A contribuição do Cinema e do Teatro para Ensinar as Crianças a lidarem com as Diferenças

O Cinema e o teatro são ótimos lazeres para qualquer pessoa independentemente da idade. Na infância ambos fornecem a criança a incrível experiência de vivenciar expressões, movimentos e emoções sob a ótica da interpretação.

Além de colaborar na construção do entendimento quanto as relações sociais, linguagem corporal, formação de conceitos, aprendizagem de novas culturas criatividade, senso crítico e o vocabulário.

Depois de algum tempo trabalhando com crianças percebi como é importante ensinar os pequenos a não apenas conviver com as particularidades de cada um, mas também a respeita-las. A construção dessa consciência se dá a longo prazo, pois ocorre a partir de se colocar no lugar do outro, respeitando as limitações de cada um.

Podemos ensinar o respeito a partir de nós mesmos; todavia levar a criança a conhecer e entender as limitações do outro será mais eficaz para o entendimento.

O teatro e o cinema são ótimas ferramentas para que a criança tenha a oportunidade de ampliar seu conhecimento sobre o mundo, e as diversidades que ocorrem na sociedade, possibilitando desenvolver o senso crítico, valores e conceitos.

OBS: Entendemos que diversidades diz respeito a diversas esferas, mas aqui nos concentramos nas diferenças acerca das limitações do indivíduo.

 Apresentamos algumas dicas de filmes que contribuem para ampliar o conhecimento sobre algumas limitações.

