Abraham Maslow

Abraham Maslow – Foi um psicólogo norte americano, conhecido pela teoria da hierarquia  das  necessidades humanas ou da pirâmide de   Maslow. É referência na área da psicologia humanista.

Nasceu em primeiro de Abril de 1908 no  Brooklyn, Nova York, EUA e veio a falecer em 8 de Junho de 1970.

Começou seus estudos em psicologia em  Cornell University, mas não se identificou e se afastou do curso, posteriormente, deu continuidade na University of Wisconsis, onde encontrou uma abordagem diferente em psicologia  e se tornou Ph.D em 1934.

Maslow, fundador da teoria humanista descreve sua pesquisa em uma ordem hierárquica das necessidades  humana.  Quando cada necessidade  é saciada surge uma nova necessidade, portanto este processo é sem fim e contínuo, desde o nascimento até a morte. 

Sua pesquisa foi de grande relevância para o estudo do desenvolvimento humano.

Ele define cinco categorias das necessidades humanas, sendo elas, fisiológicas, segurança, afeto, autoestima e autorrealização. Ele representou sua teoria em forma de pirâmide onde a base é formada pelas necessidades fisiológicas, as quais estão ligadas a segurança, pois garantem a sobrevivência.

Pirâmide de Maslow:

Para Maslow as necessidades fisiológicas são as mais importantes para os funcionários, pois garante o equilíbrio, possibilitando motivá-los e satisfazê-los. Quando essas necessidades não são supridas, a sensação de desconforto provocando reclamações, insatisfação no ambiente de trabalho, questionamentos, comportamento agressivo e sensação de insegurança.

A segurança corresponde a necessidade de se sentir seguro  diante da vida tal como ter um emprego, condições de suprir suas necessidades e de sua família, se sentir protegido de perigos como acidentes, desamparo, possíveis perdas, ter um emprego e estabilidade.

Afiliação corresponde às necessidades sociais, como família, amigos, comunidade e de se sentir inserido em um grupo.

As de Estima corresponde a necessidade de conquistar auto estima, reconhecimento, valorização, ser amado, ser aceito e realização pessoal.

As de autorrealização corresponde a necessidade de crescimento, autonomia, independência, estabilidade, reconhecimento profissional, se sentir produtivo e seguro quanto a realização de suas funções.

Segundo ele o indivíduo está sempre procurando superar cada degrau desta pirâmide,  pois se trata de uma necessidade humana.

A hierarquia das necessidades permite que cada indivíduo se questione e realize uma autoavaliação de si mesmo, buscando respostas e soluções para si e para coletividade.

Referência Bibliográfica:

Construção de um Instrumento para medida  de satisfação do trabalho Disponível em:

https://www.scielo.br/pdf/rae/v20n3/v20n3a05

Abraham Maslow – Enciclopédia livre- Disponível em:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Abraham_Maslow

Hierarquia de necessidades de Maslow

Enciclopédia Livre. Disponível em:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Hierarquia_de_necessidades_de_Maslow

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.