construindo Valores na educação INFANTIL

Sabemos que o desenvolvimento do indivíduo começa a partir da infância;  ainda muito cedo podemos cultivar nas crianças aquilo que é primordial, como caráter, valores e princípios, durante este processo a criança desenvolve habilidades, equilíbrio e adequação para o convívio em sociedade. Segundo Piaget a criança se desenvolve construindo e desconstruindo dentro do processo de assimilação e acomodação, sendo assim  a partir do momento em que o indivíduo incorpora um novo conhecimento  ocorre mudanças em meio ao conflito do antigo com o novo se transformando em algo sólido por meio da acomodação.

Para Piaget a aprendizagem é individual e o papel do professor é ser intermediário entre os conteúdos e as atividades. Para  Vygotsky, o professor é figura essencial do saber por representar um elo intermediário entre o aluno e o conhecimento. Para Wallon o professor, dentro da sala de aula, é o principal mediador do processo ensino-aprendizagem, portanto o professor inspira, e é inspirado pelo alunos. Wallon 91971, p. 91).

Mediante a abordagem é possível entender a importância do ambiente e da ação do professor como mediador.

No início da infância, explorar o ambiente é uma das maneiras mais poderosas que a criança tem (ou deveria ter) à disposição para aprender

É bem verdade que educar não é fácil, em função disto é necessário o vínculo professor e família, a partir daí podemos construir ferramentas para a aprendizagem dos pequenos. 

Amor próprio, respeito, gratidão, consideração, bondade, colaboração, coragem, entre outros podem ser aprendidos.

Trouxemos aqui algumas dicas para trabalhar valores na educação infantil:

  1. Evite comparações, sem dúvida nenhuma ser comparado não contribui com a autoestima de ninguém.
  2.  Evite gritos, não se trata do aumento do volume da voz, mas sim de ser agressivo em meio a uma correção, principalmente se houver palavras pejorativas.
  3. Evite situações onde você expõe as dificuldades da criança para os colegas.
  4. Elogie mais. Entenda que todos nós somos bons em algo e em outras coisas temos  mais  dificuldades, assim sendo procure chamar a atenção para seus pontos fortes, e faça que eles também perceba suas suas habilidades, isso contribuirá para identificarem que possuem qualidades e a construir aceitação e amor próprio.
  5. Chame a atenção para aquilo que a criança  tem de bom e as valorize. 
  6. Crie situações que os faça entender que todos são inteligentes.

Além de trabalhar a autoestima essas atividades contribuirão para inserir os conceitos de valores.