  1. Amargo Regresso – Em 1968. Bod Hyde, um oficial do exe´rcito americano, embarca para o Vietnã. Sally, sua mulher, vai trabalhar em um hospital de veteranos e lá se apaixona por Luke Martin, um soldado que ficou paraplégico na guerra do Vietnã. A trama se desenvolve até que, quando a verdade revelada, as consequência se tornam dramáticas para todos os envolvidos.
  2. O Homem Elefante– John Merrick nasceu desfigurado e parecia estar condenado a uma triste existência como atração de um show de aberrações. Porém, um cirurgião londrino o introduziu à sociedade. Apesar de suas dolorosas experiências, Merrick é gentil e inteligente e se torna convidado frequente nos salões vitorianos, mas precisa cobrir totalmente as feições deformadas.
  3. Filhos do silencio – James Leeds é um professor de linguagem de sinais recém-contratado em uma escola para surdos, onde conhece a jovem misteriosa Sarah Norman, uma antiga aluna da escola. À medida que se aproxima para tentar ajudá-la, James se apaixona por ela.
  4. Sob Suspeita – O mafioso Jack DiNorscio é preso sob a acusação de tráfico de drogas. Ele se recusa a testemunhar contra seus antigos companheiros da família Lucchesi, pois não quer dedurar amigos que tanto ama. Quando um promotor ambicioso o traz de volta ao tribunal, ele próprio decide se defender, sem a ajuda de um advogado. Isso é inicialmente visto com descrença, mas a sua marcante presença e seu conhecimento da lei podem mudar o rumo do julgamento.
  5. .  Uma lição de Amor – Sam Dawson, um pai com problemas mentais que toma conta de sua filha Lucy com a ajuda de um grupo de amigos. Quando Lucy faz sete anos e começa a ultrapassar seu pai intelectualmente, o seu vínculo é ameaçado quando sua vida nada convencional chama a atenção de uma assistente social que quer que Lucy seja colocada em um orfanato.
  6. A menina e o Cavalo –  Márcia adia o casamento, indo repousar, junto com o noivo Beto, na fazenda da família. Lá, sua madrasta sente-se atraída pelo rapaz. É quando a moça reencontra seu cavalo de estimação e passa a viver momentos sensuais com o animal
  7. Autismo o musical – Originado em Los Angeles, “Autismo: O Musical” é um documentário do ano de 2007 que segue a vida de cinco crianças autistas escritoras e apresentadoras de seu próprio musical. O filme também segue os pais delas e revela suas lutas e desafios para educar as crianças autistas, incluindo pais conhecidos como Rosanne Katon-Walden, ex-modelo da Playboy, e o músico Steve Stills, da banda Crosby, Stills e Nash.
  8. Experimentando a Vida – Aos 28 anos e autista, Molly precisa se mudar para a casa de seu irmão, Buck, que mal conhece, porque a instituição onde vive será fechada. Ela é, então, submetida a uma cirurgia experimental que a livra do autismo, mas não dos problemas emocionais.
  9. Meu Amargo Pesadelo– Quatro amigos decidem deixar a cidade em busca de um contato com a natureza. Eles pegam uma canoa e começam a descer as corredeiras de um rio na Geórgia, sem imaginar que a aventura pode virar um verdadeiro pesadelo.
  10. Um certo olhar – Enquanto eles tentam lidar com suas perdas de diferentes maneiras, Alex se envolve com a vizinha de Linda e experimenta uma profunda cadeia de emoções. Um Certo Olhar é um filme sobre confiança, aceitação e o poder da amizade nas mais diversas formas.
  11. Meu filho, meu mundo – É um filme emocionante e comovente baseado no amor e persistência que transforma a vida de uma família, pois conta a história de uma família que começa a notar traços diferentes em seu filho comparado a outras crianças, como, resistência a afeto.
  12. Meu nome é Radio – Em uma cidade racialmente dividida, o treinador Jones encontra um estudante deficiente mental chamado Rádio e é inspirado a fazer amizade com ele. Logo, Rádio é o fiel assistente de Jones e o diretor Daniels observa que a autoconfiança de Rádio aumentou. Porém as coisas começam a piorar quando Jones começa a ter reclamações dos fãs, que sentem que a sua devoção por Rádio está atrapalhando a sua busca por uma vitória no campeonato.
  13. Uma Lição de Amor – Sam Dawson, um pai com problemas mentais que toma conta de sua filha Lucy com a ajuda de um grupo de amigos. Quando Lucy faz sete anos e começa a ultrapassar seu pai intelectualmente, o seu vínculo é ameaçado quando sua vida nada convencional chama a atenção de uma assistente social que quer que Lucy seja colocada em um orfanato.
  14. Quando só o coração vê – Uma jovem cega faz amizade com um homem negro e os dois ficam cada vez mais próximos, apesar das objeções da mãe da moça, que acha que qualquer homem só se aproximaria dela para se aproveitar.
  15. Perfume de Mulher – Frank é um militar aposentado, cego e impossível de se conviver junto. Sua sobrinha contrata Charlie para cuidar dele no dia de Ação de Graças. Charlie aceita o trabalho para poder pagar por uma viagem de volta para casa no Natal, porém eles não contavam com a ideia de Frank em passar o dia em Nova York.
  16. Música do coração – “Música no Coração” é um musical romântico, baseada numa história verídica, cuja banda sonora tem vido a ser cantarolada ao longo dos anos (quem não conhece “Do, a deer, a female deer; Re, a drop of golden sun…”).
  17. Academia de Gênios – O professor universitário Jerry Hathaway trabalha secretamente para a CIA. Ele convida o jovem prodígio Mitch para a faculdade. Chris é outro aluno, um gênio que só quer saber de festas e trotes com equipamentos de alta tecnologia. Os jovens acreditam estar trabalhando em um projeto para a aula, mas o professor os está usando para criar uma perigosa arma de laser para o governo. Kent, o assistente bajulador do professor fica irritado quando Mitch passa a liderar o projeto.
  18. O Céu de Outubro – John Hickam é um mineiro que ama o seu trabalho e espera que seus filhos, Jim e Homer, sigam os seus passos. Porém, Jim ganha um bolsa de estudos para jogar futebol americano e Homer desperta o interesse em ciências ao saber que os russos colocaram um satélite em órbita. Com a ajuda de amigos e o apoio de uma professora, Homer dá início a um projeto que irá mudar sua vida para sempre.
  19. O Som do Coração – Evan, um músico talentoso, foge do orfanato e vai a Nova York em busca de seus pais. Em sua procura, ele encontra Wizard, um sem-teto que vive em um teatro abandonado. Depois de descobrir seu talento, Wizard dá ao garoto o nome de August Rush e traça um plano para lucrar às custas dele. Evan não tem a menor ideia que seus pais, Lyla e Louis, também estão procurando por ele.
  20. Uma Mente Brilhante – John Forbes Nash Jr. é reconhecido como gênio da matemática aos 21 anos. Cedo, casa-se com uma bela mulher, mas logo começa a dar sinais de esquizofrenia. Após anos de luta contra a doença, ele acaba ganhando o prêmio Nobel.

Assista a “Diversidade em pílulas: o teatro valorizando as diferenças” no YouTube