O Poder do Pensamento

A proposta deste tema se baseia na observação quanto ao pensar e como crescemos e evoluímos a partir do pensamento. O pensar é algo involuntário pois estamos pensando o tempo todo. Diariamente recebemos estímulos que proporciona todos os tipos de pensamentos.

O pensar faz parte da aprendizagem, podemos aprender a elaborar o pensamento de forma mais satisfatória, construir novas habilidades a partir da organização mental, e através de evoluir em nossa mentalidade podemos ser melhor sucedido naquilo que fazemos.

O Pensar e o Refletir

Pensar é um movimento livre, e a função do pensamento é a de elaborar as experiências obtidas e de relacioná-las aos conhecimentos adquiridos. Através do mesmo é possível realizar atividades básicas do dia a dia. O pensamento ocorre quando nosso cérebro assimila informações do externo. Esse estimulo pode ocorrer devido a um novo conhecimento, uma imagem, uma mensagem, sentimentos ou diversos outros tipos de provocação.

Refletir é realizar uma análise sobre determinado assunto, é questionar possibilidades, considerar os fatos e verificar qual é a melhor decisão a ser tomada. Esta reflexão deve-se a partir do questionamento pessoal se perguntando qual decisão deve-se ser tomada? O que há de positivo em determinadas ações? Em que posso melhorar? Claro que há perguntas fundamentais dependendo sobre qual o confronto que se estar passando. Para contribuir para melhor clareza, quanto ao pensar, a leitura, a aquisição de conhecimento, o abandono de tabus, preconceitos e padrões humanos são ótimas práticas para o alcance do sucesso.

Na filosofia, pensar é procurar a verdade de tudo quanto existe, na ordem do ser e do conhecer, à luz dos primeiros princípios e dos últimos fins. Para a filosofia o pensamento não é algo acabado e fechado em si mesmo, é uma forma de observar a realidade e procurar ver as coisas além do que é visível.

Na psicologia pensar é um processo mental psicológico, construído a partir da cultura, ambiente, experiências de vida e conhecimentos adquiridos. De acordo com a psicologia existem nove tipos de pensamentos:

  • Pensamento reflexivo – Nos permite realizar avaliações e questionamentos para tomada de uma ação.
  • Pensamento crítico – Considera a análise e a investigação, levando em consideração, riscos, perdas e ganhos.
  • Pensamento analítico é uma forma de pensamento com objetivo de explicar as coisas através da decomposição em partes mais simples visando melhor entendimento.
  • Pensamento lógico é baseado no campo das ideias de maneira ordenada, é construída a partir de um fundamento já existente contribui para a tomada de decisão.
  • Pensamento sistêmico se refere a capacidade de analisar e compreender as relações interpessoais e seus elementos.
  • Pensamento Analógico é quando uma análise é feita a partir uma comparação entre dois objetos ou sistemas de objetos.
  • Pensamento criativo é a capacidade de criar de forma original, é a sensibilidade de observar o que não foi identificado. Segundo o pesquisador Albert Szent-Gyorgyi, Prêmio Nobel de Filosofia e Medicina, Criatividade consiste em ver o que todo mundo vê e ter uma ótica a respeito do que ainda não foi observado e pensar o que ninguém ainda pensou.
  • Pensamento deliberativo – Se refere as ações que são tomadas considerando não apenas critérios como logica e raciocínio, pois o principal foco é considerar os valores, princípios e conceitos já estabelecidos
  • Pensamento prático é realizado com uma perspectiva de aplicar um conhecimento adquirido de forma simplificada.

O Poder do Pensamento

Tendo em vista todos os conceitos já mencionados, percebemos a importância da construção do pensamento. Essa construção diz respeito a reflexão sobre se autoconhecer, se avaliar, tomar atitudes, acreditar e ir em busca do que se deseja. O pensamento impulsiona, tira da zona de conforto, elabora questões e abre a visão para melhores perspectiva de vida.