Happy kids at elementary school

Na escola

  1. Realize um  plano de aula onde as atividades propostas esteja inserido nas atividades que será  realizado durante toda a semana ( ou mais caso caiba dentro daquilo que já foi projetado para suas aulas), No primeiro dia faça uma atividade lúdica onde você possa inserir o assunto. ( Se preferir leia um texto onde reflete a presença de ações com base em valores).
  2. Promova atividades as quais se torne necessário a participação de todos, se possível onde cada um tenha uma função. Obs. : Depois reflita com eles que só foi possível a realização das atividades porque cada um fez seu papel, mostrando que todos somos necessários e importantes para que  ocorra o sucesso. Para isso houve colaboração, respeito, dedicação, planejamento e amizade.
  3. Dê um exemplo de injustiça ( dentro da faixa etária da turma, para melhor entendimento ) provoque a indignação e depois os leve a identificar que por vezes também temos comportamentos injusto, assim sendo, devemos refletir sobre nossas ações. Nesse momento você trabalha o julgamento, a empatia pelo outro, saber ouvir, saber esperar e perdoar, pois todos erramos.
  4. Dinâmica com caixa lúdica Faça uma roda onde todos sente-se no chão,  apresente uma caixa onde dentro dela deve haver fichas com o nome de cada valor que você pretende trabalhar com os alunos ( respeito, confiança, amor, solidariedade, amizade, tolerância, etc), cante uma canção junto com o grupo e passe a caixa de um a um durante a canção, assim que parar a música quem ficou com a caixa deve tirar uma ficha de dentro, suponhamos que a palavra é gratidão, interaja com o grupo o que é ser grato? Vocês gostam quando as pessoas são gratas quando você faz um favor? Porque é importante ser grato? Vocês costumam agradecer a mamãe ao papai a vovó? Mostre que demonstrar gratidão é uma forma de mostrar afeição e que da mesma maneira como gostamos que as pessoas  demonstre consideração pelo que fazemos é necessário que façamos o mesmo. Obs: sempre faça a relação do dar e receber para que haja compreensão sobre a importância dos valores nos relacionamentos. Esta atividade pode ser utilizada para trabalhar todos os valores.
  5. Exponha as crianças ao que é diferente de forma lúdica e respeitosa, utilize jogos, dinâmicas e atividades em grupo, pois a pratica de se relacionar é que irá fortalecer os conceitos dos valores que serão construídos.
  6. Mostre que o respeito à diversidade é fundamental para a relação. dê exemplo da própria sala de aula onde todos são diferentes, mas todos merecem consideração.
  7. Crie brincadeiras que estimulem a interação. Peça aos alunos para dar novas ideias para atividade em sala, isto irá contribuir para sentirem que fazem parte do processo.
  8. Proponha para eles  encontrar uma solução para uma situação problema. ( essa situação deve ser comportamental Ex: O colega quebrou a garrafa da aluna o que devemos fazer?) Esta colocação servirá para identificar a pressa em penalizar os maus feitos alheios que todos nós temos. Trabalhe, discuta, proponha, os escute, aceite alguns argumentos, mais sempre norteando para que eles identifiquem a presença do julgamento precipitado e por conta disto devemos saber ouvir, se colocar no lugar do outro e não se precipitar no julgamento e nas ações.
  9. Realize um mural sobre os valores que estão estudando, peça que eles tragam de casa imagens que inspire o exercício dos valores aprendidos em sala.
  10. Trabalhe com textos  Os temas podem ser diversos      tais como liberdade, respeito, amor, perdão, justiça, liberdade, igualdade, bondade. Em cada história mostre como o personagem teve uma atitude que embora difícil foi a mais correta ( faça relação da leitura com um valor ensinado).
  11. Promova um debate para que eles mencione como eles estão exercitando os valores aprendidos. Ex: estão respeitando os mais velhos, respeito aos horários, ajudam a mamãe a realizar a organização da casa.
  12. Os orientem a fazer as escolhas certas, lembre-se toda atitude, traz consequências.
  13. Caixa das Diferenças Essa caixa não têm o mesmo objetivo da outra do exemplo acima, pois a finalidade é diferente. Lembrando que ao se trabalhar em educação infantil todas as caixas devem ser confeccionada de forma pedagógica a diferença desta é que nela deve conter várias figuras ou vários bonecos sendo eles com particularidade que indiquem uma necessidade especial ou um aspecto que demonstra uma diferença, pode ser uns grandes outros pequenos, a ideia é que  sejam distintos um do outro. Obs: Na escola em  que trabalhei, os bonecos já foram confeccionados com a finalidade proposta, caso haja dificuldade de assim realizar pode-se utilizar imagens, se for confeccionar os bonecos não se esqueçam que o rostinho deve ter uma aparência feliz. A ideia é trabalhar as diferenças mostrando que todos nós somos diferentes, e todos merecem serem respeitados e amados; e cada um independente das diferenças que possui deve se aceitar, se amar e ser feliz exatamente como é.
  14. Após os recursos em mãos realize uma roda e apresente os bonecos ( ou imagens) dê nome para cada boneco ( ou figura) e diga o nome dele e fale sobre  suas particularidades.

Permita que os alunos peguem nas bonecas ( ou imagens), e realize brincadeiras, sempre conduzindo para a compreensão desejada.