15 Jogos e 15 Canções Recreativas que Contribui com a Aprendizagem

Vamos Aprender?

O jogo, a brincadeira e a recreação faz parte do universo da criança, contribui para seu desenvolvimento e são ferramentas para a socialização, a administração da relação com o outro, reconhecer seus próprios limites, ensina a respeitar o espaço do outro como também a  exercitar a iniciativa, a criatividade.

No dia a dia da escola o educador pode usar essas ferramentas para organização do tempo. Assim sendo de forma lúdica o professor pode trazer algo de forma prazerosa, alegre e espontânea.

  • Favorece o desenvolvimento das atividades cognitivas e motoras.
  • Promove a autoestima, estimula as percepção através das atividades, integra os movimentos corporais,  
  • Desenvolve as aptidões físicas e mentais e leva a criança a controlar suas emoções e necessidades.
  • Fortalece vínculos, aprendem a lidar com suas dificuldades.

São inúmeras os benefícios que tais atividades favorece:

  • Favorece o desenvolvimento das atividades cognitivas e motoras.
  • Promove a autoestima, estimula as percepção através das atividades, integra os movimentos corporais,  
  • Desenvolve as aptidões físicas e mentais e leva a criança a controlar suas emoções e necessidades.
  • Fortalece vínculos, aprendem a lidar com suas dificuldades.

Trazemos aqui quinze jogos que podem ser realizados na recreação no ambiente escolar: 

  1. Cobra Cega – 

Preparação: Dispõem-se as crianças em círculo. Dentro deste permanecerá um jogador de olhos vendados: a “cobra cega”. 

Desenvolvimento: Dado o sinal de início perguntarão as crianças da roda: – Cobra cega, de onde vieste? -Do moinho de vento. -Que trouxeste? -Fubá e melado. -Dá-nos um pouquinho? Não. _Então afasta se. Assim, as crianças largarão as mãos e, espalhadas pelo espaço (quadra, campo…), fugirão à “cobra-cega” desafiando-a, sem tocá-la. Esta, ouvindo os desafios, tentará pegá-los. Quando conseguir tocar um dos participantes, tirará a venda e ela escolherá uma substituta. 

Final: Terminará o jogo com a substituição da cabra-cega. 

Favorece: Participação, entrosamento, iniciativa, 

2. Corrida de dados

Preparação: Formar grupo (de 4 crianças).

Regras: Em um tabuleiro dividido em casas, os jogadores posicionam suas peças na largada.

Cada um deve jogar o dado e andar as casas correspondentes. Se cair na casa com a figura

(O) volta duas casas, se cair na figura ( C) volta uma casa.

Conteúdo: números /contagem

Objetivo: chegar ao final do tabuleiro em primeiro lugar. Arranje um par

Preparação: Formação de um círculo com pares de alunos.

Regras: Com exceção de um aluno, os participantes vão formar pares e ficar de mãos dadas.

Devem correr aos pares e, ao sinal, largar as mãos e procurar outro par. Quem estiver sozinho aproveita para arranjar um par.

Objetivo: Jamais ficar sem par.

Favorece: Identificar a importância de respeitar regras, engajamento, trabalhar em equipe, valorização do outro, esperar sua vez.

3. ESTALINHO

Local: Ar livre e sala Formação: círculo

Preparação: alunos numerados seguidamente formando um círculo na posição “sentados”. Todos iniciam o jogo batendo duas vezes e estalando os dedos uma vez na mão direita e outra esquerda.

Execução: um aluno ao estalar os dedos da mão direita diz seu número e ao estalar da mão esquerda, chama um número correspondente, a um companheiro. Aquele que for chamado continuará o jogo dizendo o seu número e chamando outro. Quem errar e quem chamar o número que já saiu, também irá sair

Favorece: Coordenação motora, ritmo e atenção

4. DANÇA DAS CADEIRAS : 

Material: Cadeira, toca-fitas

Local: Ar livre, salão 

Preparação: cadeiras em fileiras aos pares, umas de costas para as outras 

Organização: o número de cadeiras será a menos do que o número de participantes

Execução: ao som da música, os alunos darão a volta pelas cadeiras. Quando esta parar, todos procurarão sentar-se. O que sobrar sairá fora e retira-se uma cadeira. Vencerá o último a sentar. 

