Mas o que é perdoar?
Segundo o Dicionário online perdoar é não cobrar uma dívida; relevar os erros de alguém, desculpar; perdoar os débitos, Na etimologia ( origem da palavra perdoar). Do latim perdonare que significa ação de perdoar.
Para o Código Penal Brasileiro no artigo 121, parágrafo 5º “ Na hipótese de homicídio culposo, o juiz poderá deixar de aplicar a pena, se as consequências da infração atingirem o próprio agente de forma tão grave que a sanção penal se torne desnecessária”.
Na bíblia perdoar é abrir mão é liberação, é aliviar do peso. Jesus deixou o exemplo perdoando a todos pelos seus pecados e tomando sobre si todas as falhas cometidas pela humanidade.
O que diz a medicina?
No corpo, perdoar significa diminuir a quantidade de hormônios de estresse e de desgaste emocional como o cortisol.
Segundo o Instituto de Pesquisas Proctológicas e Bioenergéticas, pesquisas e estudos vêm comprovando os benefícios, tanto mentais quanto físicos, do ato de perdoar.
O que diz a psicologia?
Quem não perdoa fica com uma ferida, que libera o tempo todo hormônios do estresse que prejudicam o coração. Segundo o psiquiatra Daniel Barros, existem dois tipos de perdão, o racional e o emocional. O racional diminui a carga negativa, mas é o perdão emocional que promove bem-estar para o corpo e melhora a saúde do coração.
A ausência do perdão traz desequilíbrio das emoções podendo afetar as funções dos órgãos.
Segundo Augusto Cury médico, psiquiatra, psicoterapeuta e escritor brasileiro a primeira pessoa a se beneficiar com o perdão não é o perdoado e sim quem perdoa. Segundo ele não adiante vivermos nos mais belos palácios e nos mantermos presos no cárcere das emoções.
A ausência do perdão desencoraja os relacionamentos e destrói alianças significativas. Perdoar é uma forma de autoconhecimento e superação, quem perdoa desvincula de sentimentos ruins e de amarras que por vezes impedem que a vida ande para frente.
Em geral as pessoas pensam que perdoar é um presente dado ao ofensor, mais na verdade perdoar é um presente dado a si próprio, quando realizamos tal proeza possibilitamos leveza a nossa vida.
A vida por si só já traz seu peso, pelos problemas diários, os conflitos sociais, as adversidades que ocorrem com pessoas que amamos, além dá mídia e da pressão que ocorre devido aos compromissos que temos. O ideal é liberar todo peso desnecessário, perdoar é uma ferramenta que traz paz e leveza.
Referências Bibliográficas
A CURA PELO PERDÃO https://www.ippb.org.br/textos/especiais/mythos-editora/a-cura-pelo-Postado em Mythos Editora
PSICOLOGIA DO PERDÃO segredo.com.br/psicologia-do-perdao-importancia-de-perdoar-para-seguir-em-frente/
[…] Dicas de como trabalhar com o alfabeto na educação infantil e alfabetos disponiveis […]
[…] Acesse e obtenha seu planejador diário para sua melhor organização […]
Não conseguir controlar as emoções tem um agravante a mais. O descontrole financeiro. Muitas vezes depositamos nas compras nossas ansiedades,…
Pena a maioria dos progenitores com responsabilidades parentais não estar minimamente alinhado ou com conhecimento dos programas escolares, numa total…
Olha, ainda mais em tempos de quarentena, digo-te que duas simples atitudes funcionam bem para que eu possa espantar esta…