoção do seu bem e de outros… Como sempre indicamos o brincar em qualquer tempo não é trivial, é altamente sério e de profunda significação. (Friedrich Froebel)

Referências Bibliográficas:

Friedrich Fröbel wikipédia a Enciclopédia Livre disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Friedrich_Fr%C3%B6bel#Principais_concep%C3%A7%C3%B5es_educacionais

Revista Prosa Verso e Arte https://www.revistaprosaversoearte.com/friedrich-froebel-pedagogo-alemao-criador-do-jardim-de-infancia/

Lina, uma criança exemplar! Friedrich Froebel e a pedagogia dos jardins-de-infância Alessandra Arce Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação.

TUDO FRASES Frases sobre educação infantil Disponível em: http://www.tudofrases.com/frases-sobre-educacao-infantil/

Fotos retiradas do Google para reutilização