Favorece: Atenção, agilidade, rapidez, equilíbrio


5. BATATA QUENTE :

Material: Lenço 

Local:  Quadra, pátio, sala 

Formação: círculo 

Organização: dá-se nó em um lenço que passa a ser a batata quente ao outro. Os alunos sentam-se em círculo, ficando um em pé ao centro. 

Preparação: ao sinal, o aluno do círculo atira a batata quente ao outro e assim sucessivamente. Enquanto o fazem com a maior rapidez possível, o do centro procurará apanhá-la. Se conseguir trocará de lugar com o aluno que arremessou.

Favorece: o desenvolvimento da rapidez de movimentos, visão, organização espacial e coordenação motora.

6. JOGO DA MEMÓRIA IDADE:

Material: Lápis, grampos, moedas, giz, etc

Preparação: em pé, formando um círculo, mãos para trás 

Execução: o recreador entregará para um aluno um objeto após outro para ser passado adiante. Após serem passados todos os objetos, todos se sentarão e rapidamente escreverão o nome dos objetos que passarem pelas suas mãos. Vencerá quem escrever mais nomes dos objetos em um tempo determinado. 

Favorece: Memória, tato 

7. GARRAFA MÁGICA

MATERIAL: Uma garrafa

LOCAL: Sala, pátio

Preparação: círculo

Organização: os alunos em círculo, o professor no centro

Execução: o professor gira a garrafa no solo e quando esta parar apontará na direção de um aluno.

Favorece: Desenvolver a imaginação, estimula a iniciativa, contribui para a criança se desinibir.


8. A Caça e o Caçador

MATERIAIS: quadra e bola de handebol

DURAÇÃO: 10 min

AULA OU CONTRIBUIÇÃO: O professor irá determinar o jogador que será a caça (o fugitivo) e os outros

alunos/atletas serão os caçadores.

Os caçadores tentaram queimar a caça, trocando passes tentando acuar o fugitivo, e o mesmo terá que

se deslocará fugindo do jogador com a bola.

Favorece: a recreação, promover deslocamento, passe e arremesso aos alunos.

9. ONDE ESTÁ O CHOCALHO?

 Material: Um chocalho, uma venda de pano e lenços de papel 

Preparação: As crianças formam uma roda, sendo uma destacada para ir ao centro e ter os olhos vendados. Para iniciar o jogo, a professora entrega o chocalho, sem fazer ruído, a uma das crianças da roda. esta passa a agitá-lo, enquanto a do centro, guiada apenas por tal som, deve descobrir a colega que tem o chocalho. Se acertar recebe palmas e escolhe um companheiro para substituí-la na repetição do jogo. ( No caso de demonstrar dificuldade, a professora, habilmente, procurará ajudá-la, com pistas). 

Favorece: Estimula a percepção e concentração

10. PEGA-PEGA 

Local: pátio, sala grande

Preparação: Conscientizar os alunos a não empurrar e ao tocar fazê-lo com esportiva

Brincadeira de corrida cujo objetivo é tocar em alguém para transformá-lo em pegador. Quem for pego, pega.

Favorece: Equilíbrio, coordenação motora, noção espacial, espírito esportivo, socialização e recreação 

11. ARRANCA-RABO

Preparação : Dividir os grupos.

Local: área aberta, pátio

 O grupo é dividido em dois, os integrantes de um dos times penduram um pedaço de fita na parte de trás da calça ou bermuda, eles serão fugitivos. Ao sinal do mestre, os fugitivos correm tentando impedir que as crianças do time adversário peguem suas fitas, quando todos os rabos forem arrancados, as equipes trocam os papéis, quem era pegador vira fugitivo.

Favorece: A socialização, entrosamento e agilidade

12. BOCA DE FORNO

Preparação: Iniciar escolhendo um aluno para ser o mestre.

Local: área aberta, pátio

Brincam: um mestre e os demais participantes. O diálogo é assim: MESTRE: “Boca de forno” DEMAIS: “Forno é” MESTRE: “Vão fazer tudo que o mestre mandar?” DEMAIS: “Vamos” MESTRE: “E se não fizer?” DEMAIS: “Leva bolo” Aí, o mestre manda os participantes buscarem algo. Quem trouxer primeiro, será o novo mestre, os demais, levarão palmadas. E assim por diante

favorece: lazer, recreação, satisfação e o engajamento

13. QUAL É A MÚSICA

Material: CDs play-backs, aparelho de som, papel e caneta

Local: sala de aula, auditório, no pátio 

Preparação: escolher alguém que possa manipular o som, distribuir papel e caneta para os participantes.

Em cada rodada, uma música em playback é iniciada. O objetivo é acertar às perguntas: – Quem canta essa música? – Qual é o nome da música? – Cante um trecho de 20 segundos da música. Para ter a chance de responder, o participante que sabe as respostas deverá chegar primeiro (correndo) ao balcão de respostas. Cada resposta certa vale um ponto. Se ele acertar uma e errar duas, ganha 1 ponto. Se acertar duas e errar uma, ganha 2 pontos. Se acertar todas, ganha 3 pontos. Se errar todas, a equipe rival ganha 3 pontos. O ponto só vai pro adversário se o erro for total. A equipe que obtiver mais acertos, vence. 

Favorece: diversão, desenvolvimento emocional, autoestima e engajamento.

14. ESCRAVOS DE JÓ

Local: área aberta, pátio

Material: objetos rígidos

Preparação:  Primeiro o monitor deve ter certeza de que todos sabem a letra da música 

Em círculo, cada participante fica com um toquinho (ou qualquer objeto rígido). Primeiro o monitor deve ter certeza de que todos sabem a letra da música que deve ser (em itálico): Escravos de Jó jogavam cachangá (passando seu toquinho para o outro da direita); Escravos de jó jogavam cachangá (passando seu toquinho para o outro da direita); Tira (levanta o toquinho), põe (põe na sua frente na mesa), deixa o Zambelê ficar (aponta para o toquinho na frente e balança o dedo). Guerreiros com guerreiros fazem zigue (passando seu toquinho para o outro da direita), zigue (volta seu toquinho da direita para o colega da esquerda), zá (volta seu toquinho para o outro da direita). Guerreiros com guerreiros fazem zigue (passando seu toquinho para o outro da direita), zigue (volta seu toquinho da direita para o colega da esquerda), zá (volta seu toquinho para o outro da direita) 

Favorece: Engajamento, estimula a coordenação motora, noção espacial, estimula o senso de participação com o colega.

15. Amarelinha

Material: Giz de cera

Local: Pátio

Preparação : Com um giz branco, desenhar o diagrama composto de 10 quadros, e depois numerá-los de 1 a 10 , com diferentes cores de giz. Se pode fazer uma amarelinha menor ou maior, segundo o atamanho e das crianças. Feito isso, para começar a jogar , a criança deve se posicionar de constas, atrás do proimeiro quadrado, e atirar o marcador. A casa onde cair o marcador será o quadrado em que a criança não poderá pisar.

Execução: Levar as crianças a se organizarem em fila e jogar uma pedra ou material rígido em cada quadrado por vez começar a pular a fim de pegar a pedra e chegar no céu. ( que é o alvo ) 

Favorece: As crianças em fase de alfabetização a reconhecer os números, equilíbrio corporal, organização espacial,  estimula a coordenação e o equilíbrio. Incentiva a criança a desenvolver o racicíonio lógico matemático

Desde de muito cedo é facíl compreender que a música traz uma grande importância para o desenvolvimento da criança,pois ela recebe influência em todo seu contexto de vida a música por sua vez traz a contribuição para o desenvolvimento da cognição, auxilia a memória, a criatividade, a percepção corporal a coordenação motora entre outros.

Trouxemos nesta lista de 15 cantigas que podem ser utilizadas na recreação :

  1. Lobo-vamos passear na floresta

Vamos passear na floresta enquanto o seu lobo não vem.

Esta pronto seu lobo, está pronto seu lobo.

Estou tomando banho.

O seu lobo não pega ninguém.

Esta pronto seu lobo, está pronto seu lobo.

Estou me enxugando.

O seu lobo não pega ninguém.

Vamos passear na floresta enquanto o seu lobo não vem.

Vamos passear na floresta enquanto o seu lobo não vem.

Esta pronto seu lobo, está pronto seu lobo.

Estou vestindo a meia.

O seu lobo não pega ninguém.

Esta pronto seu lobo, está pronto seu lobo.

Estou vestindo a cueca.

O seu lobo não pega ninguém.

Vamos passear na floresta enquanto o seu lobo não vem.

Vamos passear na floresta enquanto o seu lobo não vem.

Esta pronto seu lobo, esta pronto seu lobo.

Estou vestindo a calça .

O seu lobo não pega ninguém.

Esta pronto seu lobo, esta pronto seu lobo.

Estou vestindo a camisa.

O seu lobo não pega ninguém.

Objetivo: descontração e companheirismo.

Prática: formar um grande círculo , em casal, de mãos dadas . No meio fica o lobo, que

poderá estar fantasiado. Movimentos a serem executados: o círculo anda como estivessem

passeando pela floresta. O Lobo representa a fala.

Idéia principal: Mostrar que a união e a amizade é importante.

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2. A Cobra não tem pé

A cobra não tem pé. A cobra não tem mão.

Como é que a cobra sobe no pezinho de limão.

A cobra não tem pé. A cobra não tem mão.

Como é que a cobra sobe no pezinho de limão.

(repetir 2 vezes)

Outra versão (não tem no CD esta parte)

Ela estica, encolhe.

Seu corpo é todo mole, ela estica, encolhe,

seu corpo é todo mole.

Grau intensidade :

Objetivo: descontração e companheirismo.

Prática: a cobra não tem pè (balançar o pé) a cobra não te mão (balança a mão)

Como é que ela sobe no pé de limão (fazer sinal de subir)

A cobra não tem pé. A cobra não tem mão.

Como é que a cobra sobe no pezinho de limão.

A cobra não tem pé. A cobra não tem mão.

Como é que a cobra sobe no pezinho de limão.

(repetir 2 vezes)

Outra versão (não tem no CD esta parte)

Ela estica, encolhe.

Seu corpo é todo mole, ela estica, encolhe,

seu corpo é todo mole.

Grau intensidade :

Objetivo: descontração e companheirismo.

Prática: a cobra não tem pè (balançar o pé) a cobra não te mão (balança a mão)

Como é que ela sobe no pé de limão (fazer sinal de subir)

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3. A carrocinha pegou 3 cachorros de uma vez

A carrocinha pegou 3 cachorros de uma vez. Tralalá, que gente é essa Tralalá que gente má Tralalá, que gente é essa Tralalá que gente má A carrocinha pegou 3 cachorros de uma vez, A carrocinha pegou 3 cachorros de uma vez. Tralalá, que gente é essa Tralara que gente má Tralalá, que gente é essa Tralalá que gente má A carrocinha pegou 3 cachorros de uma vez, A carrocinha pegou 3 cachorros de uma vez.

Tralalá, que gente é essa Tralara que gente má Tralalá, que gente é essa Tralalá que gente má A carrocinha pegou 3 cachorros de uma vez, A carrocinha pegou 3 cachorros de uma vez. Tralalá, que gente é essa Tralara que gente má Tralalá, que gente é essa Tralalá que gente má.

