Alimento DIÁRIO

Se alimentar de forma saudável e adequada é um direito do ser humano, tanto quanto a promoção do que é necessário para que o indivíduo viva com dignidade. Cabe às políticas públicas, com planos e ações assegurar esse direito aos cidadãos.

Fornecer o fundamental para sustento das famílias em situação de vulnerabilidade é essencial, mas não podemos negar que a alimentação além de fornecer uma relação de necessidade que garanta uma vida mais saudável ela é responsável pela sensação de prazer que por vezes encontramos naquilo que não é trivial, tal como tortas, bolos, frios e outras guloseimas, contudo a alimentação têm o papel de oferecer ao organismo os nutrientes necessários para seu funcionamento adequado e quando estes são ingeridos o cérebro libera substâncias que proporciona a sensação de  prazer.

Mas quero chamar a atenção do leitor para uma necessidade que também é fundamental “se alimentar de conhecimento”.

Pode ocorrer que alguém considere desnecessário ler, se aprimorar em seu ramo de atuação, ou adquirir outros conhecimentos fora da tua área de trabalho, mas a realidade é que tal como a alimentação contribui para o bom desenvolvimento do corpo o conhecimento contribui para o bom desenvolvimento pessoal e profissional.

Os benefícios que ocorrem  quando mudamos os hábitos alimentares e abandonamos o sedentarismo passando a realizar atividades físicas, ocasiona uma melhora em nossa qualidade de vida. De tal forma algumas mudanças  podem  contribuir para que essa qualidade se estenda para todas as outras esferas da vida; entre elas podemos citar: a leitura de livros, procurando sempre assunto relevantes.

Entretanto segundo pesquisas realizadas na instituição pró-livro 44% dos brasileiros não possui o hábito da leitura, sabe-se que  a falta desta atividade contribui de forma desfavorável para o desenvolvimento pessoal e crescimento profissional. 

 Nas escolas é possível perceber, as dificuldades decorrentes da falta da leitura; essas  dificuldades se percebe nas dificuldades  aprendizagem, na má interpretação de textos, na ausência de um vocabulário adequado, dificuldade na escrita entre outros.

Segundo pesquisa do PISA 2018/OCDE

O Brasil no PISA 2018. Arte: Desafios da Educação.

Em leitura (57º lugar), atingiu 413 pontos – seis a mais que em 2015. A média da OCDE é de 487.

Em matemática (70º), o país subiu para 384 – sete pontos a mais que o resultado anterior. Na OCDE, a média em 2018 foi de 489.

Em ciências (64º), o indicador brasileiro foi de 404 pontos – três a mais que em 2015. A média da OCDE é de 489.

Participaram das prova cerca de 10,7 mil estudantes brasileiros de 638 escolas. Só dois a cada 100 alunos atingiram os melhores desempenhos em pelo menos uma das disciplinas avaliadas.

Perceba a carência da construção deste hábito.

Visando estimular nossos leitores destacamos alguns benefícios alcançados pela leitura:

  • Contribui para o  conhecimento.
  • favorece seu desempenho pessoal e profissional
  • Possibilita uma melhor escrita.
  • Previne o Alzheimer.
  • Melhora a atividade cerebral.
  • Amplia o vocabulário.
  • Estimula a aprendizagem.
  • Melhora o desempenho escolar.
  • Ajuda na interpretação de textos.
  • Contribui para o mercado de trabalho. 
  • Facilita na construção de redação.

Comece lendo ainda que seja um texto ou uma mensagem por dia, escreva em uma folha ou faça um cartaz bonito e chamativo fazendo uma chamada para a ação. Escreve nele Alimento Diário a leitura.

Para facilitar a empreitada, crie um foco, escolha um assunto do seu interesse ou que você se identifique, tal como se senti prazer na alimentação a leitura pode ser um fornecedor de prazer e estímulo.

Ler é alimentar-se do conhecimento. Escrever é tornar outros aptos a receber seus nutrientes.

Hadassa Queimener

Referência Bibliográfica:

Referência Bibliográfica:

O que os dados do PISA 2018 dizem sobre a educação no Brasil Dísponivel em: https://desafiosdaeducacao.grupoa.com.br/pisa-2018-educacao-brasil/#:~:text=O%

44% da população não pratica o hábito da leitura  

aniel Amaro Disponível em: