Carl Roger e o compromisso com a Aprendizagem

Carl Ransom Rogers

Nasceu em 8 de janeiro de 1902 em Oak Park,cidade localizada no estado americano de Illinois, no Condado de Cook, foi psicólogo atuante na terceira força da psicologia e desenvolvedor da abordagem centrada na pessoa. Seu trabalho dentro da psicologia, garantiu a ele o prêmio da Associação Americana de psicologia, além de se tornar presidente da mesma em 1958. Suas ideias trouxe uma contribuição às concepções e práticas dominantes nos consultórios e nas escolas.

Sua terapia se define como não diretiva e centrada no cliente, para ele o terapeuta era apenas um facilitador do processo. Seu método correspondia à ideia que ele tinha da natureza humana. Considerava que cada pessoa poderia se reconstruir e ser capaz de resolver seus próprios problemas. Como terapeuta preferia levar o cliente (paciente) a agir de uma forma autônoma e resolver suas próprias questões o levando a visualizar seu próprio potencial do que mostrar para ele a resolução de seus questionamentos. Rogers preferia se referir aos pacientes como cliente.

A condição defendida por Rogers se refere como facilitador, no relacionamento entre o psicoterapeuta e o cliente, as quais são a consideração positiva incondicional; a empatia e a congruência; ou seja, considerar e respeitar a pessoa tal como ela é. Empatia é ter a capacidade de se colocar no lugar do outro e ver suas dificuldades a partir da sua ótica, e construir laços de identificação com o paciente.

Sua formação foi dominada pelo empirismo de John Dewey e pelos princípios teológicos do liberalismo protestante defendidos, especialmente por Paul Tllich que enfatizava a dimensão interior da experiência religiosa.

Segundo Call Rogers:

O professor que for capaz de acolher e de aceitar os alunos com calor, de testemunhar-lhes uma estima sem reserva, e de partilhar com compreensão e sinceridade os sentimentos de temor, de expectativa quando de seu primeiro contato com os novos materiais, este professor contribuirá amplamente para criar as condições de uma aprendizagem autêntica e verdadeira.

Valorização, aceitação e confiança constituem um segundo grupo de atitudes positivas descrita por ele, pois acreditava que tais praticas facilitam o processo de aprendizagem possuem uma atitude de valorizar o conhecimento que o aluno já possui, reconhece seus sentimentos, respeita suas dificuldades, possui empatia, pelo aprendente, visualiza nele seu potencial e passa para ele positividade e credibilidade, desenvolvendo nele confiança e autoestima.

Ele acreditava que quando quem ensina têm a capacidade de compreender de forma autêntica, sendo capaz de expressar sensibilidade e compreensão acerca dos sentimentos do aluno, proporciona seu desenvolvimento que resulta em sucesso acadêmico e pessoal.

Ao expor suas ideias ele tinha consciência das dificuldade que há em solicitar que os professores tivessem tal postura, pois segundo ele significa estar além de possuir os melhores recursos ou o ambiente mais estruturado, significa em estar comprometido com o desenvolvimento do seu aprendente e em tornar a sua aprendizagem em algo significativo.

Diante disso a postura dele quanto terapeuta e professor e de realizar um trabalho efetivo tornando seus alunos e clientes em uma pessoa funcional.

Tornando assim pessoas saudáveis e capazes de serem pessoas produtivas de forma autônoma.

Frases de Carl Rogers:

“Quanto mais um indivíduo é compreendido e aceito, maior tendência tem para abandonar as falsas defesas que empregou para enfrentar a vida e para progredir num caminho construtivo”.

“Por aprendizagem significativa, entendo, aquilo que provoca profunda modificação no indivíduo. Ela é penetrante, e não se limita a um aumento de conhecimento, mas abrange todas as parcelas de sua existência.”

“Não podemos mudar, não nos podemos afastar do que somos enquanto não aceitamos profundamente o que somos.”

“Ser empático é ver o mundo com os olhos do outro e não ver o nosso mundo refletido nos olhos dele.”

Referências Bibliográficas:

Carls Rogers Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Carl_Rogers

Frases de Carls Rogers Disponível em: https://www.pensador.com/frases_de_carl_rogers/

Tornar-se Pessoa Carl Rogers Disponível em: https://drive.google.com/drive/search?q=type:pdf