Objetivo: descontração e companheirismo Prática: formar um grande círculo e no meio do círculo coloca-se algumas pessoas primeiros meninos ou meninas, sempre do sexo igual. Os que ficarem na roda, batem palmas. Os que estão dentro do círculo ficam correndo dentro do círculo. Depois da 3 até a 6 estrofe, os que estão dentro do círculo, se for homens, escolhem na roda uma moça e fazem o seguinte movimento: Cruzam o braço nas moças e dão uma meia volta. Trocando os braços e dando outra meia volta. Depois o que estava no meio da roda toma o lugar do outro e este vai para o meio da roda.

Sugestão:

colocar no círculo quantas pessoas que quiserem, dependendo do número de pessoas que estiverem na roda. . Idéia principal: Mostrar que a união e amizade é muito importante.  

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4. Alecrim

Alecrim, Alecrim, dourado Que nasceu no campo, sem ser semeado Alecrim, Alecrim, dourado Que nasceu no campo, sem ser semeado Foi Meu Amor que me disse assim: Que a Flor do campo é o Alecrim. Foi Meu Amor que me disse assim: Que a Flor do campo é o Alecrim. Grau intensidade : Lento – Objetivo: socialização, companheirismo e cooperativismo. Prática: formar um grande círculo, traçando as pernas e abraçando o amigo ao lado com as mãos nos ombros. Fazer os movimentos de lateralidade, flexão e extensão do tronco.

Sugestão: Intercalar meninos e meninas. Idéia principal: Mostrar que a união realmente faz força, pois todos devem estar em um só sincronismo.  

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5. Escravo de JÓ

Escravo de Jó, jogavam caxangá, Tira, põe, deixa ficar. Guerreiros com guerreiros, fazem zig zig za. Guerreiros com guerreiros, fazem zig zig zaa Escravo de Jó, jogavam caxangá, Tira, põe, deixa ficar. Guerreiros com guerreiros, fazem zig zig za.

Guerreiros com guerreiros, fazem zig zig za 24 Escravo de Jó, jogavam caxangá, Tira, põe, deixa ficar. Guerreiros com guerreiros, fazem zig zig za. Guerreiros com guerreiros, fazem zig zig za ( repetir mais duas vezes).

Objetivo: descontração e companheirismo

MATERIAL: Musica Recreativa Escravos de Jó. Prática: formar um grande círculo, com um espaço um do outro (aproximadamente um braço estendido). Movimentos a serem executados em cada estrofe da música:1º Pulando, 2º Cantando lalalala… 3º com palmas , 4º silêncio. Outra versão Prática: formar dois grandes círculos, sendo um fora (meninos) e outro dentro (meninas) com um espaço um do outro (aproximadamente um braço estendido), sendo que os meninos ficam de frente aos meninos. Movimentos a serem executados em cada estrofe da música:1º Pulando, 2º Cantando lalalala… 3º com palmas, 4º silêncio. No zig-zag os meninos movimenta-se de um lado , sentido horário e as meninas movimentam-se do outro lado, sentido anti-horário. Sugestão: Intercalar meninos e meninas. Idéia principal: Mostrar que a união constrói coisas impossíveis (num tinha o que escrever escrevi isso)

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6. Dona Barata

A Barata diz que tem sete saia de Filó. É mentira da Barata Ela tem uma só. RA Ra Ra, Ro, Ro , Ro. Ela tem uma só. RA Ra Ra, Ro, Ro , Ro. Ela tem uma só.

A Barata diz que tem um sapato de fivela. É mentira da Barata O Sapato é da mãe dela. RA Ra Ra, Ro, Ro , Ro. O Sapato é da mãe dela. RA Ra Ra, Ro, Ro , Ro. O Sapato é da mãe dela.

A Barata diz que usa um perfume muito bom. É mentira da Barata Ela usa detefon.. RA Ra Ra, Ro, Ro , Ro. Ela usa detefon.. RA Ra Ra, Ro, Ro , Ro. Ela usa detefon..

