Resgate de valores

Vivemos em um momento onde é possível ver  ações que deixam muito a desejar e isso acaba nos trazendo um sentimento de frustração, dentro dessa constatação é possível perceber que ao longo do tempo foi perdido valores e princípios que norteiam o comportamento humano.

O respeito a aceitação e a tolerância são aspectos fundamentais para uma sociedade justa e harmônica e isso somente ocorre quando existe a mudança de paradigmas e a construção de uma mentalidade norteada por novos conceitos.

Quais as contribuições que temos dado para fazer do mundo um lugar melhor? Pode ocorrer que ao ler esse trecho, você considere pretensão olhar com uma ótica mundial, mas o objetivo aqui é o entendimento da responsabilidade individuais,  pois a  mudança do mundo começa na minha e na sua casa e passa a repercutir na comunidade onde  moramos, nos ambientes onde  passamos até chegar no maior número de pessoas possíveis, a partir deste pensamento é possível  novas mudanças.

Mas não pretendo  utilizar de utopia, o objetivo presente é levar a reflexão para que cada um possa pensar em como resgatar os valores para si e para a  sociedade e isso se dá com pequenas atitudes.

Nossos valores norteiam nossas ações, fornecendo resultados por vezes negativos e por vezes positivos, eles nada mais são do que o reflexo do que pensamos e acreditamos.

Seja um influenciador onde passar, a quem diga: “ Quem com ferro fere com ferro a de ser  ferido” hoje o convite é  para pensarmos e realizarmos a partir de um novo olhar. A construção de um novo olhar se dá  a partir de um novo pensar, o pensar pode ser “O pensamento positivo pode vir naturalmente para alguns, mas também pode ser aprendido e cultivado, mude seus pensamentos e você mudará seu mundo Norman VINCENT PEALE”.na bíblia encontramos um texto que diz assim “Tudo que o homem semear, isso também ceifará” Gálatas 6: 5-10, este texto fala sobre semear e colher e que há tempo determinado para ambas as coisas.

Sabemos que o desenvolvimento do indivíduo, se dá na infância é nesse momento que a criança começa a ter acesso às informações que servirão como ferramenta para que seja construído seus valores e princípios  os quais contribuirá para a formação do seu  caráter, além de contribuir  em como lidar com as  adversidades e conviver em sociedade.

Pensar em mudanças significativas nos remete a ideia de não apenas mudar por nós mesmo, mais mudarmos para contribuir  com o outro.

Ajudar a inserir  valores na formação  da criança é um dos meios para a construção de um mundo melhor. Portanto, a ideia é não procurar referências é ser referência, é ter em si, o que o que consideramos importante encontrar no outro .

Ser formador de opinião, contribuirá para essas mudanças; entre elas podemos citar: compreender e respeitar as regras de boa convivência, interagir com os outros sem desrespeitar a opinião, ser flexível para resolver problemas, estar disposto a trabalhar em grupo, entender as diferenças que fazem parte de cada um respeitando-as, exercendo amizade, coragem, cortesia, generosidade, gratidão, honestidade e lealdade. Ufa! sei que são muitos os valores a serem avaliados e aprendidos, mas a execução de cada um deles requer um exercício diário, pois são apreendidos dia a dia.

Quanto a construção de valores na infância a conduta de cada indivíduo resultará em filhos, alunos e seres humanos  mais  equilibrados e felizes