RIDE – Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno

Copywrite (Derechos reservados) mariordo@aol.com

Conheça o Distrito Federal

Brasília, capital federal do Brasil, geograficamente localizada no planalto central, Centro oeste do país, nela está a sede do governo do Distrito Federal. Segundo o IBGE é a terceira cidade mais populosa do país. Brasília é também a quinta concentração urbana mais populosa do Brasil. Em sua construção seduziu vários imigrantes que estavam em procura de trabalho para manter suas famílias,  devido a isto se deu um número exagerado na população local e isto levou muitos entres eles a ocuparem o entorno do Distrito Federal e os municípios goianos, tais eventos promoveu uma situação de dificuldade quanto ao trânsito dessas famílias que se encontravam no entorno com a cidade de brasília .

Levando a existência de problemas de desigualdade socioeconômica entre o Distrito Federal e seu entorno. 

Em função da desorganização apresentada foi  necessário um estudo planejado para melhor organização que levou a criação da RIDE (  Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno), sendo assim uma região administrativa composta pelo Distrito Federal, por municípios de Goiás e Minas Gerais. A RIDE foi formada pela lei complementar nº 94/1998. Em 19  de fevereiro e regulamentada pelo Decreto nº 2.710 de 4 de agosto de 1998, e modificada pelo decreto nº 3.345 de 4 de maio de 2000. Segundo dados da companhia de Planejamento do Distrito Federal  (CODEPLAN), Brasília foi classificada como um local que possibilita mudança no aspecto de oportunidades, sendo classificada como uma metrópole nacional pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE).

Os objetivos principais da RIDE  foi :

  • promover o desenvolvimento econômico da região.
  • Construir um projeto vinculados a serviços públicos comuns a esses entes federados, gerando infraestrutura e emprego.
  • Saneamento básico.
  • Transporte.
  • Combate às diferenças sociais.

Inicialmente a RIDE era composta pelo DF e 19 municípios do Goiás e 2 de Minas Gerais, atualmente foi alterada pela lei complementar número 163, de 14 de Junho de 2018, foi incluída mais 12 municípios sendo 10 do estado do Goiás e 2 de  minas gerais. Desta forma ficou constituída pelo DF e mais 33 município, sendo 29 do Goiás e 4 de Minas Gerais.

Municípios que fazem parte da RIDE:

  1. Estado de Goiás: Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Alto Paraíso de Goiás, Alvorada do Norte, Barro Alto, Cabeceiras, Cavalcante, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Flores de Goiás, Formosa, Goianésia, Luziânia, Mimoso de Goiás, Niquelândia, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, São João d’Aliança, Simolândia, Valparaíso de Goiás, Vila Boa e Vila Propício;

b) Estado de Minas Gerais: Arinos, Buritis, Cabeceira Grande e Unaí.

Devido as mudanças ocasionadas pela necessidade de organização e planejamento, foi instituída a lei complementar nº 94/1998, a Ride/DF, com base na Constituição Federal, artigos 21, 43 e 48.

Regiões Administrativas do Distrito Federal: Gama. Plano Piloto, Taguatinga, Brazlândia, Sobradinho, Planaltina, Paranoá, Núcleo Bandeirante, Guará, Ceilândia, Cruzeiro, Samambaia, Santa Maria e são Sebastião, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Lago Sul, Lago Norte, Candangôlandia, Águas Claras, Riacho Fundo 2, Sudoeste- Octogonal, Varjão, Park Way, SCIA, Sobradinho II, jardim Botânico, Itapuã, SIA< Vicente Pires, Fercal, Sol Nascente- Por do Sol e Arniqueira.

Monumentos Históricos do Distrito Federal

Catetinho, Primeira residência oficial de Juscelino Kubitschek
Museu Vivo da memória Candanga
Praça dos Três Poderes
Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves
 Museu Nacional Honestino Guimarães,
Biblioteca Nacional do Distrito Federal
 Teatro Nacional Cláudio Santoro
Memorial dos Povos Indígenas,
 Museu de Artes de Brasília

Brasilia é um lugar encantador e todos os que desejam conhecer nossa cidade e sua cultura serão bem acolhidos por todos brasilienses, poderia mencionar os grandes nomes dos arquitetos as riquezas arquitetônicas existentes em nosso cidade além de todos os atributos que faz de Brasília um lugar com melhor qualidade de vida do país. Minha sincera homenagem.

Referência Biblíografica:

Brasília Enciclopédia Livre Wikipédia Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/Lcp94.htmhttps://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%B5es_administrativas_do_Distrito_Federal_(Brasil)

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos – LEI COMPLEMENTAR Nº 94, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998 Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/Lcp94.htm

A ÁREA DE INFLUÊNCIA DE BRASÍLIA E PROPOSTA DE AMPLIAÇÃO DA RIDE DO DF E ENTORNO – CODEPLAN Disponível em: /C:/Users/TORRE/Documents/Área-de-Influência-de-Brasília-e-Proposta-de-Ampliação-da-RIDE-do-DF-e-Entorno.

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. “RIDE-DF”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/ride.htm. Acesso em 14 de agosto de 2020

Governo do Distrito Federal – Cultura Disponível em: http://www.df.gov.br/cultura.

Obsrvação: Todas as fotos utilizadas para realização deste artigo foram retiradas do Google do “Direito de Uso” para reutilização.