A Barata diz que tem uma casa no quintal. É mentira da Barata Ela mora no curral. RA Ra Ra, Ro, Ro , Ro. Ela mora no curral. RA Ra Ra, Ro, Ro , Ro. 25 Ela mora no curral.

A Barata diz que tem um anel todo de ouro. É mentira da Barata Ela esse anel é do besouro. RA Ra Ra, Ro, Ro , Ro. Ela esse anel é do besouro. RA Ra Ra, Ro, Ro , Ro. Ela esse anel é do besouro.

A Barata diz que tem um carro bem bonito. É mentira da Barata Ela tem uma tico-tico.. RA Ra Ra, Ro, Ro , Ro. Ela tem uma tico-tico.. RA Ra Ra, Ro, Ro , Ro. Ela tem uma tico-tico.. RA Ra Ra, Ro, Ro , Ro. Ela tem uma tico-tico.. RA Ra Ra, Ro, Ro , Ro. Ela tem uma tico-tico..

Objetivo: descontração, companheirismo e engajamento.

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7. Fazendinha

Bom dia

O Sol já nasceu lá na fazendinha

Acorda o bezerro e a vaquinha

Que já cocoricou dona galinha.

Levanta

Que o cavalinho já pulou da cama

Que o pintinho tirou seu pijama

E o porquinho já caiu na lama

Lá na fazendinha é manhã

Deixa de manha e vem pra cá

Que o Sol raiou e agora é hora de brincar

Objetivo: Diversão, lazer, identificar um dia após o outro. OBS: pode-se trabalhar confeccionando bonecos dos personagens e a partir do refrão de cada parte da música mostrar o animal fazendo referência

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8. Amizade Mundo Bita

Por onde quer que você vá, carregue no peito

Quem te faz feliz de todo jeito

Saiba também que o grande amor

De um bom amigo, para sempre seguirá contigo

Nas aventuras malucas incontáveis

Que a sorte sopre forte a favor de vocês

Quando a garoa se torna tempestade

O guarda-chuva do amigo é lealdade

A amizade e o coração

Devem dançar sempre juntos a mesma canção

A amizade e o coração

Devem dançar sempre juntos a mesma canção.

Objetivo: trabalhar questões relacionado a parceria, amizade e entrosamento.

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9. A Diferença É o Que Nos Une

Para ver melhor amigo use o coração. Enxergar o que é belo sem usar a visão, Pare pra escutar que no silêncio há uma canção, Deixa bater nopeito o tambor da vibração.

Quem disse que não podemos? Nunca duvide de nós! Somos especiais, quase super-heróis Nosso corpo fala preste muita atenção, Não precisa palavra para comunicação, Tantas são as formas de cruzar a imensidão, Demonstrando pro mundo nossa superação

Quem disse que não podemos? Nunca duvide de nós! Somos especiais, quase super-heróis Quem disse que não podemos? Nunca duvide de nós! Somos especiais, quase super-heróis

Um pouco de carinho e de bondade Pra ver que a diferença é o que nos une de verdade E mesmo sendo assim ou sendo assado O amor se multiplica e se espalha por todo lado

Objetivo: Respeitar as diferenças, trabalhar valores, respeitar o espaço do outro.

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10. OS DEDINHOS

Polegares polegares, Onde estão aqui estão, Eles se saúdam eles se saúdam, E se vão e se vão

Indicadores indicadores, Onde estão aqui estão, Eles se saúdam eles se saúdam, E se vão e se vão

Dedos médios dedos médios, Onde estão aqui estão, Eles se saúdam eles se saúdam, E se vão e se vão

Anelares anelares, Onde estão aqui estão, Eles se saúdam eles se saúdam, E se vão e se vão

Dedos mínimos dedos mínimos, Onde estão aqui estão, Eles se saúdam eles se saúdam, E se vão e se vão

Todos os dedos todos os dedos, Onde estão aqui estão, Eles se saúdam eles se saúdam, E se vão e se vão

Todos os dedos todos os dedos, Onde estão aqui estão, Eles se saúdam eles se saúdam, E se vão e se vão

Objetivo: reconhecer partes do corpo, pode-se trabalhar essa música de frente ao espelho junto com a criança, contribuirá para o auto conhecimento

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11.  O Sapo não lava o pé

 O Sapo não lava o pé. Não lava porque não quer. Ele mora lá na lagoa. Não lava o pé porque não que. Mas que chulé. Grau intensidade : Objetivo: descontração e companheirismo. 

