15 atividades sensoriais para realizar em casas ou na escola

Aprendizagem

É o ato ou efeito de aprender algo. É o processo onde competências e habilidades são adquiridos ou aperfeiçoados. São vários os fatores que podem trazer contribuição: o  emocional, o ambiente, metodologias específicas, abordagens e experiências vividas.

Maria Montessori trouxe sua contribuição para o processo de ensino e aprendizagem, e desenvolveu um método que se baseava na valorização do aluno, colocando-o como centro do processo educacional, ela tem um olhar sensível para o aprendizado da criança, observando como a criança age, aprende, se comporta, como se relaciona, como reage em meio às abordagens e como interage com os materiais propostos.

As atividades sensoriais traz contribuição quanto ao desenvolvimento cognitivo, linguístico, emocional e social.

Os estímulos sensoriais fazem parte da nossa vida e estão presentes em nosso corpo , permitindo , sentir e interagir com o meio que nos rodeia e contribuem para o nosso desenvolvimento em todas as áreas.

Atividades Sensoriais Para a Educação Infantil

  1. Pintura sempre é uma atividade, que contribui com a criatividade, alegra o ambiente, além de ser uma atividade sensorial. Material: Folhas brancas, tinta guache, lápis de cor, giz de cera, lápis de escrever, borracha e régua . Atividade: Distribua algumas folhas brancas e peça a eles realizarem desenhos e os estimule a pintar com o material proposto se preferir tire copias de vários folhas já com desenhos e as forneça, para que seja pintada, a pintura também pode ser realizada com o dedo, caso use tinta guache. Apesar de ser uma proposta que visa deixá-los realizar suas próprias descobertas, você pode também sugerir um tema para que a partir dá sugestão eles possam realizar as atividades. Ex: faça um desenho de uma árvore! Faça um carro! . Você pode realizar um concurso sobre qual desenho ficou mais bonito.
  2. Massinha de modelar e Amoeba Essa sugestão contribui com a estimulação sensorial. Distribua massinha de modelar colorida ou Amoeba tornando possível a estimulação tátil.
  3. Quebra cabeça – Deixar que a criança monte sozinha, caso possível forneça um quebra cabeça com figuras.
  4. Bacias com águas podem ser utilizadas para trabalhar a criatividade, e exercitar os sentidos. Você pode utilizar pequenos brinquedos e colocar dentro da bacia ou colocar bolas que flutuem.
  5. Tapete sensorial – para os pequenos utilize um tapete sensorial, sendo ele com diversas partes feito com vários tipos de texturas. Material: EVA, botões, pedrinhas pequenas, algodão, lixa fina, tampinhas pequenas e bucha de lavar louça, Bombril e cola Realização: faça a parte de baixo com o EVA fazendo dele um tapete, utilize mais de uma folha, você pode utilizar cartolina dupla face em cada espaço para padronizar o tamanho, onde será inserido os itens. Após esta etapa coloque os itens juntos, sendo que cada item deve ficar em uma folha de cartolina. Além de estimular mais de um sentido, contribui para a atividade cerebral da criança.
  6. Tampinhas sensoriais. Coloque tampinhas em uma caixa, ou balde sendo elas de vários tamanhos. Permita que eles empilhem, separem por tamanho, cores e formatos e dê asas a imaginação.
  7. Deixe-os ao ar livre , permita que eles pisem na areia e na grama, isso aguça os sentidos.
  8. Coloque Músicas : De animais Ex.: pássaros cantando e outros tipos de sons Ex: chuva, gotas, mar, animais cachoeiras e etc. Essa atividade contribui com a estimulação sensorial ativa o sistema sensorial auditivo, fornece e recebe informações de regiões cerebrais facilitando a interação, compreensão e domínio do meio.
  9. Caixinhas ou latinhas sensoriais Compre caixinhas pequenas ou latinhas mesmo tamanho e formato, em cada uma delas coloque sementes diferentes, como: feijão, arroz, pedrinhas ou bolinhas pequenas, depois cole as tampas se quiser confeccione sendo que todas devem ficar com a mesma aparência. Após forneça as caixinhas ou latinhas e dê o comando para que elas movimente cada peça e perceba os sons diferentes que cada uma emite, procure brincar com a diferença sonora de cada objeto embora pareça ser igual elas devem identificar a diferença de sons, além de levar a identificar, o tamanho, forma, volume, peso e som.
  10. Caixa de areia – Conduza as crianças a brincar com a caixa de areia a qual pode ser comprada, ou você mesmo pode pegar uma caixa de sapato ou camisa e coloque areia limpa, peça que escreva na areia utilizando o dedo, Dê asas a sua criatividade. Essa atividade estimula o sistema sensorial tátil, você pode verificar se a criança gosta da textura, reage ao toque e se demostra sensação de prazer.
  11. Livros infantis que contenham diferentes texturas. Trabalha a concentração, com relação as texturas deve-se leva-las a tocar em cada página do livro.
  12. Brincando com os odores – Coloque diversos tipos de aromas separadamente em diversos latinhas pequenas e proporcione a cada um a oportunidade de sentir diversos odores e identificar cada odor. Ex. Café, Chocolate, Canela, Erva doce etc. Pode ocorrer de apresentar dificuldades em identificar odores sem o apoio da visão. A criança é hipersensível a sabores e cheiros.
  13. Jogo de Memória– Contribui para o desenvolvimento da memória visual e a habilidade para identificar padrões.
  14. Garrafas sensórias – Material: Pequenas garrafas petes, água, corante de cores variadas, purpurinas de cores variadas, objetos de varias cores e formas, acrescente duas ou três gotas dos corantes na água, e coloque os outros objetos tampe e balance a garrafinha, faça o mesmo em outras garrafinha mudando apenas as cores que estão sendo utilizadas. Trabalha o sistema sensorial visual.
  15. Piscina de bolinhas – Causa reações surpreendentes como relaxamento, euforia, estímulos visuais e tátil e contribui para o sentimento de descoberta e lazer.

As atividades sensoriais exploram a visão, tato, audição,paladar,olfato, movimento e equilíbrio e sendo trabalhados de forma adequadas promove o desenvolvimento físico, social, cognitivo e diversas outras habilidades.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.