Conflitos e Estratégias

Saber lidar com as dificuldades é fundamental para as nossas vidas. Em momento de crise mais ainda, seja na vida pessoal, profissional, familiar, sempre teremos que traçar estratégias para lidar com os conflitos. Por vezes o motivo é não transparecer inseguranças, tanto para proteger o emocional dos nossos filhos, alunos ou manter uma boa relação no ambiente de trabalho.

O fato é que nunca estaremos cem por cento na vida, pois sempre ela vai se encarregar de nos propor desafios os quais serão inevitáveis. É comum querer construir um conceito da felicidade onde existe plenitude em todas as áreas, mas esta ideia é uma utopia. Uma das coisas que o amadurecimento traz é que não existe ganho sem perca, vitória sem guerra, sucesso sem trabalho ou prêmio sem renúncia.

Mas o que fazer quando não sabemos lidar com os conflitos?

Mude a sua ótica com relação aos conflitos e oportunidades. Vivemos em nossa atualidade um momento em que empresários estão em dificuldades, pequenos empreendedores se sentem ameaçados, quem possui algum recurso se recusa a consumir pois teme o futuro a classe trabalhadora se encontra refém da situação e o mais conflitante é o desemprego pois tira o sono do povo brasileiro.

A maneira como você as dificuldades podem ocasionar, ansiedade, angustia, medos, fobias, e tornar a situação pior do que apresenta.

Se veja de maneira capaz de lidar e superar os conflitos.

Seja Resiliente

Segundo a física: É a capacidade de um corpo se retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica

Segundo a psicologia:  é a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas.

Talvez não seja essa solução que gostaria de encontrar neste texto, mais continue lendo pois quero trazer algumas reflexões sobre o assunto, acredite, aprender a lidar com os desafios possibilitará você a ter uma visão mais clara a respeito da situação.

Conheça o seu opositor e a si mesmo, segundo o livro a Arte da Guerra a primeira coisa que devemos analisar ao enfrentar nossos inimigos é conhecer nosso opositor e conhecer a si mesmo, em nosso cenário atual nosso opositor pode ser o medo de adoecer, de perder nossos familiares de não conseguir espaço no mercado de trabalho entre outros medos que nos impede de ter uma visão mais clara. Para sairmos dessa situação é necessário entendermos sobre aquilo que ameaça nossa saúde, saber como evitar e tomar as devidas providencias. Em sua área de atuação seria você conhecer todas as formas que te possibilita a fornecer seus serviços utilizando novas estratégias. Verificar quais são as que mais você se identifica, no caso de quem não têm uma área especifica de atuação seria você verificar quais oportunidades estão ao seu alcance ou mesmo aproveitar o momento para aprender algo novo.

É comum em meio aos dilemas potencializarmos nossas fraquezas e desmerecer o que temos de bom e de uma forma inconsciente fazemos isso com aquilo que nos desafia, passamos a acreditar que todos os outros candidatos estão mais bem preparados do que você ou que não há um espaço no mercado de trabalho onde você seria aceito para ali você se desenvolver.

Eu confesso que por vezes escolhi vários temas para fazer textos, procurava escrever poemas e houve uma vez que comecei a escrever um livro, ter um site era um sonho distante, sabe o que aconteceu? Em todas as vezes parei no meio do caminho porque achava que tinha que aprender a escrever melhor, estruturar melhor o conteúdo, ler diversos livros, fazer vários cursos e melhorar o meu português e assim fiz , até perceber que não tenho como negociar com o conhecimento pois ele é algo infinito sempre terei que aprender algo novo e melhorar minha linha de pensamento me informar sobre o que é mais importante para o leitor, ler novos livros  e a cada dia aprender a escrever melhor, além de não poder negociar com o conhecimento,   lidar com a língua portuguesa também é algo inegociável pois é muito complexa, com ela só o treino diário pode trazer assertivas,  assim decidi: “Aprender Fazendo” reconheço que este site não é uma grande obra literária, mas é um espaço onde tenho fornecido o que tenho aprendido e construído muitas relações que têm agregado em meu conhecimento.

Pense Positivamente

Marco Aurélio (em latim Marcus Aurelius; 20 de abril de 121 — 17 de março de 180), foi imperador romano desde 161 até sua morte. Seu reinado foi marcado por guerras na parte oriental do Império Romano contra os partas, e na fronteira norte, contra os germanos.

Marcos Aurélio venceu diversas guerras, foi imperador, filosofo, se dedicou ao estudo da reflexão, seus escritos eram registrados em forma de diário, conhecido como “Meditações”.

Agora Segura Essa!

Marco Aurélio sentava todas as noites para escrever lembretes para si mesmo a respeito da importância de ser alguém virtuoso e da própria mortalidade. ( tais lembretes foram encontradas e organizadas no livro meditação).

Um dos homens mais poderoso, rico e com um status de imperador romano valorizava a reflexão e procurava manter sua mente focado em suas limitações e no pensamento positivo.

Sendo assim cultive pensamentos positivos isso contribuirá para esclarecer sua ótica quanto as possibilidades, aproveitar novas oportunidades, visualizar seus pontos fortes e fracos e saber se posicionar diante das adversidades de forma positiva.

“Quero trazer à memória o que me pode dar esperança” (Lamentações 3.21)