Burrhus Frederic Skinner

Skinner, nasceu em 20 de março, em 1904, na cidade de Susquehanna na Pensilvânia, Estados Unidos. Graduou-se em Psicologia em 1930 e terminou seu doutorado em 1931. Filho de um advogado e uma dona de casa. Estudioso e amante do conhecimento, seu primeiro interesse como pesquisador foi estudar o comportamento dos animais, concluiu o 2º grau em 1904 na cidade de Susquehanna, no mesmo ano entrou na universidade de Hamilton College, Graduou-se em literatura inglesa e línguas Românicas; decidiu ser escritor, mas percebeu que não se identificava o bastante para seguir carreira.

Em 1928 decidiu fazer uma Pós Graduação, em Psicologia. Conquistou os títulos de Mestrado e Doutorado; após tais conquistas permaneceu  em Harvard.

Skinner teve como base para  sua teoria a  observação e análise no comportamento humano,  onde identificou o processo de aprendizagem tendo como ponto relevantes o reforço positivo ( recompensa) e exclusão de reforços negativos (Castigos). Através das observações desenvolveu técnicas diferenciadas para o trabalho em na sala de aula.

O conceito da teoria de Skinner é o de condicionamento operante, acrescentada a teoria do cientista Russo  Ivan Pavlov, que se refere a noção do reflexo condicionado. Ambos conceitos estão ligados à fisiologia do organismo.

Skinner lança as bases de ensino programado:

  • Um comportamento novo é de facilmente aprendido, se o sujeito emite resposta a ele, e não simplesmente se expõe a estímulos.
  • Um comportamento novo é melhor absorvido se houver reforços apropriados.
  • Para ensinar, o conteúdo deve ser explorado, de acordo com as particularidades de cada aluno levando sempre em consideração suas dificuldades.
  • O processo de ensino e aprendizagem deve sempre procurar abranger as dificuldades de cada aluno.

Frases de Skinner

“A educação é aquilo que sobrevive depois que tudo o que aprendemos foi esquecido.”

“Não considere nenhuma prática como imutável. Mude e esteja pronto a mudar novamente. Não aceite verdade eterna. Experimente.”

“A ciência é uma disposição de aceitar os fatos mesmo quando eles são opostos aos desejos.”

“O verdadeiro problema não é se as máquinas pensam,mas se os humanos o fazem.”

“O conceito de mente é uma invenção humana e não uma descoberta.”

“Os principais problemas enfrentados hoje pelo mundo só poderão ser resolvidos se melhorarmos nossa compreensão do comportamento humano.”

“Seja inato ou adquirido, o comportamento é selecionado por suas consequências”

Referências Bibliográficas

  • Burrhus Frederic Skinner, Dísponivel em:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Burrhus_Frederic_Skinner