Conflitos

Segundo Jean Piaget o conflito antecede o processo de assimilação e acomodação.É bem verdade que em tempos de crise, de falta de oportunidade, das notícias e escanda-los de corrupção na política e em outras esferas da sociedade, tendemos a ficar pessimistas quanto ao futuro, todavia embora o cenário atual não seja motivador o PENSAMENTO deve se manter preservado, pois SOMOS O QUE PENSAMOS.

Na procura desta construção é necessário abandonarmos crenças limitantes, construir novos saberes, ter uma ótica visando melhorias, dando ouvidos ao que é proveitoso. Lembre-se que a única pessoa a qual precisa acreditar em seus projetos é você mesmo.

Pensamento Positivo

Alcançar o que se deseja vem do princípio de construir um pensamento positivo.

Ter uma visão positiva consiste em aprender visualizar a vida e a si mesmo de forma positiva. Podemos citar algumas ações que podem vim a contribuir em busca de melhores resultados:Elimine o máximo possível a companhia de quem não lhe faz bem ou te deixa pra baixo.

  • Seja seletivo quanto as pessoas que expõem sua intimidade.
  • Estude, mesmo que não tenha dinheiro para realizar tal feito, procure cursos gratuitos e aulas do You tube. Conhecimento irá agregar para alcançar suas metas.
  • Elimine as crenças limitantes.
  • Se perdoa pelos insucessos e erros do passado, todos erramos e fazemos mais escolhas em algum momento da vida. Reflita em alguns exemplos:

. Thomas Edison Inventor conhecido, foi considerado “muito burro para aprender qualquer coisa”, de acordo com um de seus primeiros professores.

Walt Disney Em 1919 ele foi demitido do jornal Kansas City Star porque “faltava imaginação e ele não tinha boas ideias” de acordo com o editor.

Soichiro Honda Quando Honda, o engenheiro cujo sobrenome deu origem à reconhecida empresa de carros, fracassou em conseguir um emprego na empresa concorrente, a Toyota, ele começou a fazer scooters na sua própria garagem.

Elvis Presley Antes que o Rei do Rock se tornasse um grande sucesso, ele foi informado pelo gerente da Grand Ole Opry, em nasville, que seria melhor que ele voltasse para o seu trabalho como motorista de caminhão em vez de perseguir uma carreira como músico.

J.K. Rowling Antes de J.K. Rowling alcançar grande sucesso com Harry Potter ela estava falida, eram uma mãe solteira divorciada lutando para sobreviver com um programa de ajuda do governo.

Steven Spielberg A universidade do Sul da Califórnia se recusou a dar a Steven Spielberg uma chance na Escola de Teatro, cinema e televisão três vezes; e se tornou um administrador da escola que em 1994 lhe concedeu um diploma honorário.

Albert Einstein Teve dificuldade na linguagem e começou a falar aos 4 anos de vida e a ler aos 7 anos. Mais as adversidades não o impediram de ganhar o prêmio Nobel de Física.

Teoria da conspiração? Claro que não! Aqueles que fizeram avaliações ruins a respeito destes personagens identificaram dificuldades (é bem verdade que não se deve determinar a vida de ninguém por conta de uma dificuldade), mais o importante é que não foi a avaliação dos outros que determinou o avanço deles. Só você pode determinar o que vai conseguir e aonde vai chegar.

  • Não se compare com ninguém- cada pessoa tem sua maneira de aprender e a sua própria história.
  • Tenha um olhar crítico a respeito de si mesmo detectando o que pode ser melhorado.
  • Foque no que você tem de bom e não potencialize suas dificuldades.
  • O pensamento positivo atrairá sucesso e autoconfiança.

Referências Bibliográficas

  • EXAME.

https://exame.abril.com.br/carreira/19-pessoas-bem-sucedidas-que-comecaram-com-fracassos/

PENSAMENTO https://pt.wikipedia.org/wiki/Pensamento