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12. A Janelinha

A janelinha fecha quando está chovendo
A janelinha abre se o sol está aparecendo
Pra lá pra cá pra lá pra cá pra lá

A florzinha fecha quando está chovendo
A florzinha abre se o sol está aparecendo
Pra lá pra cá pra lá pra cá pra lá

O guarda chuva abre quando está chovendo
O guarda chuva fecha se o sol está aparecendo
Pra lá pra cá pra lá pra cá pra lá

A janelinha fecha quando está chovendo
A janelinha abre se o sol está aparecendo
Pra lá pra cá pra lá pra cá pra lá

Pra lá pra cá pra lá pra cá pra lá
Pra lá pra cá pra lá pra cá pra lá
Pra lá pra cá pra lá pra cá pra lá

Objetivo: Descontração, divertimento, trabalhar a noção de aberto e fechado.

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13. FUI AO MERCADO

Fui ao mercado comprar café. Veio a formiguinha e pisou no meu pé. Eu sacudi, sacudi, sacudi. Mas a formiguinha não parava de subir. Fui ao mercado comprar batata roxa. Veio a formiguinha e pisou na minha coxa. Eu sacudi, sacudi, sacudi. Mas a formiguinha não parava de subir. Fui ao mercado comprar mamão. Veio a formiguinha e pisou na minha mão.

 Eu sacudi, sacudi, sacudi. Mas a formiguinha não parava de subir. Fui ao mercado comprar gerumi. Veio a formiguinha e pisou meu bumbum. Eu sacudi,sacudi,sacudi. Mas a formiguinha não parava de subir.

Objetivo: descontração e companheirismo Prática: pisou no meu pé,eu sacudi (sacudir o pé) na minha coxa (sacudira coxa) Pisou na minha mão (sacudir a mão) , pisou no meu bumbum (sacudir o bumbum), Reconhecimento das partes do corpo

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 14.Da abóbora faz melão

Da abóbora faz melão
Do melão faz melancia
Da abóbora faz melão
Do melão faz melancia

Faz doce sinhá!
Faz doce sinhá!
Faz doce sinhá maria!

Faz doce sinhá!
Faz doce sinhá!
Faz doce sinhá maria!

Quem quiser aprender a dançar
Vai na casa do juquinha!
Quem quiser aprender a dançar
Vai na casa do juquinha!

Ele pula, ele roda
Ele faz requebradinha
Ele pula, ele roda
Ele faz requebradinha

OBS: Engajamento, diversão Construir auto estima

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15. AS CORES

O Amarelo é da cor do sol,
O azul é da cor do mar,
E o vermelho é da cor do amor, que esta dentro do coração!

E o verde, mas que cor é essa?
É a cor, da esperança,
De um futuro bem melhor
Pra todas as crianças

Se unirmos todas as cores
O que sera que vai dar?
Vai dar um belo arco-íris,
Para o céu enfeitar!

Se unirmos todas as cores
O que sera que vai dar?
Vai dar um belo arco-íris,
Para a vida enfeitar!

OBjetivo: Emgajamento, trabalhar com as cores

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Referências Biblíograficas:

  • Dínamicas Jogos e Brincadeiras file:///C:/Users/Hellen/Downloads/600%20jogos%20brincadeiras%20e%20dinamicas.pdf

Fotos cedidas por: Canva

  • Foto de 周 康
  • Foto de Iqwan Alif











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